E do outro lado do Rio Nilo, exatamente do lado oposto aos templos, fica o Vale dos Reis. Ali estão as tumbas dos faraós. Algumas são visitáveis outras não... Mais adiante, o impressionante Templo de Hatshepsut, a que foi a única mulher a ser faraó. Conforme vai-se aproximando do templo, você percebe sua grandiosidade e beleza. Um lugar que me pareceu ter surgido das entranhas da montanha que o cerca. Surpreendente ver aquela construção em níveis diferentes formando grandes terraços horizontais... quase uma aparição!
Começando por Tel Aviv, visitaremos as cidades e os lugares bíblicos mais importantes de Israel como Nazaré, Tiberiades, Galiléia e Vale do Jordão. Em Jerusalém nos esperam atrações como Santuário do Livro no Museu de Israel, Yad Vashem, museu em memória as seis milhões de pessoas vítimas do Holocasuto, Igreja de São João, Muro das Lamentações, Via Dolorosa, Igreja do Santo Sepulcro e o Túmulo do Rei Davi.
Em Tóquio - "um bom lugar para estar e ver essa multiplicidade de estilos é em Harajuku, um bairro bastante animado com a badalada Avenida Omotesando, cheia de cafés, lojas e restaurantes. Se cansar, procure o parque Yoyogi perto dali, que além de lago, flores e músicos eventuais, tem uma das entradas (localize o “torii”) para o templo Meiji. Para compartilhar de um gesto tão japonês, me reverencio a toda beleza dessa cidade e de seu povo..."
O Munich Residenz foi a residência dos reis durante muitos anos. Da esplendorosa ala do Tesouro logo na entrada, ou quando se deparar com o Antiquarium que é o salão das antiguidades, não há como não deixar-se impregnar de tanta beleza e querer apreciá-las com calma e esquecer por um momento que se tem que seguir adiante... Floresta Negra, é uma das paisagens turísticas mais atrativas em uma das mais belas e românticas regiões da Alemanha...
Desde o estreito do Gibraltar até Mauritánia, a natureza fez de Marrocos um dos países mais lindos do mundo. Marrakech, teve o privilegio dar o seu nome a todo país. A Praça de Jamaa al Fna situada entre a Medina e Koutoubia, apresenta um espetáculo mágico ao ar livre ao entardecer. E Fez vai lhe transportar para um mundo que surgiu nos primórdios da era cristã, com suas mesquitas antiquíssimas, o mercado e suas ruelas labirínticas com intenso tráfego de pessoas, animais e carroças...
Se desejar muita cultura e arte, cada esquina dessa cidade vai lhe satisfazer. Mas minha dica nesse quesito, é uma visita ao Museu Arqueológico, que está próximo a Santa Sofia. É um museu dedicado às civilizações antigas, onde você poderá ver por exemplo, o sarcófago de Alexandre o Grande... Na Capadócia os afrescos das igrejas rupestres foram pintadas entre os séculos IX e XI. A igreja de Fivela "Tokali Kilise" é a maior da região com afrescos do século X, representando cenas do Novo Testamento.
Um dos programas mais interessantes de serem feitos em uma visita aos EUA, é um circuito pelos seus parques nacionais do oeste. E são tantos e cada qual com características tão peculiares e impressionantes. O Gran Canyon é uma imensidão de rochas avermelhadas esculpidas por eventos geológicos por centenas de milhões de anos. E nos vemos diante do espetacular Bryce Canyon. Uma espécie de “Capadócia” americana, onde as formações das rochas nos remetem a figuras de animais, pilares, torres e arcos, em um sem fim de “esculturas” coloridas.
Parque Kruger, um dos parques naturais mais importantes do mundo. Um impressionante paraíso ecológico. Surpreendente! Mpumalanga, conta com autênticas maravilhas naturais como o “Canhão do Rio Blyde” ou o “Vento dos Deuses”, as Cataratas MacMac e o encantador povoado de “Pilgrim´s Rest”. Cidade do Cabo, sem duvida uma cidade encantadora. A alguns quilômetros podemos desfrutar de pingüins, focas, baleias próximo ao mítico Cabo de Boa Esperança.
Uma viagem que nos leva às principais atrações do Uzbequistão com possibilidade de extensão para o Vale da Ferghana. Samarcanda, a cidade da Ásia Central que mais fascinação causou ao longo dos séculos, foi conquistada por Alexandre o Grande, admirada por Marco Pólo e foi a capital do Império do Tamerlão , também conhecido como o “Grande Timur” que a converteu na capital do seu vasto império e no centro do universo. Na época, os arquitetos e artistas de toda a Ásia foram levados para esta cidade que criaram um estilo arquitetônico que se estendeu por toda a região.
Um circuito que oferece a possibilidade de ver as cidades mais significativas da China Imperial como Pequim, Xian e Shanghai e conhecer seus costumes e tradições. Chegar à capital chinesa é impactante. Andar pelos imensos espaços da Praça Vermelha ou Tian’anmen, e em seguida adentrar a Cidade Proibida, parece ser ingressar diretamente na história antiga, mas também recente da China...