INFORME FUI

 

SÃO PETERSBURGO

 

Aqui as dimensões são espetaculares. Fundada por Pedro, o Grande (!), a cidade é uma das maiores da Europa e lá estão igrejas e catedrais imensas, assim como extensos jardins, o Museu Hermitage com mais de três milhões de itens na sua coleção, um vasto complexo que forma a Fortaleza de Pedro e Paulo, longas pontes de pedestre, e por aí vai. Não esquecendo que São Petersburgo é a segunda cidade mais populosa da Rússia, que por sua vez é o maior país do mundo. Não é pouco!

É preciso ter fôlego para caminhar e receber muitos e novos estímulos. A cidade e o povo estão em um registro que nos custa entender. O alfabeto é outro, o cirílico, as pessoas em geral não falam outra língua e a abertura ao turismo de massa, se dá ainda com algumas dificuldades. Portanto é preciso estudar o mapa e saber se situar nessa metrópole. Tome por base a Avenida Nevsky, uma larga avenida onde estão prédios e atrações imperdíveis de se ver, onde há um comércio vibrante, várias estações de metro e ônibus, e que serve como referencia para visitas importantes próximas à ela. A Catedral de Kazan, por exemplo, está justo na Nevsky. É muito freqüentada pelo povo russo, é ortodoxa, e logo se percebe uma grande religiosidade em gestos e rituais que quase não vemos mais... Se parece a Basílica de São Pedro no Vaticano, com grandes colunas formando um arco nas laterais, uma cúpula altíssima, muito bonita.

Em frente à catedral, está um belo prédio da Companhia Americana Singer, e que é hoje em dia uma movimentada livraria. Ali há um café e restaurante no segundo andar que são ótimos, e com um pessoal simpático falando inglês, sem falar da melhor vista que se pode ter da Catedral de Kazan através de grandes vidraças.Que tal comer de entrada, uma salada de camarões com cobertura de caviar? Aqui o caviar aparece muito comumente nas comidas. Aproveite! Mas fique atento e preparado na hora dos pagamentos no comércio em geral: o cartão de crédito é pouco usual, e quase nunca aceito. Organize-se para ter dinheiro vivo em mãos.

Saindo de lá e virando a esquina em um canal, e a cidade é cheia deles, já é possível ver as encantadoras e coloridas cúpulas da Catedral da Ressurreição, ou do Sangue Derramado. Você vai gastar muitos “clics” por aqui. Pague o ingresso e mais uma taxa para fotografar, e admire seu interior riquíssimo. Ao lado da catedral está um parque imperial muito agradável, o Mikhailovsky e o Museu Russo. 

Reserve tempo para ver o museu Hermitage. Tudo ali vale a pena ser visto, a coleção é de fato rica em amplo sentido. É dos museus mais impressionantes que já estive. Deixe consignados bolsas grandes e mochilas, inclusive guarda-chuvas, se for o caso. Nada disso é permitido na entrada. Não esqueça novamente de pagar um adicional para tirar fotos. Você sairá de lá, encantado e com um “acervo” visual importante para toda sua vida.


viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-hermitage
viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-hermitage viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-hermitage-museu viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-hermitage-museu viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-hermitage viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-matrioshka viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-mesquita-uzbeqa viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes-sangue-derramado viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes viagens-são-petersburgo-rússia-pacotes

Fotos: Angela Güzey

 

Outro lugar que não se pode deixar de ir, é Peterhof, um complexo que foi residência imperial, onde podem ser vistos o palácio que é espetacular, vários pavilhões, e os parques do entorno. Tudo ali é grande: o autor (sim, ele fez os esboços!), Pedro, o prédio, os jardins, as cascatas, a quantidade de estátuas... tudo em quantidade e extensões extraordinárias! As fontes e cascatas em frente ao Grande Palácio, funcionam ao som de música clássica na abertura da visitação ao interior do palácio em si. Por isso, atenção aos horários. Aliás, recomendo que a visita seja feita com prévio agendamento e com guia local. Não se entra no Grande Palácio sem um guia autorizado. Repare que as águas que fazem esse “ballet”, seguem por um canal que desemboca na parte inferior dos jardins, no Golfo da Finlândia. Atente para os fatos históricos que fazem parte Peterhof. É uma estória emocionante. Um programa para muitas horas.

De volta ao centro de São Petersburgo, desta vez percorra as pontes que cortam o Rio Neva. Você pode por exemplo começar pela , de novo, grande ponte Trinity, visitar o espaço da  Fortaleza de Pedro e Paulo, dar uma esticada e visualizar a mesquita da cidade com reluzentes mosaicos em turquesas e azuis...Retorne pela ponte Birzhevoy e siga para a ponte Dvortsovy, a ponte do palácio. Ali você estará de volta ao jardim e a Praça do Palácio, onde no meio dela se ergue a monumental Coluna de Alexandre, com seus quase 48 metros de altura! Combina muito com a cidade! E ali perto, a incrível Catedral de São Isaac, com uma cúpula dourada de mais de 25 metros de diâmetro.

Se for primavera, você ainda poderá ver as altíssimas russas com seus noivos, a bordo de ...limusines!

Tudo grande, assim como a emoção de visitar essa cidade!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -




Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados