Informações sobre Sri Lanka

 

Sri Lanka
Praticamente se poderia dizer que Sri Lanka é a ilha perfeita: nem muito grande para que se demore em uma visita interminável, nem muito pequena para percorrê-la com muita rapidez e dar lugar ao tédio. Como se isso não bastasse, nesse tamanho justo se encontra de tudo: belas praias de águas transparentes, abundantes rios de diversos fluxos, montanhas que desafiam a escalá-las, bosques ideais onde vivem variados animais e plantas. Esta variedade garante um estímulo perceptivo constante que, somado ao caráter amável de seus habitantes, permite férias ideais, tanto para quem deseja atividades agitadas como para quem o objetivo é somente o descanso.

Sri Lanka é uma ilha localizada ao sudeste do estado indiano de Tamil Nadu. O Oceano Índico separa Sri Lanka da India, onde se encontra a cadeia de ilhas conhecidas como Adam's Bridge (Ponte de Adão). Sri Lanka tem una superfície irregular com planícies costeiras de pouca altura que se estendem desde o interior até as costas do norte e do leste. As áreas centrais e meridionais estão formadas por colinas e montanhas.

Cultura
A arquitetura, escultura e pintura clássicas do Sri Lanka seguem o estilo budista em sua maioria. A campina está salpicada de estupas e também existem numerosas esculturas de Buda extremadamente grandes, sobretudo em Aukana e Buduruvagala. Anuradhapura e Polonnaruwa possuem o legado arqueológico mais impressionante, embora Kandy constitua o centro cultural mais florescente da atualidade. Entre os vestígios coloniais destacam-se fortalezas, canais e igrejas holandesas, residências, clubes e tribunais britânicos. Galle constitui a cidade colonial mais bonita da ilha.

Costumes
As tradições giram em torno das religiões dominantes, budismo e hinduísmo. Ambas pregam a tolerância. Contudo, o ocidental deve evitar roupas provocativas e atitudes nervosas ou impacientes que possam resultar atritos. Os cingaleses se incomodam com mudanças repentinas de humor. A regra de ouro é manter a calma. No se esqueça de tirar calçados e chapéus antes de entrar em um templo. Muito importante: não tirar fotografias de nenhuma estátua ou representação de Buda. Os cultos religiosos são realizados com fervor e misticismo.

Gastronomia
O prato nacional é o arroz com curry, um tanto temperado: a mesa se enche de pequenas fontes primorosamente organizadas e acompanhadas con sambol (coco ralado e pimenta), chutneys (marmeladas de frutas com especiarias) e papadams ou tortas. Na costa se comem bons peixes e mariscos. Outra variação: o biriyani, um prato de arroz com cordeiro ou frango. Deliciosas frutas tropicais ficam a disposição: abacaxis, bananas, cocos, mamões, goiabas, romãs, rambutanes, maracujás... A bebida nacional é, acima de qualquer outra, o chá. É tomado muito forte, muito açucarado e com ou sem leite. Agora, as melhores folhas são guardadas para a exportação e os hotéis, geralmente, preparam uma mistura de qualidade medíocre. A cerveja local, em garrafas grandes, é excelente. O melhor restaurante de peixes e mariscos de Colombo é o célebre Beach Wadiya, na Avenida Railways.

Áreas de interesse:
Colombo
A maior cidade da ilha, resulta uma população barulhenta, agitada e um tanto louca. Por sorte, as avarias, o tráfego paralisado e os cortes de energia elétrica são recebidos com um encolher de ombros e um esboço de sorriso. O lema nacional parece ser “não tem problema”; certamente, a única frase que todo mundo sabe e pode dizer. Apesar de que a cidade não seja tão interessante como muitas outras da ilha, é um lugar colorido que vale a pena visitar. Orientar-se em Colombo costuma ser relativamente simples. Ao norte, se estende o distrito Fort, o centro de negócios do país, onde abundam os grandes armazéns, livrarias, escritórios de companhias aéreas e está localizada a sede do Banco Central, que os Tigres de Tamil fizeram voar pelos ares em janeiro de 1996.
 
viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka
viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka viagens-sri-lanka-pacotes-sri-lanka


De igual modo, o distrito conta com numerosos centros de interesse turístico, como a torre do relógio, um antigo farol, a residência do presidente (conhecida como a Casa da Rainha) e um grupo de edifícios coloniais que conferem ao lugar um ar de antigo império.

Dambulla
Centro de ensinamento budista muito importante desde o século IV a.C. até o século XIII. Aqui se encontram uma serie de cavernas, que serviram como monastérios e templos, e onde se conservam pinturas originais, que relatam a vida de Buda.

O Templo de Ouro é um monastério rupestre, cujas cinco grutas-santuário estão adornadas de pinturas budistas, e evoca visões de esplendor e magnificência, onde as lendas, tradições e folclore ainda permanecem vivos.

Kandy
Situada nas regiões montanhosas. Apresenta um caráter arquitetônico particular, graças aos telhados de telhas ligeiramente inclinadas, e o centro da cidade constitui um delicioso compêndio de tendas antigas, barulho, ônibus, mercados e hotéis. Seu centro de interesse de maior destaque se localiza no octogonal Dalada Maligawa (templo do Dente), que acolhe a relíquia religiosa mais importante do Sri Lanka: um dente sagrado de Buda.

Pinnawela
É uma das reservas de elefantes mais importante do mundo e um dos lugares mais visitados do país. Foi inaugurada em 1975 com cinco elefantes, e agora abriga a 70, muitos deles de entre 1 e 3 anos. Seu propósito é proteger aos elefantes-bebês que se encontram abandonados nas selvas, algo que acontece com alarmante frequência devido à desmedida caça furtiva. Os próprios turistas podem dar a eles mamadeira e ajudá-los a ganhar força suficiente para se unirem às manadas adultas.

Sigiriya
A espetacular fortaleza maciça de Sigiriya constitui um baluarte inexpugnável, um retiro monástico e uma galeria de arte na rocha. Erguida no século V para rejeitar uma temida invasão, está localizada no alto de uma rocha elevada a 200 m de altura e no auge de sua gloria devia ser uma construção similar a um castelo europeu plantado no meio de Ayers Rock.

Conta com jardins aquáticos, afrescos de donzelas realizados na rocha que datam do século V, e um muro de mil anos de antiguidade com inscrições dos visitantes, um par de enormes garras de leão de pedra e vistas impressionantes.

Nuwara Eliya
É uma combinação de arquitetura tudor e georgiana, telhados de duas águas, gramados imaculados com roseiras e lápides cobertas de musgo. Vale a pena uma visita ao pitoresco Hill Club (que dispõe de campo de golf e pistas de tênis) ou aos jardins botânicos e as plantações de chá nas colinas próximas.

Bentota
Se converteu em poucos anos em uma estação balneária muito frequentada pelos turistas. Sua fama se deve a sua magnífica praia de areia fina, cercada de coqueiro. É uma região para descansar e aproveitar o mar. Mas também se pode passear pelo rio Bentota Ganga, onde se pode descobrir uma fauna e flora rica e variada.
Ao redor de Bentota há outras pequenas estações balneárias, como Beruwela, Kalutara, Kosgoda ou Wadduwa. Todas têm bonitas praias de areia e permitem relaxar tranquilamente.

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados