INFORME FUI

 

HELSINQUE

 

Finlândia. Desse país, do qual temos mais dúvidas do que informações, confesso que antes de conhecê-lo, pairavam no meu imaginário imagens de um Papai Noel sorridente, percorrendo trilhas em meio a neve em trenó puxado por renas, auroras boreais algo fantasmagóricas, sol da meia noite,  saunas e design.

Tudo isso é verdade e se confirma. Na Lapônia, porção norte da Finlândia reside as minhas primeiras “imagens”. Foi lá que surgiu a lenda de Papai Noel, junto a um povo, os Sami, que tem em seus rebanhos, as renas. É lá também que se podem visualizar em determinadas ocasiões, as auroras boreais.

Já as saunas, pode-se dizer que estão por todas as partes. Os finlandeses não passam sem elas. Todo o cantinho é passível de se tornar uma sauna. E o design está inserido em tudo. Nos objetos corriqueiros aos simplesmente decorativos. Da decoração de interiores às embalagens de chá nos supermercados. Há até “tours” especialmente voltados ao design finlandês.

E Helsinque é a capital da Finlândia. Está ao sul do país, no Golfo da Finlândia e lhes garanto, é adorável. Antes de tudo é um lugar que funciona. A cidade flui sem excessos. Os ônibus e os transvias servem a todos com regularidade e pontualidade. A oferta de áreas verdes é muito grande, bem tratada e repleta de flores. A vida cultural é igualmente farta, com museus, igrejas belíssimas, galerias de arte, etc. E mesmo a 15 minutos de ferry, um tesouro da humanidade, a Fortaleza de Suomenlinna.  O povo, que fala fluente inglês, é simpático e como o resto da cidade, acolhedor com os turistas que chegam em geral, via mar. Helsinque tem um porto movimentado, com barcos de todos tamanhos, e gente que faz desse ponto da cidade, uma das facetas mais interessantes do lugar. Ali há um mercado diário de frutas, legumes, flores, e outros artigos. Repare nos pequenos barcos que são eles mesmos balcão de vendas. O dono aporta seu barquinho, expõe sua mercadoria e logo se reúnem curiosos e compradores. Ao estilo veneziano! Há civilidade em tudo e em todos e isso é perceptível no atendimento no comércio, na qualidade daquilo que se consome, nos fartos espaços para se caminhar, relaxar, na limpeza, ordem e segurança das ruas, parques, praças...Os habitantes tem aquele ar saudável de quem se alimenta bem, bebe água de qualidade, e que usufrui do ar puro que respira andando de bicicleta, correndo, velejando... e esquiando, claro.

Aos que gostam de arquitetura, os prédios e mobiliário urbano, merecem atenção: Os detalhes são muitos. As construções antigas são suavemente coloridas, de gabarito baixo, e com aspectos decorativos bastante interresantes. Os condomínios novos apresentam soluções modernas, mas que combinam com harmonia com o resto do lugar. Sabia que os todos os prédios são servidos por um único gestor de calefação?


viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia
viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki viagens-helsinque-pacotes-finlândia-escandinávia-helsinki

Fotos: Angela Güzey

 

Nessas terras de longas e intermináveis noites nas primaveras e verões, a bicicleta é um meio de locomoção bastante usado. Você se aventura? Há um sistema de sinalização próprio para elas, e com tanta educação, dá mesmo vontade de experimentar pedalar por ruas e parques de Helsinque.

Se o assunto é comida, você vai se deliciar com os tantos tipos de preparo de peixes, a batata (rústica, diferente das que conhecemos) que é bastante usada, e sobremesas deliciosas, com destaque aos sorvetes e as frutas do bosque absolutamente frescas e saborosas. Ali mesmo perto da área portuária sugiro o Salutorget, com atendentes amáveis, e além da comida boa, uma decoração refinada e aconchegante. Outra sugestão é o Ravintola Teatteri, no extremo de um passeio público, a Esplanada, que começa no porto. O restaurante é lindo, diferente, e conta com uma área super agradável ao ar livre para um drink, e um setor mais descontraído para pratos de saladas rápidas, montadas ao seu gosto.

No quesito compras, digamos que a oferta é imensa e tentadora. Ao deparar com lojas como a rede Marimekko, a vontade de levar tudo é muito grande. Depois você descobre que assim com a Itália, a Finlândia é grande produtora de artigos feitos a partir do vidro. Aí o problema fica maior. Ou mais pesado. De qualquer forma deliciem-se com a maior loja de departamento dos chamados países nórdicos, a Stockmann. No “basement”, um maravilhoso supermercado. E com a facilidade do uso do Euro como moeda, já que faz parte da União Européia.
Lembre-se que nesse pedaço do mundo, a natureza impera. Prepare-se e curta o prazer de desfrutar de uma cidade exemplar. Kiitos, Helsinque! Obrigada, Helsinque!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados