Transiberiano Winter Wonderland 
Express a vapor by 
Golden Eagle Luxury Trains
(Pacote terrestre)


Vladivostok – Khabarovsk – Sretensk - Ulaan Baatar - Ulan Ude – Lake Baikal – Irkutsk – Abakan – Novokuznetsk - Barnaul – Omsk - Yekaterinburg – Kazan – Ulyanovsk – Nizhny Novgorod - Vladimir - Moscou


Nossas viagens ao longo da Rota Transiberiana no inverno são uma experiência única e excepcional. Sem dúvida, a maior viagem de trem do mundo, liga o leste ao oeste. Começando em Vladivostok, passando pelas margens do maior lago de água doce do mundo, segue para capitais do Anel de Ouro e finalmente a Moscou.


1º Dia: 
Vladivostok  (J)
Chegada a Vladivostok, recepção e traslado ao Hotel Lotte 5* para estadia de uma noite. À noite, está convidado para o Jantar de Boas Vindas. Pernoite.

 

2º Dia: Vladivostok (C•A•J)
Vladivostok é um porto militar localizado na costa oeste do Mar do Japão e lar da Frota do Pacífico da Marinha Russa. Devido a sua importância militar, a cidade foi fechada para estrangeiros entre 1930 e 1992. Vladivostok (literalmente traduzido como “Governante do Leste”) oferece aos visitantes uma oportunidade interessante para conhecer suas principais atrações militares, incluindo a visita ao preservado submarino da II Guerra Mundial. City tour pela manhã com visita a ponte suspensa sobre a Baía Chifre de Ouro, uma das maiores desse tipo no mundo, aberto em 2012 para a Conferência da APEC. Em seguida recepção com champanhe na estação de trem de Vladivostok com apresentação da banda militar na plataforma e embarque no Golden Eagle Trans-Siberian Express rebocado por emparelhamento das locomotivas a vapor P36 e L.
Locomotivas a vapor: P36 and L class

 

3º Dia: Khabarovsk (C•A•J)
Localizada a 25 km da fronteira com a China, Khabarovsk se estende ao longo das margens do Rio Amur. Khabarovsk foi fundada como um posto militar em 1858, mas a região foi povoada por indígenas do extremo oriente por muitos séculos. Agora é uma cidade cheia com ruas arborizadas. Próximo à estação está o monumento a Yerofey Pavlovich Khabarov, o explorador do extremo oriente que deu nome à cidade, e veja também o impressionante memorial da II Guerra Mundial aos soldados caídos. Visita ao Museu Regional onde a história local tem sido preservada com uma rica coleção de artefatos que descrevem a história cultural e natural dessa região.
Locomotivas a vapor: P36 and Yem class

 

4º Dia: A bordo (C•A•J)
A viagem hoje segue os rios Amur e Shilka, próximo à fronteira chinesa. Aproveite a paisagem linda e remota russa revelada na janela ou para ter aulas de russo.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

5º Dia: Sretensk (C•A•J)
Sretensk é uma comunidade que sobrevive longe da principal rota do Transiberiano que possibilita uma rara e exclusiva oportunidade de ver como essas famílias vivem e sobrevivem apesar da distância das grandes conglomerações nessa parte remota da Sibéria. Até 1916, Sretensk era o fim da rota do Transiberiano. Daqui os passageiros embarcavam no barco a vapor e percorriam 1.500 km até Khabarovsk.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

6º Dia: A bordo (C•A•J)
Hoje relaxe a bordo do trem enquanto viaja pela Sibéria em direção a Mongólia. No conforto do trem, aprecie a paisagem natural coberta de neve que é revelada durante a viagem.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

7º Dia: Ulan Bator (C•A•J)
Chegada a Mongólia e uma pequena visita a sua capital, Ulan Bator. Mongólia foi o centro do enorme império de Gengis Khan e é um país rico em cultura e história, com lindas paisagens e o povo nômade. O país é famoso pelos seus infinitos estepes, pastoreios e as yurtas brancas e nômades espalhadas pelo campo.
Locomotivas a vapor: L class


8º Dia: Ulan Ude (C•A•J)
A diversidade étnica e cultural de Ulan Ude, capital da República da Buriácia, oferece um conhecimento sem igual da sua herança. Durante o tour é possível perceber os diferentes rostos do acolhedor povo de Buriácia, de conhecer a Vila dos Antigos Fieis para aprender sobre a cultura e a história desse povo religioso e de assistir uma apresentação de canções folclóricas e tradicionais da região.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

9º Dia: Lago Baikal (C•A•J)
Nos próximos dois dias serão no Lago Baikal o ponto auge da viagem pelo inverno na Sibéria. Poucas belezas naturais podem superar a beleza e o esplendor do Lago Baikal e sua experiência aqui será um momento inesquecível da viagem do Transiberiano. Por cinco horas abrimos caminho pelos túneis ao longo dos penhascos que rodeia o lago congelado com uma vista de picos cobertos de neve ao longo da margem oposta, formando um cenário perfeito para fotos. Lago Baikal é o lago mais profundo do mundo e durante o inverno fica completamento congelado. Essa noite aproveite o pernoite em um tradicional lodge hotel siberiano na margem do Lago Baikal, onde é possível usar a sauna e os serviços SPA e acordar com as paisagens de tirar o fôlego do outro lado do desfiladeiro do rio Sharyzhalgay.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

10º Dia: Lago Baikal (C•A•J)
Nessa manhã no segundo dia no Lago Baikal passeio de aerobarco no lago congelado até os trenós de cães e motos de neve. Aqui é o ponto perfeito para apreciar essa região intocada. Também tem a oportunidade de ver a pesca sob o gelo e tentar pescar um peixe fresco para assar na hora e degustar com uma vodka gelada. Partida para Slyudyanka, duas locomotivas P36 esperam para levar o trem até a Montanha do Diabo, a parte mais íngreme do Transiberiano, 26 km até Andrianovskaya.
Locomotivas a vapor: P36 e L class

 

11º Dia: Irkutsk (C•A•J)
Visita a Irkutsk, a “Paris da Sibéria”, e a seus mais importantes lugares, incluindo um passeio pela sua clássica arquitetura de madeira com com suas decorações rendadas bem esculpidas que dão uma aparência única e diferente nas construções dessa região. Visita ao Museu Casa Decembrista, dedicado a memória dos aristocratas que foram exilados para essa remota área após o fracassado levante de 1825.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

12º Dia: A bordo (C•A•J)
Um dia para se descontrair e pensar nos vários lugares visitados até agora na viagem. Converse com seus amigos de viagem, talvez aproveite para aprender mais um pouco o russo ou simplesmente aprecie a paisagem que se revela na sua janela. Na hora do café da manhã, saída da principal rota do Transiberiano em Taishet e segue uma rota cênica alternativa pela Montanha Sayan. No final da tarde saída de Shchentinkino e sobre 14 km até Dzheb. Locomotivas a vapor: P36 class

 

13º Dia: Abakan (C•A•J)
Abakan é a capital da República de Khakassia, localizada na confluência dos rios Yenisei e Abakan, onde pela manhã há um pequeno tour no museu local e uma agradável apresentação folclórica.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

14º Dia: Novokuznetsk e Barnaul (C•A•J)
Novokuznetsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria, fundada no início do Séc. XVII, onde há um pequeno tour nesse antigo centro de mineração. A cidade tem uma enorme fábrica de ferro e aço especializada na produção de trilhos para as ferrovias russas. Visita a um interessante museu sobre a produção de aço. Depois do almoço continuação para Barnaul, localizado na margem oeste do Rio Ob. Chegada no final da tarde e uma pequena visita pela cidade.
Locomotivas a vapor: P36 class


15º Dia: Omsk (C•A•J)
À tarde pequena visita a cidade de Omsk. Fundada em 1716 como uma fortaleza durante a expansão da fronteira sul do Império da Rússia, em 1850 Omsk cresceu e se tornou a capital da Sibéria Ocidental. A construção da ferrovia transiberiana no final de 1890 trouxe um rápido desenvolvimento, culminando na extravagante Feira Mundial de 1910 e quando Omsk adquiriu muito do seu patrimônio da arquitetura neoclássica.
Locomotivas a vapor: P36 e L class

 

16º Dia: Yekaterinburg (C•A•J)
Fundada em 1723 por Pedro O Grande, Yekaterinburg é a capital dos Urais. Conhecido como a Grande Divisão, os Montes Urais criam a fronteira natural entre a Europa e a Ásia de modo que as influências culturais e arquitetônicas das civilizações europeia e asiática estão juntas nessa fascinante e cosmopolita paisagem. City tour pela cidade e visita ao local onde o Romanov, Czar Nicholas II da Rússia, foi executado com a sua família pelos Bolcheviques em 1918 após 78 dias de prisão. Agora é igreja dedicada à memória deles, esse lugar proporciona conhecimento sobre a turbulenta Revolução Russa. Também visita à ferrovia infantil de bitola estreita.
Locomotivas a vapor: P36 e LV class

 

17º Dia: Kazan (C•A•J)
Situado no Rio Volga, a pitoresca e histórica cidade de Kazan é a capital dos tártaros. Aqui é possível ver a rica história e cultura da tapeçaria. Um dos pontos alto da visita é o Kremlin, Patrimônio Mundial da UNESCO. Dentro da muralha desta antiga cidadela visita a deslumbrante mesquita e a catedral com a tradicional cúpula. Como Kazan é a cidade natal de um dos mais famosos cantores de ópera da Rússia, Feodor Chaliapin (1873-1938), em sua memória há um concerto especial da sua música. Tempo para passear pela principal área de pedestres de Kazan e mergulhar na atmosfera da cidade.
Locomotivas a vapor: L e LV class

 

18º Dia: Ulyanovsk (C•A•J)
Ulyanovsk é uma cidade da Rússia Ocidental localizada ao lado do Rio Volga, conhecido como a cidade natal do líder soviético Vladimir Lenin. O complexo central Memorial de Lenin possui museus em suas antigas casas e um centro de pesquisa.
Locomotivas a vapor: L class

 

19º Dia: Nizhny Novgorod (C•A•J)
Chegada a Nizhny Novgorod (antigamentes conhecido como Gorky). A cidade é famosa especialmente pelo seu Kremlin do Séc. XVI com treze torres fortificadas, incluindo a Torre Dmitrovskaya. No interior da muralha está a Catedral de pontas verdes do Arcanjo Miguel, reconstruída no Séc. XVII.
Locomotivas a vapor: P36 class

 

20º Dia: Vladimir e Suzdal (C•A•J)
A histórica cidade de Vladimir foi fundada em 990 e é uma das mais antiga comunidade da Rússia. Com uma riqueza arquitetônica, foi decretada Patrimônio Mundial da UNESCO. Visita a Catedral Uspensky, construída entre os Séc. XII e XV. Ela é considerada uma das mais importantes e bonitas catedrais da Rússia, onde importantes Czares foram coroados. Partida para Suzdal, uma das cidades com um perfeito centro histórico preservado, datado de 1024, a 35 km de Vladimir. Visita ao Monastério de Santo Eutímio para assistir uma apresentação do encantador coral dos monges residentes. A experiência do inverno russo não está completa sem o passeio de trenó puxado a cavalo nesse deslumbrante local. Partida a Moscou e jantar durante a viagem. Chegada a cidade onde fica duas noites no Hotel Four Seasons 5*. Localizado no prédio histórico do Hotel Moskva e em um dos mais invejáveis endereços no coração de Moscou, perto do Kremlin, Praça Vermelha e do Teatro Bolshoi.
Locomotivas a vapor: P36 class

 
21º Dia: Moscou (C•A•J)
Visita a Estação de Podmoskovnaya onde há um armazém de locomotivas.


22º Dia: Moscou (C)
Café da manhã. Traslado ao aeroporto.



Opção Seoul antes do Transiberiano


1° Dia: Seoul (C)
Chegada e traslado ao seu hotel. Pernoite. Seoul é o centro econômico e cultural da Coréia do Sul há mais de seis séculos, a partir do momento que o rei Taejo instaurou aqui a sua capital. Hoje em dia conta com mais de 10 milhões de habitantes e é uma cidade moderna. Mas preserva em suas labirínticas ruas, inumeráveis vestígios de sua história: museus, palácios e  túmulos que se misturam  com arranha-céus, parques, comércio e restaurantes. 


2° Dia:  Seoul (C)
Café da manhã. Início da visita panorâmica pela cidade: o Palácio de Changdeok, usado como palácio principal pelos reis da dinastia Joseon, é famoso pelo seu lindo jardim chamado Huwon, um jardim secreto com seus pavilhões, aléias arborizadas, lago de lótus; visita ao Museu Nacional, com importantes tesouros culturais da história da Coréia. Pernoite.


3° Dia:  Seoul (C)
Café da manhã. Dia livre. Possibilidade de fazer passeios opcionais. Pernoite. 


4º Dia: Seoul • Vladivostok 
Café da manhã. Na hora combinada traslado ao aeroporto. Embarque para Vladivostok. Chegada e traslado ao hotel.  


 
                A partir de US$ 19.495

transiberiano
transiberiano pacotes-de-viagens-para-são-petersburgo transiberiano-inverno transiberiano-inverno transiberiano-inverno transiberiano sao-petersburgo transiberiano-inverno transiberiano transiberiano-inverno pacotes-de-viagens-para-moscou-rússia pacotes-de-viagens-rússia-são-petersburgo-moscou transiberiano-inverno pacotes-de-viagens-rússia-são-petersburgo-moscou pacotes-de-viagens-para-moscou-rússia golden-eagle-express pacotes-de-viagens-para-moscou-rússia pacotes-de-viagens-rússia-são-petersburgo-moscou pacotes-de-viagens-para-rússia-anel-de-ouro transiberiano-golden-eagle transiberiano-golden-eagle golden-eagle-express moscou transmongolian-express-golden-eagle golden-eagle-express golden-eagle-express pacotes-de-viagens-para-mongólia pacotes-de-viagens-para-mongólia pacotes-de-viagens-para-mongólia pacotes-de-viagens-para-mongólia pacotes-de-viagens-para-mongólia transiberiano-golden-eagle pacotes-de-viagens-para-mongólia pacotes-de-viagens-para-mongólia mapa_heritage-class mapa_heritage-class mapa_heritage-class mapa_heritage-class mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express mapa_golden-eagle-express golden-eagle-express viagens-coréia-do-sul-pacotes-seoul viagens-coréia-do-sul-pacotes-seoul viagens-coréia-do-sul-pacotes-seoul viagens-coréia-do-sul-pacotes-seoul transmongolian-express-by-golden-eagle

                           Preços por pessoa em US$

    

Dupla

Single
Heritage Class
19.495
28.995
Silver Classic
28.995
43.495
Gold
34.995
 57.995 
Imperial Suite
60.995
121.895

          Preços válidos até 25 de Fevereiro de 2021


Datas de início e término 
2021  Vladivostok - Moscou : 25 Fev • 18 Mar   


O pacote inclui: 

  • Hospedagem nos hotéis indicados com café da manhã
  • Hospedagem de 17 noites a bordo do Golden Eagle Luxury Trains em pensão completa 
  • Hospedagem em Lodge Tradicional no Lago Baikal
  • Refeições conforme o programa com bebidas sem ou com álcool.
  • Jantar de Boas Vindas e de despedida nos hotéis de Moscou e Vladivostok.  
  • Todos os traslados,  passeios e ingressos para estes passeios conforme programa.
  • Guias locais falando inglês. Em espanhol ou em português  a partir de 10 participantes conforme a disponibilidade.
  • Transporte em  ônibus ou veiculo  adequado, climatizado conforme numero dos participantes durante as visitas e traslados
  • Diretor do trem falando inglês.
  • Degustação de vinho e vodka a bordo.
  • Médico a bordo. 

Não inclui : Todos os itens não mencionados como incluídos, tais como despesas pessoais,  passeios opcionais, vistos, taxas de aeroporto e seguro de viagem.


Hotéis selecionados: 
Vladivostok: Hotel Lotte 5*
Moscou: Four Seasons 5*

C= Café da manhã A= Almoço J= Jantar


Vistos :  
Os brasileiros são isentos de visto para a Rússia, Mongólia e Coréia do Sul.  


Condições especiais de reserva e cancelamentos: 

  • Pagamento de US$ 2.000 para Silver Classic, US$ 3.000 para Gold, US$ 6.000  para Imperial Suite  por pessoa na inscrição, não reembolsável.
  • Os cancelamentos geram as seguintes despesas da totalidade da viagem
  • Entre 180- 92 dias 25%
  • Entre 91-42 dias 50%
  • Menos de 41 dias 100%

Tipos de Cabine
Heritage Class
Cada vagão tem oito cabines dormitório, com uma cama superior e inferior. Um banheiro está disponível em uma extremidade do vagão, e um chuveiro em outra. Cada cabine tem paredes com painéis de madeira, ar-condicionado com controle remoto, tomadas de energia e um cabideiro. Durante o dia a cama inferior se transforma em  sofá. Uma grande janela panorâmica permite a entrada de ar fresco e dá oportunidade de boas fotos. Toda a noite, durante seu jantar, a sua cabine será transformada para módulo dormitório pelo seu assistente, que também fica responsável por lhe servir um chá, café ou alguma outra bebida.  Cabine 5,5 m², Cama leito inferior 185 x 75cm, Cama leito superior 176 x 74cm 

Silver Classic
1 ou 2 pessoas por compartimento. 7 vagões-dormitórios com 6 compartimentos cada um. Cada um com 5,5 m²contendo uma cama baixa (120 x 190cm) e uma cama superior (85 x 190 cm),mesinha e DVD/CD player com tela LCD. O compartimento pode ser ocupado para uso exclusivo garantido por uma só pessoa (algo quase impossível de se conseguir em trens de passeio regular). Banheiro ecológico de uso privado, lavatório e chuveiro dentro do compartimento. Tomada de 220v para carregar baterias, etc. Os vagões têm ar condicionado enquanto o trem está em movimento. Por isso as janelas dos vagões-dormitórios “Silver Classic” não podem ser abertas e permanecerão fechadas durante toda a viagem.


Gold Comfort
1 ou 2 pessoas por compartimento. 5 vagões-dormitórios com 5 compartimentos cada um. Cada compartimento é de 7m² com uma cama baixa (135 x 190 cm) e uma cama superior (85 x 190 cm), mesinha, armário, DVD/CD player com tela LCD. O compartimento pode ser ocupado por uso exclusivo garantido para uma só pessoa (algo quase impossível de se conseguir em trens de passeio regular). Banheiro ecológico de uso privado, lavatório e chuveiro dentro do compartimento. Tomada de 220v para carregar baterias, etc. Os vagões têm ar condicionado enquanto o trem está em movimento. Por isso as janelas dos vagões-dormitórios “Gold Comfort” não podem ser abertas e permanecerão fechadas durante toda a viagem.

Imperial Suite
1 ou 2 pessoas por compartimento. Espaço total: 11,1 m² - Largura da cabine: (3,6m); Comprimento da cabine: (2m); Largura da cama: (1,5m); Comprimento da cama: (1,9m); Cabines por carro: 1 (mais 3 cabines Gold Class); Acomoda até 2 pessoas em cama King Size; Conta com  Sala de estar, com a opção de jantar na cabine, ar condicionado e aquecedor por controle remoto, Iluminação e armário embutidos, penteadeira, cofre pessoal, minibar, banheiro privativo com chuveiro e piso aquecido, roupões, chinelos e artigos de higiene pessoal fornecidos, aparelho de DVD/CD com tela de LCD, toalhas e lençóis trocados diariamente, chá, café e água minerais disponíveis a todo tempo, dedicado serviço de mordomo, bebidas do bar car incluídas, dos cardápios  Standard à Premium (excluindo o cardápio de vinhos Premium);serviço de lavanderia incluído; Upgrade de quarto de hotel para a categoria seguinte disponível

Serviços incluídos: 
Serviço diário da limpeza, cada vagão dispõe de duas camareiras trabalhando em turno. Chá e café são servidos sem custo durante todo o trajeto. A roupa de cama se troca duas vezes durante a viagem. Chá , café e uma garrafa de água mineral são servidos gratuitamente nas refeições. 
O trem oferece o serviço da Lavanderia com custo extra.  


Vagão Restaurante
Há 2 vagões restaurante no trem que servem café da manhã, almoço e jantarcomo parte da pensão completa  que todos os passageiros do Transiberiano Golden Eagle Express desfruta a bordo. Um esmerado e variado menu, elaborado pelos prestigiosos chefs, o qual proporcionará deleite durante toda a travessia. Há dois turnos estabelecidos de comidas. 


Bar
O coração social e possivelmente o vagão mais popular do trem. Aberto a todos os passageiros até tarde. Venha, sente-se e desfrute da paisagem enquanto degusta sua bebida favorita.
 


Distancias (desde Moscou) :
Yaroslavl:  283 km         
Perm:  1.437 km             
Urales:  1.777 km           
Yekaterinburg:  1.818 km
Omsk:  2.715 km              
Novosibirsk:  3.343 km           
Krasnoiarsk:  4.104 km
Irkutsk:  5.191 km
Naushki (fronteira Mongólia) 5.902 km
Ulan-Bator: 6.304 km
Vladivostok: 10.600 km


Informação prática:
Fuso Horários:

Durante a viagem se atravessam vários fuso horários,
desde a hora oficial do Moscou (hora brasileira + 6 horas) até a fronteira russo-mongólia (hora brasileira  + 11 horas).

Clima
Clima é continental tanto na Rússia como na Mongólia e na
Coréia do Sul. O verão é quente , tomando em consideração que tem variações. À noite pode fazer frio.

Moeda
Cada país pelo que passará tem sua própria moeda.
Câmbios aproximados
Rússia: US$ 1 = 32 rublos
Mongólia: US$1  = 1.365 tugriks
Coréia do Sul:  US$1 = 1,132 Won
Pagamentos a bordo do trem
No vagão-restaurante quase por todo o trajeto pode pagar em US$ ou em Rublos. 
Duração dos trajetos :
Moscou - Irkutsk: 81 horas
Irkutsk - Ulan-Bator: 23 horas
Ulan-Bator - Pequim: 31 horas
Moscou-Vladivostok: Trajeto completo

Notas:

  • Se desejar pode consultar sua passagem  aérea intercontinental pelo seguinte link. Passagem Aérea  . O Código do aeroporto de Moscou é MOW e de Seoul, SEL.  As emissões de passagens pelo nosso sistema gerarão 10% de taxa de serviço em cima das tarifas confirmadas.
  • Possibilidade de visitar São Petersburgo no final do tour.
  • Possibilidade de iniciar sua viagem pelas outras cidades da Coréia do Sul ou da China ou do Japão. Por favor consulte.
  • Todos os preços são sujeitos à alteração.  


Preços - Opção Seoul


                                Opção Seoul

                             Preços por pessoa em US$
                                Mínimo 2 participantes
 

      Hotel Lotte 5* ou similar
T. Baixa
T. Alta
   Apto. Duplo
1.775
1.975
   Supl. Individual 
615
775
  Supl. pessoa viajando sozinha US$ 300 

Inclui:

  • Passagem aérea no trecho Seoul - Vladivostok 
  • Hospedagem no hotel indicado ou no similar com café da manhã

  • Traslados com assistência em inglês 

  • Passeio mencionado no programa.

  • Ingressos e taxas locais.  

 

Não inclui :
Todos os itens não mencionados como incluídos, tais como, bebidas, despesas pessoais e gorjetas (facultativas)


Vôo doméstico previsto : 
ICN - VVO  KE981 10:10 - 13:50

 




 









Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 10:00 - 17:00 - Sábado e Domingo: Fechado
Whatsapp: +55 21 983960055
© 2020 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados