INFORMAÇÕES SOBRE PERU

 

República do Peru

 

Capital: Lima

 

Idiomas

Os idiomas oficiais são o espanhol  (80% da população), o Quéchua (região andina ou serra) e o Aymara (zona altiplânica de Puno). Além destas, existem perto de 50 línguas nativas. É possível comunicar-se em inglês com as pessoas que prestam serviços turísticos como guias, pessoal de agências de viagem e estabelecimentos de hospedagem  de três, quatro e cinco estrelas.

 

O Peru é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil, pela Bolívia e pelo Chile e a sul e oeste pelo Oceano Pacífico.

 

Fuso Horário: UTC -5


Código Telefônico: 51
 
Moeda
A moeda oficial do Peru é o Nuevo Sol (S/.). O dólar norte-americano é aceito em alguns estabelecimentos comerciais, restaurantes e estações de serviço ao câmbio do dia.
É possível trocar moeda estrangeira (US$ e €uros) em hotéis, bancos e casas do câmbio autorizadas. Nas principais cidades do país há caixas automáticos que aceitam diversos tipos de cartões. Os cartões de crédito de maior aceitação são American Express, VISA, Diners e Mastercard. Para utilizar é indispensável à apresentação de algum documento de identidade. O uso de travellers checks é limitado, por isso é recomendável consultar no estabelecimento sobre sua aceitação antes de comprar ou consumir.

 

Vistos Consulares

Brasileiros estão isentos de visto à turismo ou negócios para permanência de até 90 dias. Brasileiros podem embarcar com o passaporte original, com validade mínima de 6 meses OU apenas com a Carteira de Identidade ( RG) original em bom estado de conservação e emitida há menos de 10 anos. Para viagens por período de permanência superior,  por outros motivos, necessário visto de entrada.Não é permitido exercer atividade remunerada dentro do Peru, quando se viaja a turismo ou negócios.

 

Embaixada do Brasil em Lima
Av. José Pardo, 850 – Miraflores
Lima - Peru
Tel: (51 1) 5120830
Fax: (51 1) 445-2421
e-mail: consular@embajadabrasil.org.pe
site: http://www.embajadabrasil.org.pe/

 

Embaixada da República do Peru em Brasilia - DF
SES Avenida das Nações quadra 811 lote 43
CEP: 70.428-900 - Brasília / DF
Tel: (61) 3242-9933 / 9435 e 3443-2953
Fax: (61) 3244-9344
E-mail: embperu@embperu.org.br
Site: http://www.embperu.org.br/

 

Consulado-Geral do Peru em São Paulo - SP 
Alameda Campinas, 646 - 4º Piso - Ed. Conquista - Cerqueira César
CEP 01401-001 - São Paulo - SP 
Telefones  (11) 3287-5555
Fax  (11) 3142-9595
e-mail:  contacto@consuladoperusp.com.br
site:  http://www.consuladoperusp.com.br/

 

Dicas Úteis
O que quer levar?

Independentemente da época do ano e lugar visitado é aconselhável que durante sua estada no Peru leve consigo roupa de abrigo, calças cômodas, camisetas de algodão, sapatos de montanha, calçado esportivo, um protetor solar e um chapéu.

 

Saúde
Recomendamos que se proteja das picadas de mosquitos: vacinação preventiva contra a febre amarela, e uso de repelentes e medicamentos. Consulte com o seu médico antes de viajar.

Se viajar a serra, para evitar o mal-estar da altura ou soroche, descanse no primeiro dia de sua chegada. Consuma comidas leves, beba bastante liquido e leve sempre bala de limão. Se você sofre do coração, consulte o seu médico antes de viajar.

Se viajar a selva, é obrigatório ter a vacina da febre amarela com no mínimo 10 dias de antecedência de sua viagem.

Para evitar infecções gastrintestinais, recomendamos ter cuidado com os alimentos crus. Tome água engarrafada ou previamente fervida e evite consumir alimentos vendidos por ambulantes.

 

Segurança
As precauções que deve tomar no Peru são as que tomariam em qualquer outro destino turístico do mundo, como não descuidar de seus pertences em lugares públicos ou evitar os lugares desertos a noite.

 

Serviços Turísticos     
Alojamento

As opções de hospedagem são múltiplas e variadas, desde hotéis cinco estrelas, até pousadas, albergues e casas de famílias autorizadas pela Direção Nacional de Turismo. Recomendamos reservar o alojamento com antecedência. A maioria deles conta com fax e correio eletrônico para realizar este trâmite.

 

Restaurantes
A cozinha peruana caracteriza-se por uma grande variedade de pratos típicos da costa, serra e selva. Há desde sofisticados restaurantes até aqueles bem simples e baratos, onde poderá descobrir essa mistura de sabores. Alguns pratos podem ser picantes ou muito condimentados, por isso recomendamos que se informe antes de os pedir.

 

Transporte Aéreo
Existem vôos domésticos desde a cidade de Lima aos principais destinos turísticos do país.
Cada aeroporto cobra pelo uso de suas instalações uma Tarifa Única de Uso Aeroporto – T.U.U. A, que não está incluída na passagem aérea e deve ser pago em dinheiro antes de abordar o vôo. Varia conforme a cidade de embarque e também é complicado para os menores de idade.

 

Aluguel de Automóveis
No Peru operam as principais cadeias de aluguel de automóveis do mundo. Por causa da acidentada geografia do país, os veículos tipo (4×4) são os mais solicitados.

Para dirigir no Peru, leve consigo a Carteira Nacional de Habilitação, cópia de seu passaporte, a documentação do veículo e, se for alugado, o contrato de aluguel. A Carteira Nacional de Habilitação Internacional tem validade por um ano.




peru-bolivia
peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia peru-bolivia


Informações Gerais

Há para ver para crer. Abrir os olhos, despertar de repente em Machu Picchu, cidade eterna, declarada agora como uma das maravilhas do mundo moderno, é um sonho que toda pessoa deveria cumprir. Como plantar uma árvore, escrever um livro, e ter um filho... conhecer Machu Picchu. Um país com 10 mil anos de história. Foi sede do fabuloso império Inca. Mas muito antes disso, milionárias civilizações legaram ao mundo soberbas mostras de um passado glorioso como Caral; as tumbas reais de Sipán, o enterro faustuoso da América; as enigmáticas linhas de Nasça; e a importância fortaleza de Kuélap. Uma das nações mais mega-diversas do planeta. Com 84 das 117 zonas de vida. Onde se pode  passar de um sólido deserto a vertiginosas montanhas e a uma selva exuberante em um só suspiro. Um território requintado,  com uma cozinha que já deu um grande salto a alta gastronomia. Um arco- íris se sons, sabores e cores que se manifestam em 91 línguas indígenas ainda em uso, milhares de danças e ancestrais instrumentos musicais que se deixam ver e escutar em grandes festas e procissões.

Um destino que guarda infinitos destinos, para fazer todo tipo de percursos e pacotes turísticos únicos e originais. O lar de milhões de pessoas que esperam com braços abertos a sua visita. 

                                                                         

Lima

“Descubra todas as cidades que há em Lima, onde convergem os rostos, as culturas, as festas e os sabores do Peru”. Lima é uma cidade onde a comida é uma religião, e, seus templos, divertidos restaurantes que apresentam comida à base de peixes e frutos do mar, comidas da Amazônia, dos Andes, e da fusão de outras comidas do mundo.Lima é uma cidade divertida, antiga, hospitaleira, e gourmet. Foi à jóia mais apreciada das colônias da Espanha, e durante trezentos anos a cidade mais rica da América. Pela falta de palácios para os seus reis, floresceram  igrejas que guardam valiosas coleções de artes e mansões para os nobres. Declarado em 1991, pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, o centro histórico de Lima pode ser, para além dos títulos, um lugar muito estimulante. Além disso, Lima é uma cidade com fabulosos museus que guardam o ouro e a prata das fascinantes culturas pré-hispânicas. Por outro lado, em Miraflores, as margens do Pacífico, de frente ao mar e a modernidade,  levantam-se edifícios lustrosos e vanguardistas, e impecáveis centros comerciais, assim  como também podem ser aparecidos em San Isidro, os lindos bairros residenciais, grandes parques arborizados, e gente conversando animadamente em restaurantes ao ar livre. Os arredores de Limas são excepcionais. Com expedições que partem do Callao para observar os lobos marinhos e fauna esvoaçante que alvoroçam as ilhas Palamino, enquanto que outros grupos mais audazes saem para divisar baleias na base continental. Em direção ao sul se erige Pachacámac, um lindíssimo santuário pré-hispânico que foi o lugar de peregrinações  do antigo Peru. E ao norte da capital se estira Caral a cidade mais antiga da América, construída há 5 mil anos.

 

Selva Central: Junín e Pasco
“Percorra caminhos que conduzem à exuberante selva peruana. E desfrute dos contrastes de sua fantástica geografia”.O caminho em si é muito interessante, mas não há aeroporto comercial nessa região. Somente a duas horas de Lima podem ser aparecidos os nevados e as lagoas da cordilheira de Ticlio, depois se passa por Tarma, denominada a “Pérola dos Andes”, e se cruzam campos de flores para, finalmente, vencer os últimos contrafortes da cordilheira e descender decididamente ao chamado Valle de Chanchamayo. Alegres e tropicais, os povoados de San Ramón e La Merced, brindam uma chegada inconfundível ao Valle de Chachamayo: as montanhas abruptas e com desfiladeiros dão lugar as onduladas e amáveis colinas onde crescem laranjeiras e cafezais. Para buscar lugares exóticos não precisa se afastar muito dos centros povoados.
A lindíssima catarata de Tirol, por exemplo, se situa a somente 3 quilômetros de San Ramón. Mas para ir a Pampa Hemosa é necessário percorrer 24 quilômetros, saindo de San Ramón, por uma estrada de terra batida, onde sempre é possível ver os Gallitos de La Rocas, mas tem que ter muita sorte para ver os ursos de óculos ou veados. La Merced, a um passo de San Ramón, é mais comercial e é um bom ponto de partida para conhecer o Jardim Botânico El Perezoso ou para depois de cruzar uma encantadora ponte, conhecer Quimiri e suas chácaras transbordando de frutas frescas e preços de oferta. A 72 quilômetros de La Merced, a vila de Oxapamapa é famosa pelas casas de madeira de estilo europeu. E, além disso, é o ponto de partida para visitar Pozuzo e o Parque Nacional Yanachaga Chemillén, um paraíso de orquídeas e borboletas. Poucos sabem que bem pertinho de Lima se estende, como um veludo verde cheio de montanhas e rios serpentes, uma selva exuberante com atrações turísticas realmente notáveis.

 

Nasca , Ica e  Paracas
“Revele o mistério dos antigos habitantes do deserto e suas surpreendentes técnicas que resistiram ao passar do tempo”. A calorosa terra está cheia de efervescente tradição, encantadoras paragens de vida silvestre, e dos vestígios de importantes culturas do antigo Peru, como foram Nasca e Paracas. Os desertos de Inca são uma autêntica caixa de surpresas. Como as Linhas de Nasca, um enorme mistério ainda sem resolver, pois apesar dos trabalhos da doutora Maíra Reiche, que estudou esse legado do Peru durante 50 anos e o esforço de outros investigadores, ainda não há explicação clara sobre a formação dos desenhos estilizados de animais (diferentes aves, um macaco, uma aranha, e uma baleia, entre outros) e vegetais que só podem ser observados do ar. Mas aí não termina tudo. As milenárias figuras continuam se multiplicando inclusive um pouco mais longe de Nasca, como o demonstram os geoglifos encontrados em Palpa. Sob a pele do deserto, se percebem mais surpresas: fósseis de imensos tubarões e pingüins pré-históricos estão sendo resgatados perto de Ocucaje.E frente ao Oceano Pacífico, o “Candelabro”, um gigantesco castiçal em baixo-relevo, é outro enigma ainda por ser descoberto. O sedutor legado pré-hispânico tem também, a um passo de Nasca, dois vestígios arqueológicos surpreendentes: Cahuachi, várias pirâmides, onde foram encontrados têxtis pintados a mão; e Cantayoc, aquedutos subterrâneo de pedra ainda em uso.
Ica, a cidade capital do departamento, também está cheia de surpresas, expressas na sua gloriosa tradição de soberbos piscos e vinhos. Com isso fosse pouco, Ica alberga na Reserva Nacional de Paracas um dos melhores refúgios de vida silvestre da costa peruana; lugar predileto de lobos marinhos, pingüins de Humboldt, flamengos e paradisíacas praias. Paracas é um lugar estremecedora beleza paisagística e natural que vale a pena conhecer. Resumindo, é uma verdadeira caixa de surpresas.



Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados