Informações sobre a Costa Rica
Panamá, El Salvador e Nicarágua



Costa Rica
Ecossistemas na Costa Rica
Zona de vida
Na Costa Rica há 12 áreas de vida, que foram definidas, utilizando o sistema desenvolvido por L. R. Holdridge, que levantou sua avaliação, dando importância primordial à temperatura e precipitação, e considera a flutuação e a distribuição destes dois fatores climáticos os principais determinantes da vegetação global. Em todas as nossas rotas você passará por alguns destes ecossistemas e entenderá que vale a pena saber algo sobre eles. Segue algumas explicações de onde estão:

Floresta Tropical Úmida
É a segunda maior zona de vida e mais rica em espécies. Tem duas grandes áreas: a Sarapiqui Tortuguero e as planícies ao redor do Golfo Dulce. As árvores do dossel são 45-55 metros de altura, de coroa redonda em forma de guarda-chuva e troncos lisos que chegam até 30 metros de altura e que podem chegar a 1-2 metros de diâmetro. As árvores são de 10 a 25 metros de altura, vidros estreitos, cônicos e troncos finos.

Floresta Tropical Muito Úmida
Possui três áreas: o Vale do General, Turrialba e os contrafortes mais baixos do Vale Central. As árvores do dossel atingem 30 a 40 metros de altura, os sub-bosques são de 10 a 20 metros de altura, arbustos 2 a 3 metros e o solo está completamente descoberto. Existem epífitas, mas não são muito comuns e não há uma espessa camada de musgo.
 
Floresta Tropical Seca
Ocupa a maior parte da Península de Guanacaste. É cercada por uma franja de variáveis florestas em transição, entre fresco e úmido, que existem ao redor do Golfo de Nicoya e ao longo da costa do Pacífico. A floresta tem dois tipos de árvores. Aquelas que alcançam o dossel tem entre 20 e 30 metros de altura, com troncos grossos e curtos e árvores que ocupam o sub-bosque, que são de 10 a 20 metros de altura com finas, troncos retorcidos e copas pequenas.

Floresta Tropical Úmida
Este tipo de floresta é restrito a duas bacias: Vale Central e Vale de São Ramon, sendo a zona de vida mais alterada, pois não há áreas significativas de florestas primárias. As árvores do dossel são na sua maioria caducifólias na estação seca, tem cerca de 25 metros de altura, com copas largas, planas e tronco relativamente curto. As árvores do cerrado são de 10 a 20 metros de altura.

Dossel
Refere-se à cobertura formada pela folhagem das árvores e arbustos. É a altura de referência entre as copas das árvores e o solo.

Tropical
Esta é a zona de vida mais ampla, sendo muito bem definida na costa do Pacífico do Sul do país. Este tipo de floresta é semi-decídua, alta, e de muitos estratos. As árvores do dossel são de 40 a 50 metros de altura, a maioria de largura e copos altos com caules finos. As árvores de sub-copa são de até 30 metros de altura e são geralmente coroa estreita. As árvores do cerrado são de 8 a 20 metros de altura com copas redondas e cônicas.

Atividades Ecológicas na Costa Rica
Caminhadas
Caminhar por entre os vales e caminhos escondidos que se formam em todos os parques Nacionais da Costa Rica, descobrir essas antigas trilhas virgens de pastores e animais que hoje quase ninguém passa. Ver onde poucos espiam a magnificência da natureza e suas vistas fantásticas a fim de descobrir a face oculta deste paraíso intocado.

 
Rafting
O rafting surgiu da necessidade de explorar os grandes rios da América do Norte no século XIX, e consistia em quatro tubos de borracha inflado ligados por um piso de madeira. A partir da década de 70 tornou-se uma atividade recreativa e desportiva que tem se destacado ao longo dos anos.
Hoje é uma divertida atividade que se pode desfrutar na Costa Rica. O único problema é que o rio só permite essa atividade nos meses de maio a outubro, quando há chuvas ou o derretimento da neve, tornando-se navegáveis.

Tirolesa
Delicie-se e desfrute de uma nova sensação: A tirolesa. Deslizar através de um fio entre dois pontos, geralmente duas árvores com uma inclinação mínima e em alturas diferentes, será sem duvida, uma experiência inesquecível, asseguramos que quem experimenta deseja repetir pelo simples fato de sentir-se livre.

Parques Nacionais e áreas protegidas
Parque Nacional Tortuguero
O parque mais emblemático do país. Situado na costa do Caribe, foi criado em 1975. É atravessado por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis de grande beleza. É conhecido como o "Amazonas da América Central." É o mais importante da América Latina para a nidificação de tartarugas que vêm para colocar seus ovos em suas costas anualmente. É o lar de centenas de animais: tartarugas, peixes-boi, jacarés, onças, bicho preguiça e guaxinins. É um dos principais atrativos.
Nota Importante: Os programas que incluem Tortuguero possuem alojamentos ou abrigos que são construídos no meio do habitat natural, dispõem de instalações básicas e necessárias, oferecendo um nível de conforto notável e mais que suficiente. O custo da caminhada opcional pela noite para ver as tartarugas em Tortuguero, não está incluído e deve ser pago à chegada por lei. O máximo permitido em um avião para Tortuguero é de 10 kg. por pessoa. A caminho de São José / Tortuguero, o café da manhã será na rota e não no hotel.
 
Reserva Florestal de Monteverde
Famosa por suas florestas de nuvens, esta área foi criada para proteger a flora, fauna e recursos hídricos da área e realizar estudos científicos e programas de educação ambiental. 
 


viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica
viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-costa-rica-pacotes-costa-rica viagens-panamá-pacotes-panamá viagens-panamá-pacotes-panamá viagens-nicarágua-pacotes-nicarágua

Existem duas reservas: Reserva Florestal Nebulosa de Monteverde, que é o original e a nova Reserva Florestal Nebulosa de Santa Elena. Nelas foram observadas 450 espécies de aves nativas somados aos que migram para a América do Norte. Os quetzais resplandecentes estão em vários locais. 120 espécies de anfíbios e répteis, 490 borboletas, 100 mamíferos, alguns animais como onças e jaguatiricas estão ameaçadas.

Parque Nacional Manoel Antonio
Está localizado na província de Puntarenas, a157 km ao sul de São José e foi fundada em 1972. É o menor do país, com a presença do maior fluxo de turistas à procura de praias e vegetação exuberante. Localizado na floresta muito úmida tropical. Ele tem uma flora abundante e onde vivem 109 espécies de mamíferos, entre as mais importantes estão o guaxinim, a preguiça, macacos-prego e porco-espinho, o bugio e o esquilo. Você pode desfrutar de um mergulho no mar na bela praia Espadilha do Sul.
É, entre todos os parques, o que possui a melhor mistura tem praias de areia branca e águas cristalinas. A estadia em Manuel Antonio é especial.

Praias da Península de Guanacaste e Área do Pacífico
Costa Rica tem várias praias, águas transparentes e cristalinas de cor turquesa. Em nossa programação, incluímos algumas das áreas estão especialmente adaptadas para receber turistas que querem encontrar toda a beleza que se pode imaginar. Para este fim, incluímos estâncias em praias como Praia Flamingo, Praia Charmosa, Praia Conchal e Antonio Manuel, onde temos a certeza que não irá decepcionar ninguém durante um merecido descanso.

Desova da Tartaruga Verde
De julho a outubro o Tortuguero é considerado o mais importante sítio no oeste do Caribe para a desova da Tartaruga Verde, além de outras espécies, que vêm para depositar seus ovos em suas costas anualmente.  

Parque Nacional do Vulcão Arenal
Criado em 1991, protege importantes espécies de flora e fauna características da floresta tropical de montanha e de florestas de nebulosas de grande valor científico e turismo. Assim como, a área do vulcão Arenal, um dos mais ativos que expulsa lava a 1.633m desde 1968. Com as fontes termais, na base do vulcão, constitui uma das principais atrações do país. O ambiente agradável da região e as águas termais do Vulcão Arenal é uma obrigação para qualquer visitante. Não perca as erupções e pores do sol sobre o vulcão.

O que é importante saber para escolher um transporte em sua viagem pela Costa Rica?
Em toda a nossa programação, na Costa Rica, geralmente usamos dois sistemas de transporte que entendemos ser essencial entre as cidades, que são, em cada caso, o seguinte: Ônibus regular: Serviço de mini ônibus / ônibus de turismo com motorista. Confortáveis e operam entre a maioria das grandes cidades, com horários flexíveis pré-determinados, serviço de Hotel-Hotel, a um custo razoável.

Nicarágua
Nicarágua, o maior país da América Central, é definitivamente a terra das cidades coloniais, lagos e vulcões. Leon, uma cidade colonial e centro histórico da cultura de Nicarágua, surge do passado como a cidade da cultura e da literatura, onde nasceu e morreu Rubén Darío, cujo museu podemos visitar. Granada, uma cidade colonial sobre o lago Nicarágua e a mais antiga do país, tem sido desde o século XIX, a mais produtiva e o motor da economia, principalmente devido à sua localização estratégica às margens do lago. Este canal foi usado pelos espanhóis para levar e trazer mercadorias. O Lago Nicarágua, agitado por vulcões e lendas, é o segundo maior lago da América depois do Lago Titicaca, sendo uma das grandes jóias da América Central. Em suas águas brilhantes, reflete a encantadora cidade colonial de Granada, no centro, e conhecida por suas ondas e os tubarões de água doce, na ilha vulcânica de Ometepe. Rica em história, seu passado recente, a torna uma grande descoberta para os viajantes.

El Salvador
El Salvador, ao longo do Pacífico, oferece aos viajantes um caldeirão de cultura e paisagem. Muitas civilizações ameríndias se espalharam em El Salvador atual, muito antes da conquista espanhola no começo do século XVI, onde a região estava povoada principalmente por Pipils, índios de língua náuatle, durante sua conquista em 1524 pelo espanhol Pedro de Alvarado. Com mais de 300 km de litoral, rios e lagos pitorescos, El Salvador mantém seus costumes e modos de vida. Como expoente cultural, não perca a recente descoberta de a “Jóia de Ceren”, ruínas de uma vila destruída pela erupção do vulcão Loma Caldera em 600 dC, e que mostra a arquitetura doméstica dos habitantes que tiveram que abandonar o lugar, deixando para trás pertences e posses que explicam como viviam.

Panamá
Panamá talvez seja o único país que pode oferecer tudo que um viajante procura. Sua população é constituída pela maior diversidade de grupos humanos, divididos em planícies afro-coloniais de um lado e os índios nativos de outro lado, como são os Cuna, Emberá, Wounaan, Bokota, Teribe. O próprio país é uma mistura de natureza virgem, como a selva de Darién, ainda inexplorado na sua totalidade e que divide o Panamá da Colômbia, juntamente com a bela cidade colonial do Panamá, com seus edifícios históricos. Além disso, devemos mencionar a obra-prima da nossa época contemporânea, o Canal do Panamá, que liga os dois oceanos. Sem dúvida, essa mistura, será um bom motivo para viajar ao Panamá e desfrutar do paraíso.

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados