Chile 





No fim do mundo, o começo de uma nova aventura...

 

O território chileno se localiza ao sudoeste da América do Sul, a partir da latitude sul 17º 30’ e dos 90º de latitude sul. Sua longitude continental é de aproximadamente 4.200 km e 8.000 km. ao considerar a Antártica Chilena.

 

Também formam parte do país a Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, o arquipélago de Juan Fernandéz e as ilhas San Felix, San Ambrosio, Salas e Gómez, o mar territorial de 200 milhas e a plataforma continental correspondente.


Descobrir o Chile é abrir um novo mundo de atrações: desertos, lagos e vulcões, vinhas, glaciais e a mais variada gastronomia. É a mistura perfeita entre paisagens naturais, culturas ancestrais e metrópoles modernas. Todo ele tem um ambiente seguro e confiável disponível os 365 dias do ano com a mais moderna infra-estrutura turística.


Não há outro destino em todo o planeta que ofereça sua variedade de paisagens e climas. Desde o deserto mais árido do mundo aos gelos milenários da Patagônia, o Chile irá satisfazer suas necessidades e cumprir com as expectativas dos viajantes mais exigentes.

 

Ao Norte encontramos uma paisagem árida, povoados abandonados e cheios de história como o salitre de Humberstone, oásis e centros culturais como San Pedro de Atacama. No vale central se encontra a capital, Santiago, cidade que mescla de maneira muito atrativa edifícios históricos e amenidades modernas. De lá se pode visitar a Cordilheiras dos Andes e seus centros de ski no inverno, descobrir as rotas dos famosos vinhos chilenos em vinhas históricas dos arredores, ou passar um agradável dia na costa central, com praias e cidades ricas por seu passado e tradição como Valparaíso.

 

O Chile também é terra de natureza. Entre seus parques nacionais destaca-se o Parque Nacional Torres del Paine, onde o condor vive em harmonia com os espetaculares cumes das montanhas da Patagônia. Na Região dos Lagos, os bosques nativos oferecem a oportunidade de praticar uma variedade surpreendente de esportes de aventura e admirar um ambiente ecológico, onde o azul das águas reflete nos vulcões cobertos de neve durante todo o ano.

 

Norte

O norte do Chile destaca-se por seu espaço imenso, a classe sutil das cores de suas terras desérticas, as paisagens únicas que o altiplano oferece e fenômenos naturais como os Géiseres de Tatio, fumarolas que se localizam em plena Cordilheira dos Andes. A zona Norte apresenta centros pertencentes à idade dourada do salitre e que foram declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Humberstone e Santa Laura. Por sua vez, em contrastes há lugares cheios de misticismo como São Pedro de Atacama e o Vale do Elqui, e possui modernas cidades como Iquique, Antofagasta e La Serena. 

 

Junto a todas elas se destaca Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, e os observatórios de Mamalluca e de Cerro Tololo, a 2.200 metros de altura.

Centro

 

No Vale Central do Chile encontra-se a maior população do país, com cidades cosmopolitas como Santiago, a capital. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, nos seus arredores existem diversos lugares turísticos para visitação, como o Cajón del Maipo. Por sua vez, ao longo da área centra do país se destacam vinhas e passeios como as rotas de vinho dos Valles do Maipo, de Cachapoal, de Colchagua, do Maule e de Casablanca.

Junto à costa está Viña del Mar e Valparaíso, histórica cidade que foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, balneários e povoados de pesca artesanal.

Lagos e Vulcões.

 

O Sul do Chile oferece belos lagos e imponentes vulcões, acompanhados de atrativos bosques sempre verdes. A influência de colonos alemães se faz sentir na gastronomia e arquitetura de lugares como Puerto Varas e Valdivia. Por sua vez, a arquitetura local em madeira e pedra está presente nos povoados da Ilha de Chiloé, nos arredores de Temuco e da vibrante cidade de Puerto Montt.

 

Ilhas
Ilha de Páscoa, denominada por seus habitantes como Rapa Nui, é uma ilha vulcânica de 166 km quadrados, situada em pleno Oceano Pacífico; trata-se da ilha habitada mais remota do mundo. Sua cultura polinésica e sua história atraem viajantes de diversos lugares. Repartidas em toda sua superfície encontram-se mais de 900 gigantescas estátuas de pedras conhecidas como os Moai, construídas pelos habitantes da ilha a partir do ano 400 d.C. Com um clima agradável o ano todo, belas praias como Anakena e Ovahe, é o lugar ideal para pessoas que buscam algo diferente e especial.


O Arquipélago Juan Fernández é Parque Nacional e Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO. Sua Ilha Robinson Crusoé é a maior do conjunto e foi nomeada dessa maneira devido ao personagem da novela escrita por Daniel Defoe, inspirada na experiência vivida pelo escocês Alexander Selkirk na ilha. Situada a 667 km mar adentro a partir de Valparaíso, encanta o público pelo seu clima temperado, espécies vegetais exóticas e uma grande biodiversidade de vida aquática e submarina, a qual se pode conhecer através de snorkeling, mergulho e caiaque.

Patagônia e Antártica Chilena.

 

Área abundante em lagos, fiordes, glaciais, montanhas e bosques nativos, a Patagônia oferece a possibilidade de explorar um Chile natural e comovente. Na Patagônia estão Parques Nacionais como a Lagoa San Rafael, com seu imponente glacial, e o de Torres Del Paine, um dos mais conhecidos mundialmente.

 

chile
chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile chile santiago chile


 

Dados úteis:
Situação Geográfica

O Chile está situado ao sudoeste da América do Sul. Limita se a leste com Argentina e Bolívia, a oeste com o Oceano Pacífico, ao norte com o Peru e ao sul com o Pólo Sul.

 

População
Chile conta com aproximadamente 15 milhões de habitantes, e deste total, 30% habita a capital Santiago. A maior parte dos habitantes é de religião católica.

 

Idioma
O idioma oficial é o espanhol, mas ainda sobrevivem numerosas línguas que são utilizadas por grupos étnicos. O inglês é falado na maioria dos centros turísticos, hotéis e restaurantes.

 

Clima
Por sua situação e características geográficas, o clima no Chile varia segundo a região e proximidade da costa ou da Cordilheira. Em geral, o clima é mais temperado próximo a costa e mais frio, sobretudo à noite, próximo as montanhas.

 

Estações do Ano
Verão: 21 de Dezembro a 21 de Março
Outono: 21 de Março a 21 de Junho
Inverno: 21 de Junho a 21 de Setembro
Primavera: 21 de Setembro a 21 de Dezembro

 

Hora
A hora oficial do Chile é GMT menos 4 horas. O horário muda para acomodar a luz do verão nos meses de Outubro a Março.

 

Moeda
A moeda é o Peso Chileno ($).

Horário de bancos e casas de câmbio
Bancos: 09:00 as 14:00 – Segunda-feira a Sábado
Casas de câmbio: 09:00 as 17:00 – Segunda-feira a sexta-feira;
09:00 as 14:00 – Sábado.
Cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express) são aceitas na maioria dos centros turísticos do país. Além disso, pode-se sacar dinheiro através dos caixas automáticos com cartões de crédito ou débito. Em lugares como São Pedro de Atacama, Ilha de Páscoa e Patagônia, nem todos os lugares aceitam cartões de crédito, por isso sugerimos levar quantia suficiente em dinheiro.

 

Gorjetas
É costume no Chile dar gorjeta por bom serviço entre 10 a 15% em lugares como restaurantes. Não é usual dar gorjetas em taxis, pois estes contam com taxímetros.

 

Eletricidade
220 volts, 50 ciclos, C.A. As tomadas são do tipo Europeu Continental; outros tipos requerem adaptador.

 

Vistos Consulares:
Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios para permanência de até 90 dias.
Brasileiros podem embarcar com a carteira de identidade em bom estado de conservação e emitida há menos de 10 anos.
Obs1: Estrangeiros residentes no Brasil, devem viajar com o passaporte original ( com visto, quando necessário)+ RNE original.
Obs.2: Para Ilha de Páscoa faz-se necessário embarcar com Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional.
Obs.3:A Carteira de Motorista Brasileira não é aceita na Ilha de Páscoa; faz-se necessário a Carteira de habilitação internacional.

 

Saúde
O Chile é um país sem maiores riscos de saúde e com uma infra-estrutura sanitária desenvolvida. Não é necessária nenhuma vacina específica para entrada. No entanto, recomendamos que estejam em dia vacinas contra tétano, cólera e hepatite. Ainda que grande parte da água do país seja potável, aconselha-se beber água mineral para evitar qualquer inconveniente. O sistema médico no Chile inclui serviços públicos e privados. Sugere-se sempre contratar um bom seguro de saúde antes de viajar.

 

Roupa
Pela variedade climática que há no Chile, é muito importante levar roupa adequada segundo a estação do ano e a área geográfica a ser visitada. No deserto, ao norte, as temperaturas mudam drasticamente com a altura. Portanto, recomenda-se levar roupas que se possam colocar ou tirar conforme necessidade. Não esquecer o protetor solar e óculos de sol. Na zona costeira, a temperatura é agradável durante todo o ano e não é necessário casaco. Em contrapartida, para o sul se aconselha utilizar proteção contra o vento e a chuva, casaco em qualquer época do ano e uso de calçado de montanha se for participar de atividades ao ar livre como caminhadas e trekking. Nas cidades, não é necessário vestir-se formalmente, a menos que assista a um evento especial ou a um jantar formal, no qual se recomenda o uso de gravata para os homens.

 

Souvenirs
Os produtos artesanais incluem jóias de Lapislázuli (pedra somente encontrada no Chile e Afeganistão), artigos de couro e lã, artesanato em cerâmica e cobre. No sul vendem-se ornamentos feitos com conchas marinhas e produtos de madeira, muitos deles com motivos indígenas. Não esquecer os tão conhecidos vinhos chilenos e numerosos artigos de confeitaria.





















Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2113 9050 / +55 21 2227 3164 - info@fuiviagens.com.br 
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
Whatsapp: +55 21 983960055   Política de Privacidade 
© 2025 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados