CHILE

 

No fim do mundo, o começo de uma nova aventura...

 

O território chileno se localiza ao sudoeste da América do Sul, a partir da latitude sul 17º 30’ e dos 90º de latitude sul. Sua longitude continental é de aproximadamente 4.200 km e 8.000 km. ao considerar a Antártica Chilena.

 

Também formam parte do país a Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, o arquipélago de Juan Fernandéz e as ilhas San Felix, San Ambrosio, Salas e Gómez, o mar territorial de 200 milhas e a plataforma continental correspondente.


Descobrir o Chile é abrir um novo mundo de atrações: desertos, lagos e vulcões, vinhas, glaciais e a mais variada gastronomia. É a mistura perfeita entre paisagens naturais, culturas ancestrais e metrópoles modernas. Todo ele tem um ambiente seguro e confiável disponível os 365 dias do ano com a mais moderna infra-estrutura turística.


Não há outro destino em todo o planeta que ofereça sua variedade de paisagens e climas. Desde o deserto mais árido do mundo aos gelos milenários da Patagônia, o Chile irá satisfazer suas necessidades e cumprir com as expectativas dos viajantes mais exigentes.

 

Ao Norte encontramos uma paisagem árida, povoados abandonados e cheios de história como o salitre de Humberstone, oásis e centros culturais como San Pedro de Atacama. No vale central se encontra a capital, Santiago, cidade que mescla de maneira muito atrativa edifícios históricos e amenidades modernas. De lá se pode visitar a Cordilheiras dos Andes e seus centros de ski no inverno, descobrir as rotas dos famosos vinhos chilenos em vinhas históricas dos arredores, ou passar um agradável dia na costa central, com praias e cidades ricas por seu passado e tradição como Valparaíso.

 

O Chile também é terra de natureza. Entre seus parques nacionais destaca-se o Parque Nacional Torres del Paine, onde o condor vive em harmonia com os espetaculares cumes das montanhas da Patagônia. Na Região dos Lagos, os bosques nativos oferecem a oportunidade de praticar uma variedade surpreendente de esportes de aventura e admirar um ambiente ecológico, onde o azul das águas reflete nos vulcões cobertos de neve durante todo o ano.

 

Norte

O norte do Chile destaca-se por seu espaço imenso, a classe sutil das cores de suas terras desérticas, as paisagens únicas que o altiplano oferece e fenômenos naturais como os Géiseres de Tatio, fumarolas que se localizam em plena Cordilheira dos Andes. A zona Norte apresenta centros pertencentes à idade dourada do salitre e que foram declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Humberstone e Santa Laura. Por sua vez, em contrastes há lugares cheios de misticismo como São Pedro de Atacama e o Vale do Elqui, e possui modernas cidades como Iquique, Antofagasta e La Serena. 

 

Junto a todas elas se destaca Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, e os observatórios de Mamalluca e de Cerro Tololo, a 2.200 metros de altura.

Centro

 

No Vale Central do Chile encontra-se a maior população do país, com cidades cosmopolitas como Santiago, a capital. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, nos seus arredores existem diversos lugares turísticos para visitação, como o Cajón del Maipo. Por sua vez, ao longo da área centra do país se destacam vinhas e passeios como as rotas de vinho dos Valles do Maipo, de Cachapoal, de Colchagua, do Maule e de Casablanca.

Junto à costa está Viña del Mar e Valparaíso, histórica cidade que foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, balneários e povoados de pesca artesanal.

Lagos e Vulcões.

 

O Sul do Chile oferece belos lagos e imponentes vulcões, acompanhados de atrativos bosques sempre verdes. A influência de colonos alemães se faz sentir na gastronomia e arquitetura de lugares como Puerto Varas e Valdivia. Por sua vez, a arquitetura local em madeira e pedra está presente nos povoados da Ilha de Chiloé, nos arredores de Temuco e da vibrante cidade de Puerto Montt.

 

Ilhas
Ilha de Páscoa, denominada por seus habitantes como Rapa Nui, é uma ilha vulcânica de 166 km quadrados, situada em pleno Oceano Pacífico; trata-se da ilha habitada mais remota do mundo. Sua cultura polinésica e sua história atraem viajantes de diversos lugares. Repartidas em toda sua superfície encontram-se mais de 900 gigantescas estátuas de pedras conhecidas como os Moai, construídas pelos habitantes da ilha a partir do ano 400 d.C. Com um clima agradável o ano todo, belas praias como Anakena e Ovahe, é o lugar ideal para pessoas que buscam algo diferente e especial.


O Arquipélago Juan Fernández é Parque Nacional e Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO. Sua Ilha Robinson Crusoé é a maior do conjunto e foi nomeada dessa maneira devido ao personagem da novela escrita por Daniel Defoe, inspirada na experiência vivida pelo escocês Alexander Selkirk na ilha. Situada a 667 km mar adentro a partir de Valparaíso, encanta o público pelo seu clima temperado, espécies vegetais exóticas e uma grande biodiversidade de vida aquática e submarina, a qual se pode conhecer através de snorkeling, mergulho e caiaque.

Patagônia e Antártica Chilena.

 

Área abundante em lagos, fiordes, glaciais, montanhas e bosques nativos, a Patagônia oferece a possibilidade de explorar um Chile natural e comovente. Na Patagônia estão Parques Nacionais como a Lagoa San Rafael, com seu imponente glacial, e o de Torres Del Paine, um dos mais conhecidos mundialmente.

 

viagens atacama
viagens atacama viagens patagonia norte viagens chiloe viagens pacotes patagonia viagens chiloe viagens patagonia vinhos concha y toro viagens atacama 4 pacotes puerto varas viagens cruce de lagos viagens puerto varas viagens puerto varas viagens santiago viagens santiago viagens atacama 2

 

Dados úteis:
Situação Geográfica

O Chile está situado ao sudoeste da América do Sul. Limita se a leste com Argentina e Bolívia, a oeste com o Oceano Pacífico, ao norte com o Peru e ao sul com o Pólo Sul.

 

População
Chile conta com aproximadamente 15 milhões de habitantes, e deste total, 30% habita a capital Santiago. A maior parte dos habitantes é de religião católica.

 

Idioma
O idioma oficial é o espanhol, mas ainda sobrevivem numerosas línguas que são utilizadas por grupos étnicos. O inglês é falado na maioria dos centros turísticos, hotéis e restaurantes.

 

Clima
Por sua situação e características geográficas, o clima no Chile varia segundo a região e proximidade da costa ou da Cordilheira. Em geral, o clima é mais temperado próximo a costa e mais frio, sobretudo à noite, próximo as montanhas.

 

Estações do Ano
Verão: 21 de Dezembro a 21 de Março
Outono: 21 de Março a 21 de Junho
Inverno: 21 de Junho a 21 de Setembro
Primavera: 21 de Setembro a 21 de Dezembro

 

Hora
A hora oficial do Chile é GMT menos 4 horas. O horário muda para acomodar a luz do verão nos meses de Outubro a Março.

 

Moeda
A moeda é o Peso Chileno ($).

Horário de bancos e casas de câmbio
Bancos: 09:00 as 14:00 – Segunda-feira a Sábado
Casas de câmbio: 09:00 as 17:00 – Segunda-feira a sexta-feira;
09:00 as 14:00 – Sábado.
Cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express) são aceitas na maioria dos centros turísticos do país. Além disso, pode-se sacar dinheiro através dos caixas automáticos com cartões de crédito ou débito. Em lugares como São Pedro de Atacama, Ilha de Páscoa e Patagônia, nem todos os lugares aceitam cartões de crédito, por isso sugerimos levar quantia suficiente em dinheiro.

 

Gorjetas
É costume no Chile dar gorjeta por bom serviço entre 10 a 15% em lugares como restaurantes. Não é usual dar gorjetas em taxis, pois estes contam com taxímetros.

 

Eletricidade
220 volts, 50 ciclos, C.A. As tomadas são do tipo Europeu Continental; outros tipos requerem adaptador.

 

Vistos Consulares:
Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios para permanência de até 90 dias.
Brasileiros podem embarcar com a carteira de identidade em bom estado de conservação e emitida há menos de 10 anos.
Obs1: Estrangeiros residentes no Brasil, devem viajar com o passaporte original ( com visto, quando necessário)+ RNE original.
Obs.2: Para Ilha de Páscoa faz-se necessário embarcar com Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional.
Obs.3:A Carteira de Motorista Brasileira não é aceita na Ilha de Páscoa; faz-se necessário a Carteira de habilitação internacional.

 

Saúde
O Chile é um país sem maiores riscos de saúde e com uma infra-estrutura sanitária desenvolvida. Não é necessária nenhuma vacina específica para entrada. No entanto, recomendamos que estejam em dia vacinas contra tétano, cólera e hepatite. Ainda que grande parte da água do país seja potável, aconselha-se beber água mineral para evitar qualquer inconveniente. O sistema médico no Chile inclui serviços públicos e privados. Sugere-se sempre contratar um bom seguro de saúde antes de viajar.

 

Roupa
Pela variedade climática que há no Chile, é muito importante levar roupa adequada segundo a estação do ano e a área geográfica a ser visitada. No deserto, ao norte, as temperaturas mudam drasticamente com a altura. Portanto, recomenda-se levar roupas que se possam colocar ou tirar conforme necessidade. Não esquecer o protetor solar e óculos de sol. Na zona costeira, a temperatura é agradável durante todo o ano e não é necessário casaco. Em contrapartida, para o sul se aconselha utilizar proteção contra o vento e a chuva, casaco em qualquer época do ano e uso de calçado de montanha se for participar de atividades ao ar livre como caminhadas e trekking. Nas cidades, não é necessário vestir-se formalmente, a menos que assista a um evento especial ou a um jantar formal, no qual se recomenda o uso de gravata para os homens.

 

Souvenirs
Os produtos artesanais incluem jóias de Lapislázuli (pedra somente encontrada no Chile e Afeganistão), artigos de couro e lã, artesanato em cerâmica e cobre. No sul vendem-se ornamentos feitos com conchas marinhas e produtos de madeira, muitos deles com motivos indígenas. Não esquecer os tão conhecidos vinhos chilenos e numerosos artigos de confeitaria.

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados