EGITO
 

 "O PAÍS DOS FARAÓS"

 

Egito, destino obrigatório para todo grande viajante que quer guardar em sua bagagem particular, é um dos países mais sonhados. 5000 anos de história nos esperam para nos mostrar seus mais fascinantes tesouros. Imprescindível viagem para o conhecimento do Mundo Antigo, que perdurará para sempre em nossa mente como uma inesquecível recordação.
A grande metrópole que representa o Cairo, atual capital do Egito, a cidade mais populosa do continente africano com seus 18 milhões de habitantes, nos permite, como primeiro ponto de aproximação do Mundo Antigo, conhecer as impressionantes Pirâmides do planalto de Gizé, protegidas pela espetacular Esfinge, com corpo de leão e cabeça humana, a semelhança do faraó, que nos dão boas vindas a este maravilhoso e milenário país.

 

O Cairo
Foi nomeada a capital do império em Menfis. Podemos hoje em dia desfrutar de uma das 7 maravilhas do mundo antigo. As Pirâmides de Gizé.
Na esplanada de Gizé se ergue o mais universal dos complexos funerários: As Pirâmides. A maior, a Pirâmide de Quéops, foi construída com seis milhões de toneladas de pedra. A Pirâmide de Quéfren nos dá a melhor imagem do império mortuário do Império Antigo. A Pirâmide de Miquerinos é a menor do trio de Gizé e a última grande pirâmide desta época. E por ultimo a Esfinge, a maior entre muitas localizadas no Vale do Nilo, sendo a única na necrópole de Gizé. Esculpida seu rosto a imagem do faraó e com corpo de leão. A necrópole de Sacara, com a Pirâmide Escalonada do rei Zoser e algumas das mais bonitas mastabas no complexo funerário. O Museu de Antiguidades, que logo se trasladará a uma nova localização fora do centro da cidade, nos deslumbra com os tesouros faraônicos e especialmente com o de Tutancâmon. No bairro copto do Cairo se encontram igrejas tão antigas como a de São Sergio, do século IV. Os monumentos islâmicos e mesquitas do Cairo têm um destaque extraordinário: Mesquita de Alabastro situada na Cidadela, Mesquitas do Sultão Hassan e de Ibn Tulun, assim como o Museu de Arte Islâmico. O bazar de Khan el Khalili é um dos mercado orientais mais animados e oferece em sua grande variedade de tendas desde o mais típico até o mais valioso e original em metais e pedras preciosas; em seus cafés, onde se pode fumar uma sisa, a animação dura até altas horas da noite.

 

Alexandria
Segunda cidade do Egito e um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. Célebre por seu Farol de mais de 140 m de altura, considerado como a 7ª maravilha da antiguidade, catacumbas, coluna de Pompeio, Museu Greco-Romano e a Biblioteca.
     
Luxor
Luxor
foi a capital do Império Novo. O complexo de Amón-Rá em Karnak constitui o monumento egípcio mais importante do Egito. Karnak, com sua grandiosa Sala Hipóstila, com 134 colunas de 10m de circunferência, pilões, obeliscos e templos menores dão acesso ao grande Lago Sagrado.Templo de Luxor foi construído por Amenhotep III e Ramsés II e ambos estavam unidos na antiguidade pela avenida das esfinges. Na costa oeste se encontra a Necrópole de Tebas com: O Vale dos Reis, Vale dos Nobres, o templo da Rainha Hatshepsut, templo de Medinat Habu e os Colossos de Memnon.

 

Dendera
O Templo de Dendera, dedicado à deusa Hathor, deusa do Amor e da Felicidade.
Foi construído no final do período Ptolomeu. O conjunto abrange o Grande Templo de Hathor, o Minimisi, o Lago Sagrado, o pequeno Templo de Isis e a Igreja Copta.

 

Edfu
A cidade de Edfu está situada a 115 km de Luxor. Nela se encontra o templo de Horus, o segundo maior e o mais bem conservado do Egito. Seus muros cobertos de inscrições são uma interminável fonte de informação para os especialistas em egiptologia.

 

Kom Ombo
Situada a 55 km de Aswan. Em Kom Ombo se encontra o templo ptolomaico dedicado aos deuses Haroeris e Sobek. Em seu interior se guardavam numerosas múmias de crocodilos e se podem ver hieróglifos muito bem conservados, entre eles uma perfeita descrição dos utensílios de medicina e um nilômetro.

 

Assuão
A bela e romântica cidade de Assuão é a porta de entrada para o deserto e ao país de Núbia. Com a magnífica vista sobre as verdes margens do Nilo e o amarelo dourado das areias do deserto, um espetáculo para os olhos. Estilizadas faluas sulcando as tranqüilas águas do Nilo. Assuão esconde uma das maravilhas desse país, “a Jóia do Nilo” como era conhecido na antiguidade o Templo de Philae, situado na Ilha do Lago e dedicado a deusa Isis.
 
Abu Simbel 
A 280 km ao sul de Assuão, nos encontramos com o majestoso Templo de Ramsés II e o menor dedicado a sua esposa Nefertari. Ambos os templos foram salvos das águas da Represa do lago Nasser em sua construção pela UNESCO e trasladados ao lugar em que atualmente se encontram.

 

Formato da excursão:
De avião: o tempo total de duração desta visita desde o momento da aterrissagem em Abu Simbel é de no máximo 2 horas, sendo o traslado desde o aeroporto de ônibus regulares propriedades da Companhia Egyptair (único possível).
Uma vez nos Templos, o guia dará a explicação fora dos monumentos, e os clientes entram a sós aos mesmos. Medida aplicada pelas autoridades para evitar aglomerações e danos aos relevos dos templos.

 

Luz e Som em Abul Simbel: Este espetáculo está incluído em todos os programas que incluam cruzeiro pelo Lago Nasser. O espetáculo está sujeito a um mínimo de pessoas assistindo, não só de uma determinada agência, destinada ao conjunto de visitantes, ficando sempre a reconfirmação final por parte da companhia organizadora do espetáculo.

 

Sinai
Mosteiro de Santa Catarina está situado ao pé da montanha onde se afirma que Moisés recebeu as Tábuas da Lei. Construído no séc. VI, seus grandes muros preservaram suas construções e tesouros. Sua igreja, a Lebrería, sua impressionante capela-ossuário e a coleção de ícones.

 

Hurghada 
Hurghada se encontra a 300 km de Luxor, situada sobre a costa do Mar Vermelho, devido a sua grande qualidade e sua ampla gama de modernos complexos hoteleiros, resorts e hotéis onde podem ser desenvolvidas várias atividades, como snorkel, esportes aquáticos e safáris pelo deserto, combinando os jeeps com passeios de camelo.

 

Sharm  El  Sheikh 
Está situado na península de Sinai, este internacionalmente conhecido enclave que nos oferece a possibilidade de praticar mergulho ou snorkling em um dos lugares mais atrativos do mundo, com os melhores fundos marinhos para os amantes do mundo submarino. Uma maravilha natural que lhe surpreenderá. Outro atrativo é o Mosteiro de Santa Catarina aos pés do Monte Sinai.

 

É importante saber:
Moeda
A Libra Egípcia é a moeda oficial no Egito. Divide-se em 100 piastras. Equivalente a 1€. = 8 Libras Egípcias aprox.
É interessante ir cambiando à medida que se vá necessitando. Recordamos que no Egito só existe o cambio oficial, e ao fazer seu câmbio em alguma entidade bancária, deve-se guardar o recibo em caso de necessidade de voltar a converter para sua moeda, na hora de seu regresso. O Euro pode ser trocado em todos os bancos.

 

Documentação
Necessário passaporte com validade mínima de 6 meses e visto obrigatório para cidadãos brasileiros.
Comprovante de vacinação contra febre amarela.

 

 

 

Egito a
Egito a Egito b Egito c Egito d Egito e Egito f Egito g Egito h Egito i

Fotos: Angela Güzey
 

Clima
No Egito podem se destacar áreas muito diferentes quanto ao clima. A zona norte com clima mediterrâneo e a zona sul, com clima desértico. 

O verão é longo e caloroso com temperaturas que oscilam entre 18 e 35ºC em média, enquanto as noites são frescas. Os invernos são suaves.

Eletricidade
Nos hotéis assim como a bordo dos barcos a corrente elétrica é de 220 Volts. As tomadas são do tipo europeu. Ainda sim é aconselhável levar um adaptador.

 

Roupa
Dadas as temperaturas, é recomendável levar sempre roupas de algodão, facilmente laváveis, e alguma jaqueta ou suéter para as noites e para o ar condicionado.
Não se esqueça de levar um guarda-sol, para proteger-se do sol, assim como óculos escuros e um bom protetor solar, já que em nossa viagem o sol será mais um componente, evitando assim queimaduras importunas.
Nos cruzeiros normalmente não é obrigatório uso de paletó e gravata para os homens, mas é obrigatório se desejam entrar em algum restaurante dos hotéis de luxo no Cairo, assim como para mulheres roupas mais adequadas.

 

Segurança
25.02.2011 - Após a saída do presidente Mubarak, a situação é estável. Todos os monumentos e sítios arqueológicos reabriram.

 

Compras
Artesanato, como peças de ouro e prata, trabalhos em cobre, trabalhos feitos com turquesa, lápis-lázuli. As tradicionais chilabas e tecidos de algodão, no Egito há uma boa qualidade deste material.
Papiros com desenhos de relevos mais clássicos, encontrados nas tumbas ou edifícios.

 

Gastronomia
A gastronomia no Egito é uma mistura das cozinhas mediterrânea e africana. Com a mistura de temperos se faz uma cozinha muito saborosa. As verduras são muito utilizadas nas preparações como:
A folha de couve recheada de carne e arroz, muito saborosa, abobrinha recheada de carne, berinjelas muito utilizadas como pisto, etc. O cordeiro é um dos pratos mais populares do país, não deixe de provar o Kebab, cordeiro muito condimentado e cozido na brasa, igual à carne de novilho ou filhote de cabrito.
O pescado na grelha é outro dos pratos mais saborosos. Entre as infusões mais utilizadas no Egito, destacamos a parte do chá, o cardamomo e a tamarindo, a infusão de "Karkade" (flor de hibisco seca) fria ou quente.
A confeitaria é muito doce, já que predomina o uso de mel e dos frutos secos, sobretudo pistache.

 

Exclusa de Esna
No Nilo existe a exclusa de Esna para o intercâmbio de nível das águas e que é cruzada por todas as embarcações em seus itinerários. Todos os anos durante os meses de Junho (15 dias) e Dezembro (15 dias) a esclusa é fechada para limpeza, manutenção e revisão técnica. Sujeito a decisão das autoridades.

 

Recomendações
Beber água mineral com regularidade, sobretudo nos meses de verão.
Não se aconselha tomar bebidas frias depois de excursões expostas ao sol, sobretudo nos meses de maior calor. É aconselhável romper a sede com bebidas mornas tipo chá ou sucos.

 

Desconto para crianças
Crianças compartilhando habitações com 2 adultos (máximo 1 criança por habitação) de 2 a 11 anos completos (prévia apresentação da certidão de nascimento ou documento que comprove a idade da criança).
Consultar desconto em função dos programas.

 

Guias
Nossos guias são especialistas e qualificados egiptólogos, com experiência no trato com clientes de América Latina,  a maioria com conhecimento de espanhol, e alguns de português.
Nossos programas têm incluído guia local que fala espanhola durante as visitas do cruzeiro pelo Nilo e durante as visitas no Cairo e Alexandria.
Durante sua estadia na área do Mar Vermelho, Sharm El Sheikh/Hurghada e outras não têm incluído o serviço de guia. Nos cruzeiros do Lago Nasser, o serviço de guia para grupos de menos de 10 pessoas é fornecido pelo próprio barco.


Importante
O preço das excursões opcionais é aproximado. Todas elas podem ser adquiridas no lugar de origem ou destino.
Para tirar fotografias ou fazer filmagens na maioria dos templos e no Museu de Arte Faraônico, é necessário o pagamento de uma taxa. A importância a pagar em cada local está claramente especificada no local e é controlado pelas autoridades, variando de um lugar para outro.

 

Hotéis
As autoridades turísticas do país são os que atribuem as diferentes categorias tanto de hotéis como de embarcação. De qualquer modo a categoria turística oficial as vezes não coincide com o que nós consideramos dentro da mesma categoria havendo sensíveis diferenças. Pela nossa opinião profissional, qualificamos as seguintes distinções
5* Standard
5* Luxo Superior
5* Luxo Especial
Tipo de apartamento: apartamento duplo com 1 cama de casal ou com 2 camas. Apartamento triplo não existe como tal, sendo um apartamento duplo para uso triplo. Uma ou duas camas + uma cama extra (ou sofá cama). Nas cabines das embarcações se recomenda sempre pedir cabine dupla e individual, dado que o espaço não é muito grande.O tipo de apartamento utilizado como base dos programas é standard. Qualquer outro tipo estará sujeita a condições especiais de preços e a confirmação final do serviço solicitado. A designação das cabines sempre se realiza no destino, sendo ajustada na chegada da embarcação, podendo ser acomodada em um dos três andares das embarcações, alta, média e baixa, indistintamente. É proibido fumar a bordo, sendo permitido somente na coberta, por motivo de segurança. Nas embarcações o horário de entrada “check in” das cabines é normalmente às 14:00h. O horário de saída “check out” das cabines é às 7:00h.A ordem de visitas está sujeito a operatividade das mesmas, sendo possível sua modificação sem que por ela se perca o interesse turístico da viagem. Cafés da manhã, almoços e jantares incluídos estão sujeitos aos horários de vôos que permitam realizar esse serviço, dentro dos horários de funcionamento dos restaurantes e embarcações.

 

Gorjetas
No Egito, como em todo Oriente Médio, é costume dar gorjeta, e é de uso freqüente em todas as atividades sociais. Todos aqueles chamados para prestar um serviço esperarão que vocês continuem com a tradição. Nos cruzeiros é um costume obrigatório depositar no último dia gorjetas para todo o staff do barco e para o guia.
A gorjeta é um complemento dos ingressos do pessoal do setor turístico.
Para sua informação, detalhamos aproximadamente o valor das gorjetas em função do programa: uma média de US$ 40 por pessoa por dia. Ex.: Programa de 8 dias: US$ 40

Links Relacionados
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados