Vladivostok – Khabarovsk – Sretensk - Ulaan Baatar - Ulan Ude – Lake Baikal – Irkutsk – Abakan – Novokuznetsk - Barnaul – Omsk - Yekaterinburg – Kazan – Ulyanovsk – Nizhny Novgorod - Vladimir - Moscou
Nossas viagens ao longo da Rota Transiberiana no inverno são uma experiência única e excepcional. Sem dúvida, a maior viagem de trem do mundo, liga o leste ao oeste. Começando em Vladivostok, passando pelas margens do maior lago de água doce do mundo, segue para capitais do Anel de Ouro e finalmente a Moscou.
|
1º Dia: Vladivostok (J)
Chegada a Vladivostok, recepção e traslado ao Hotel Lotte 5* para estadia de uma noite. À noite, está convidado para o Jantar de Boas Vindas. Pernoite.
2º Dia: Vladivostok (C•A•J)
Vladivostok é um porto militar localizado na costa oeste do Mar do Japão e lar da Frota do Pacífico da Marinha Russa. Devido a sua importância militar, a cidade foi fechada para estrangeiros entre 1930 e 1992. Vladivostok (literalmente traduzido como “Governante do Leste”) oferece aos visitantes uma oportunidade interessante para conhecer suas principais atrações militares, incluindo a visita ao preservado submarino da II Guerra Mundial. City tour pela manhã com visita a ponte suspensa sobre a Baía Chifre de Ouro, uma das maiores desse tipo no mundo, aberto em 2012 para a Conferência da APEC. Em seguida recepção com champanhe na estação de trem de Vladivostok com apresentação da banda militar na plataforma e embarque no Golden Eagle Trans-Siberian Express rebocado por emparelhamento das locomotivas a vapor P36 e L.
Locomotivas a vapor: P36 and L class
3º Dia: Khabarovsk (C•A•J)
Localizada a 25 km da fronteira com a China, Khabarovsk se estende ao longo das margens do Rio Amur. Khabarovsk foi fundada como um posto militar em 1858, mas a região foi povoada por indígenas do extremo oriente por muitos séculos. Agora é uma cidade cheia com ruas arborizadas. Próximo à estação está o monumento a Yerofey Pavlovich Khabarov, o explorador do extremo oriente que deu nome à cidade, e veja também o impressionante memorial da II Guerra Mundial aos soldados caídos. Visita ao Museu Regional onde a história local tem sido preservada com uma rica coleção de artefatos que descrevem a história cultural e natural dessa região.
Locomotivas a vapor: P36 and Yem class
4º Dia: A bordo (C•A•J)
A viagem hoje segue os rios Amur e Shilka, próximo à fronteira chinesa. Aproveite a paisagem linda e remota russa revelada na janela ou para ter aulas de russo.
Locomotivas a vapor: P36 class
5º Dia: Sretensk (C•A•J)
Sretensk é uma comunidade que sobrevive longe da principal rota do Transiberiano que possibilita uma rara e exclusiva oportunidade de ver como essas famílias vivem e sobrevivem apesar da distância das grandes conglomerações nessa parte remota da Sibéria. Até 1916, Sretensk era o fim da rota do Transiberiano. Daqui os passageiros embarcavam no barco a vapor e percorriam 1.500 km até Khabarovsk.
Locomotivas a vapor: P36 class
6º Dia: A bordo (C•A•J)
Hoje relaxe a bordo do trem enquanto viaja pela Sibéria em direção a Mongólia. No conforto do trem, aprecie a paisagem natural coberta de neve que é revelada durante a viagem.
Locomotivas a vapor: P36 class
7º Dia: Ulan Bator (C•A•J)
Chegada a Mongólia e uma pequena visita a sua capital, Ulan Bator. Mongólia foi o centro do enorme império de Gengis Khan e é um país rico em cultura e história, com lindas paisagens e o povo nômade. O país é famoso pelos seus infinitos estepes, pastoreios e as yurtas brancas e nômades espalhadas pelo campo.
Locomotivas a vapor: L class
8º Dia: Ulan Ude (C•A•J)
A diversidade étnica e cultural de Ulan Ude, capital da República da Buriácia, oferece um conhecimento sem igual da sua herança. Durante o tour é possível perceber os diferentes rostos do acolhedor povo de Buriácia, de conhecer a Vila dos Antigos Fieis para aprender sobre a cultura e a história desse povo religioso e de assistir uma apresentação de canções folclóricas e tradicionais da região.
Locomotivas a vapor: P36 class
9º Dia: Lago Baikal (C•A•J)
Nos próximos dois dias serão no Lago Baikal o ponto auge da viagem pelo inverno na Sibéria. Poucas belezas naturais podem superar a beleza e o esplendor do Lago Baikal e sua experiência aqui será um momento inesquecível da viagem do Transiberiano. Por cinco horas abrimos caminho pelos túneis ao longo dos penhascos que rodeia o lago congelado com uma vista de picos cobertos de neve ao longo da margem oposta, formando um cenário perfeito para fotos. Lago Baikal é o lago mais profundo do mundo e durante o inverno fica completamento congelado. Essa noite aproveite o pernoite em um tradicional lodge hotel siberiano na margem do Lago Baikal, onde é possível usar a sauna e os serviços SPA e acordar com as paisagens de tirar o fôlego do outro lado do desfiladeiro do rio Sharyzhalgay.
Locomotivas a vapor: P36 class
10º Dia: Lago Baikal (C•A•J)
Nessa manhã no segundo dia no Lago Baikal passeio de aerobarco no lago congelado até os trenós de cães e motos de neve. Aqui é o ponto perfeito para apreciar essa região intocada. Também tem a oportunidade de ver a pesca sob o gelo e tentar pescar um peixe fresco para assar na hora e degustar com uma vodka gelada. Partida para Slyudyanka, duas locomotivas P36 esperam para levar o trem até a Montanha do Diabo, a parte mais íngreme do Transiberiano, 26 km até Andrianovskaya.
Locomotivas a vapor: P36 e L class
11º Dia: Irkutsk (C•A•J)
Visita a Irkutsk, a “Paris da Sibéria”, e a seus mais importantes lugares, incluindo um passeio pela sua clássica arquitetura de madeira com com suas decorações rendadas bem esculpidas que dão uma aparência única e diferente nas construções dessa região. Visita ao Museu Casa Decembrista, dedicado a memória dos aristocratas que foram exilados para essa remota área após o fracassado levante de 1825.
Locomotivas a vapor: P36 class
12º Dia: A bordo (C•A•J)
Um dia para se descontrair e pensar nos vários lugares visitados até agora na viagem. Converse com seus amigos de viagem, talvez aproveite para aprender mais um pouco o russo ou simplesmente aprecie a paisagem que se revela na sua janela. Na hora do café da manhã, saída da principal rota do Transiberiano em Taishet e segue uma rota cênica alternativa pela Montanha Sayan. No final da tarde saída de Shchentinkino e sobre 14 km até Dzheb. Locomotivas a vapor: P36 class
13º Dia: Abakan (C•A•J)
Abakan é a capital da República de Khakassia, localizada na confluência dos rios Yenisei e Abakan, onde pela manhã há um pequeno tour no museu local e uma agradável apresentação folclórica.
Locomotivas a vapor: P36 class
14º Dia: Novokuznetsk e Barnaul (C•A•J)
Novokuznetsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria, fundada no início do Séc. XVII, onde há um pequeno tour nesse antigo centro de mineração. A cidade tem uma enorme fábrica de ferro e aço especializada na produção de trilhos para as ferrovias russas. Visita a um interessante museu sobre a produção de aço. Depois do almoço continuação para Barnaul, localizado na margem oeste do Rio Ob. Chegada no final da tarde e uma pequena visita pela cidade.
Locomotivas a vapor: P36 class
15º Dia: Omsk (C•A•J)
À tarde pequena visita a cidade de Omsk. Fundada em 1716 como uma fortaleza durante a expansão da fronteira sul do Império da Rússia, em 1850 Omsk cresceu e se tornou a capital da Sibéria Ocidental. A construção da ferrovia transiberiana no final de 1890 trouxe um rápido desenvolvimento, culminando na extravagante Feira Mundial de 1910 e quando Omsk adquiriu muito do seu patrimônio da arquitetura neoclássica.
Locomotivas a vapor: P36 e L class
16º Dia: Yekaterinburg (C•A•J)
Fundada em 1723 por Pedro O Grande, Yekaterinburg é a capital dos Urais. Conhecido como a Grande Divisão, os Montes Urais criam a fronteira natural entre a Europa e a Ásia de modo que as influências culturais e arquitetônicas das civilizações europeia e asiática estão juntas nessa fascinante e cosmopolita paisagem. City tour pela cidade e visita ao local onde o Romanov, Czar Nicholas II da Rússia, foi executado com a sua família pelos Bolcheviques em 1918 após 78 dias de prisão. Agora é igreja dedicada à memória deles, esse lugar proporciona conhecimento sobre a turbulenta Revolução Russa. Também visita à ferrovia infantil de bitola estreita.
Locomotivas a vapor: P36 e LV class
17º Dia: Kazan (C•A•J)
Situado no Rio Volga, a pitoresca e histórica cidade de Kazan é a capital dos tártaros. Aqui é possível ver a rica história e cultura da tapeçaria. Um dos pontos alto da visita é o Kremlin, Patrimônio Mundial da UNESCO. Dentro da muralha desta antiga cidadela visita a deslumbrante mesquita e a catedral com a tradicional cúpula. Como Kazan é a cidade natal de um dos mais famosos cantores de ópera da Rússia, Feodor Chaliapin (1873-1938), em sua memória há um concerto especial da sua música. Tempo para passear pela principal área de pedestres de Kazan e mergulhar na atmosfera da cidade.
Locomotivas a vapor: L e LV class
18º Dia: Ulyanovsk (C•A•J)
Ulyanovsk é uma cidade da Rússia Ocidental localizada ao lado do Rio Volga, conhecido como a cidade natal do líder soviético Vladimir Lenin. O complexo central Memorial de Lenin possui museus em suas antigas casas e um centro de pesquisa.
Locomotivas a vapor: L class
19º Dia: Nizhny Novgorod (C•A•J)
Chegada a Nizhny Novgorod (antigamentes conhecido como Gorky). A cidade é famosa especialmente pelo seu Kremlin do Séc. XVI com treze torres fortificadas, incluindo a Torre Dmitrovskaya. No interior da muralha está a Catedral de pontas verdes do Arcanjo Miguel, reconstruída no Séc. XVII.
Locomotivas a vapor: P36 class
20º Dia: Vladimir e Suzdal (C•A•J)
A histórica cidade de Vladimir foi fundada em 990 e é uma das mais antiga comunidade da Rússia. Com uma riqueza arquitetônica, foi decretada Patrimônio Mundial da UNESCO. Visita a Catedral Uspensky, construída entre os Séc. XII e XV. Ela é considerada uma das mais importantes e bonitas catedrais da Rússia, onde importantes Czares foram coroados. Partida para Suzdal, uma das cidades com um perfeito centro histórico preservado, datado de 1024, a 35 km de Vladimir. Visita ao Monastério de Santo Eutímio para assistir uma apresentação do encantador coral dos monges residentes. A experiência do inverno russo não está completa sem o passeio de trenó puxado a cavalo nesse deslumbrante local. Partida a Moscou e jantar durante a viagem. Chegada a cidade onde fica duas noites no Hotel Four Seasons 5*. Localizado no prédio histórico do Hotel Moskva e em um dos mais invejáveis endereços no coração de Moscou, perto do Kremlin, Praça Vermelha e do Teatro Bolshoi.
Locomotivas a vapor: P36 class
21º Dia: Moscou (C•A•J)
Visita a Estação de Podmoskovnaya onde há um armazém de locomotivas.
22º Dia: Moscou (C)
Café da manhã. Traslado ao aeroporto.