Regiões 2
 

 

Diyarbakir

Próxima da margem direita do rio Tigre encontra-se Diyarbakir com impotente muralha de basalto, com um comprimento de 5,5 km, e que circunda a cidade antiga.
Com seu nome antigo, a cidade de Amida foi anexada ao império romano em 115 e fortificada pelos Bizantinos mais tarde não pôde resistir ao cerco dos Árabes em 638. Passou para as mãos dos Mongóis e foi incorporada no Império Otomano no reinado de Selim I. As muralhas da cidadela, em perfeito estado de conservação, constituem uma importante obra da arquitetura militar bizantina, árabe e turca. Hoje em dia é uma cidade essencialmente curda, muito animada. O monumento mais interessante é a Grande Mesquita (Ulu Cami), de uma arquitetura original onde foram reempregues numerosos vestígios romanos.

 

Urfa
No século XIV a. C., foi a capital de um dos estados Hurritas, povo que impôs seu domínio na Mesopotâmia, Síria e Ásia Menor. Sucesivamente os Hititas e os Assírios se apoderaram da cidade.

 

No século XI a cidade foi tomada pelos Seljúcidas, e foi incorporada no Império Otomano por Murat IV, abrindo assim as portas da Síria. A cidade é famosa pela sua lagoa de carpas que curam varias doenças de pele. O nome da cidade menciona-se na Biblia também. O Abraão ficou aqui antes de sua migração para Canaã. Na proximidade encontra-se a Madrasa de Abdurhaman do século XVII.

 

Harã
Harã é a antiga Charran da Gênese, lugar onde Abraão viveu com a sua família. De antigo interesse estratégico, a antiga Caeehes situava-se no caminho de Nínive a Karkemish. Sucessivamente dominada pelos Hititas e pelos Assírios, ela foi dotadas de fortificações. Era também um centro religioso, um dos santuários do deus-lua Sine, um dos deuses do Panteão Assírio-Babilónico. Os seus templos eram adornados com decorações em lápis-lázuli e em prata. O seu culto prolongou-se até meados do século VI d. C. Situada sobre a linha de fronteira entre o Oriente e o Ocidente, ela esteve no centro de longas guerras romano-partos. A armada romana ali foi esmagada em 53 a. C. e o seu chefe Marcos Licínio Crasso, assassinado. Para evidenciar o fato de que ele era ávido de riqueza, derramaram-lhe ouro derretido na boca. O imperador Caracala foi ali igualmente assassinado depois de ter sacrificado no templo do deus Sin. Este foi destruído por Teodócio. Tomada pelos Árabes que repeliam as Cruzadas, ela foi destruída em 1260 pelos Mongóis. Para além das ruínas do castelo e da Grande Mesquita do Califa Marwan II que fez de Harran a sua resistência favorita, o interesse desta aldeia reside nas suas casas em adobe. Os seus tetos em forma de cone foram concebidos para atenuar os efeitos abrasadores do sol.

 

Nemrut Dagi (Monte Nemrut)
Entre os montes Tauros e o rio Eufrates estendia-se o Império Comagene. Neste lugar onde atualmente se encontra o Monte Nemrud ( 2260m de altitude) o rei Antíoco instaurou um culto à sua própria pessoa Por volta de 60 a. C., ele criou um santuário funerário que o imortalizou, sobre o mais alto ponto do seu reinado. Fez erguer uma estátua colossal dele próprio ao lado da dos deuses mitológicos como Zeus, Apolo e Hércules. Quando ele morreu foi enterrado neste lugar e o túmulo dele foi coberto com montes de pequenas pedras que ainda não foi descoberto. . O pôr-do-sol sobre Nemrut Dagi é um espetáculo de rara beleza.

 

A Panfília
A Panfília estendia-se outrora por um perímetro indo de Este a Oeste de Alanya a Olympus e do Norte ao Sul das montanhas de Tauros ao Mediterrâneo. Ali se encontra uma flora abundante de loureiros, oliveiras assim como pinheiros e cedros utilizados na construção de barcos.

 

Antalya
Considerada como a cidade mais importante da costa mediterrânea, é antes de mais uma estação balneária dotada um magnífico porto. À beira da água, as casas antigas do bairro dos pescadores foram restauradas e a cidade recebeu premio da Maçã de Ouro em 1984, concedido pela Federação Mundial do Turismo constituída por jornalistas. Em torno das falésias que envolvem Antalya, erguem-se as muralhas da cidade antiga, construída pelos gregos. A cidade antiga cheia de charme, de belas casas otomanas, anicha-se no coração destas falésias e desce até o pequeno porto recentemente reparado.
Só resta uma parte da porta de Adriano, feita em mármore branco, provavelmente em honra de uma visita que o imperador romano fez à cidade em 130 d. C.. Foi no início do século XIII que o sultão seljúcida Alaaddin Keykubad fez construir o Minarete Yivli, que tornou um dos monumentos mais conhecidos da cidade e verdadeira jóia da arte seljúcida. O Museu Arqueológico e Etnográfico é conhecido como terceiro maior museu da Turquia.
As coleções que ali se expõem provêm de diferentes locais da Panfília e da Lycia, encontrando-se em numerosas salas: antiguidade clássica, esculturas, pequenas antiguidades, escultura romana, mosaicos e ícones, numismática, objetos de arte seljúcida, otomana e etnografia.

 

Endereços em Antalya
• Clube 29: Yat Limani. Tel.241-6260
• Villa Bellis: Yat Limani Yolu. Tel.243-2751.
• Kral Sofrasi: Yat Limani. Tel 242-6736
• Alara: Lara Cad. Lara Otel Karsisi. Tel. 349-3887
• Keptur: Kepez Mevkii. Tel. 332-3200
• Villa Restaurant: Eski Lara Cad. Tel. 323-2388
• Develiler: Konyaalti Cad. Tel. 241-1275
• Hisar Restaurant: Cumhuriyet Meydani – Heykel. Tel. 241-2198
• Ahtapot: Yat Limani. Tel.241-0900
• La Tratoria: Isiklar Cad.Tel. 243-3931

 

Bares
• MR. White’s: Kaleici – Yatlimani. Tel. 241-2775
• Cece: Kaleici – Yatlimani. Tel.242-3963
• Kale Bar: Kaleci – Turkevi Otelleri. Tel.248-6591
• Karpic: Barlar Sok. Cumhuriyet Cad. Tel. 242-5662
• Clube 29: Yat Limani. Tel. 241-6260
• Dut Bar: Yat Limani Yolu. Tel. 243-2751
• 59 Yolu: Balar Cad. Cumhuriet Cad. Tel. 241-5320.

 

Compras
Roupas:
• Papila Tekstil: Altinova Sinan Mah. Nº70. Tel. 340-1230
• Kayalar Tekstil: Serbest Bolge. Tel. 259-0093

 

Peles:
• Cimtur Airport: Havaalani Girisi. Tel. 330-3415
• Punto Deri: Gazi Bul. Orm. Fid. Karsisi. Tel.321-7309

 

Jóias:
• Aspendos J.C: Aspendos – Serik. Tel. 735-7250
• Sun Nazar: Serbest Bolge. Tel. 229-1860
• Gold City: Serbest Bolge. Tel. 229-0670

 

Tapetes:
• Lapis: Serbest Bolge. Tel. 229-1860
• Bazar 54: Aspendos Serik. Tel. 735-7281

 

Posto de Informação Turística
• Kaleiçi: Tel.(241) 247-0541/ 242-1833

 

Hospitais
• Hospital de Antalya: Soguksu Caddesi. Tel.(242) 241-2010
• Hospital da Faculdade de Medicina: Tip Fakültesi Hastanesi, Kepez Mahallesi. Tel.(242) 227-4343
• Fundação de Saúde Mediterrânica: Ali Cetinkaya Caddesi nº 17. Tel. (242) 247-9000

 

Cachoeiras de Duden, Karpuzkaldiran e Kursunlu
Situada a alguns quilômetros de Antalya, estas cascatas partem do cume do Monte Taurus para desaguar no mar. A de Duden é a mais importante, e divide-se em duas: Yukari e Asagi.

 

Cachoeiras de Manavgat
Próximo de Side, Manavgat é conhecida pelas suas cascatas (selale), próximo das quais são servidas trutas e frangos assados em charmosos restaurantes sob pinheiros. Um pouco distante, nas montanhas e nos pinhas, encontram-se os vestígios da antiga Selêucia da Panfília.

 

Alanya
É uma das mais bonitas cidades da costa sul. As fortificações magníficas e o elegante arsenal, construídos pelo soberano seljúcida Alaaddin Keykubad, o mercado coberto e a mesquita, assim como a beleza natural do local contribuem para o seu charme incomparável. Os seus numerosos cafés, os seus pequenos restaurantes e os seus belos jardins ingleses fazem dela um agradável local de estadia.

 

Side
Antigo mercado de escravos, este local está instalado no meio de plantações de bananeiras, laranjeiras e rodeada de duas belas praias de areias finas.
Com o mar em último plano, o teatro romano do século II d. C., é o edifício mais impressionante e o mais imponente entre as ruínas do local. As termas do século V foram restauradas e convertidas em museu.

 

Perge
Uma crença antiga revela que os habitantes de Perge pensaram que a sua cidade tinha sido fundada pelos heróis da guerra de Tróia. Somente com a chegada de Alexandre o Grande é que esta se tornou uma importante cidade fortificada, célebre por toda a Panfília graças só seu santuário de Ártemis. Sob o domínio romano, Perge cobriu-se de belos monumentos entre os quais o teatro de 15000 pessoas, o estádio do século II d. C., o caminho de pórticos.
Numerosas estátuas encontram-se conservadas no museu arqueológico de Antalya. São Paulo residiu em Perge quando da sua primeira missão na Ásia.

 

Aspendos
Única cidade, tal como Perge, a cunhar moedas de prata desde o século V a. C., Aspendos foi muito próspera, e membra da Liga Marítima de Atenas. No entanto todas as ruínas atuais datam do seu período de dominação romana. O teatro é o melhor conservado da antiguidade.
Separado do mundo exterior, ele forma um espaço arquitetural autônomo e estruturado, e realiza a união perfeita do auditório e das contribuições do palco. Ele representa o ponto culminante da concepção romana da arquitetura teatral.
Hoje em dia, ainda é usado nos festivais.

 

Termesos
Única cidade que Alexandre o Grande não pode conquistar, é um dos mais belos locais antigos da Turquia. Os seus vestígios - ginásios, casas, teatros, ágoras... Encontram-se entre uma vegetação luxuriante cobrindo os flancos de uma montanha escarpada. A visita da necrópole é impressionante.

 

A Lycia
A península da Lycia situada sobre a costa turca é uma das mais bonitas regiões da Turquia.
Pequenas aldeias pitorescas, de antigas ruínas, ilhotas e magníficas baías, bordam o seu litoral. A visita ideal faz-se por barco. Governada por diferentes monarcas, de Alexandre o Grande ao rei Ptolomeu do Egito, a região, rica em vestígios, constitui um ponto de partida de numerosas excursões arqueológicas.

 

Phaselis
A cidade antiga fundada pelos colonos de Rodas no início do século VI a. C., possui uma rua pavimentada, uma porta erguida em honra de Adriano, uma cisterna, o teatro e o aqueduto. Foi um dos portos importantes da sua época. Atualmente os turistas curtem o lugar aproveitando da praia e dos monumetos antigos.

 

Myra
Esta foi uma das primeiras cidades da Lycia. Os seus túmulos rupestres encontram-se entre os mais interessantes vestígios da Anatólia (século IV a. C.). O teatro encontra-se muito bem conservado. Foi desde Myra que São Paulo, prisioneiro, foi embarcado para Roma. São Nicolau, patrono das crianças e Bispo de Myra, nela foi martirizado. A igreja de São Nicolau foi construída sobre o túmulo do Santo durante o reinado de Diocleciano no século IV. Esta construção bizantina foi seguida de uma basílica no século XI e foi nessa época que as ossadas do Santo foram trasladadas para Bari na Itália.

 
 
90_A
90_A 90_B 90_C 90_D 90_E 90_F 90_G 90_H 90_I 90_J 90_K 90_L 23_N 23_P 24_G 24_R 25_H 25_J 23_L 23_M 23_K
 
Kas
Reputada por ser um centro de artesanato e de trabalhos manuais, onde se trabalha de forma impressionante a bijuteria e os têxteis, Kas conserva um grandioso teatro grego que tem como pano de fundo mediterrâneo.
 

Patara
Este antigo porto da cidade de Xanthos, hoje em dia invadido por areias, oferece uma das mais bonitas praias da Turquia. Foi aqui à sede juriscional dos governadores romanos e foi célebre pelo seu oráculo de Apolo. O teatro, o arco do triunfo de tripla arcada e os vastos celeiros de Adriano, são os vestígios mais interessantes.

 

Xanthos
Cidade principal da Lycia, o seu nome que compartilha com o do rio Xanthos, significa amarelo em grego. Independente até a conquista Persa, os seus habitantes deram provas de um grande heroísmo: os homens, depois de abrigarem mulheres, crianças, escravos e os seus bens sob a Acrópole, e incendiaram a cidade. Depois de passagem de Alexandre o Grande, a cidade reconstruída e repovoada, helenizou-se consideravelmente. Se beneficiando do apoio dos Romanos, ele formou com outras cidades da Lycia, uma confederação cujo santuário federal era o Letôon. Cidade florescente graças ao espírito liberal de muitos imperadores, iniciou seu declínio no início do período bizantino e foi arruinada definitivamente pelas incursões dos árabes no século VII. Entre os vestígios mais importantes encontra-se a necrópole lícia com o Pilar das Harpias e o Pilar Inscrito.

 

Fethiye
O aspecto moderno desta cidade situada numa baía na extremidade do golfo de Fethiye deve-se a sua construção consecutiva ao tremor de terra de 1958. Da antiga Telmessos, subsistem alguns magníficos túmulos lícios de estilo grego, dos quais o de Amyntas. Encontra-se em pleno coração da cidade, um imenso sarcófago munido de um belo arco pontiagudo.

 

Marmaris
Esta adorável cidade localizada sobre a península onde os Egeus encontram os Mediterrânicos, encontra-se rodeada de uma floresta de pinheiros. O seu porto está resguardado por meio de uma longa cadeia de colinas de vegetação luxuriante. O sol inunda abundantemente a baia contornada de belas praias. Marmaris substituiu a antiga cidade de Physkos. Nela encontram-se numerosas ruínas gregas nos arredores e fascinantes esculturas lícias.

Endereços em Marmaris
Restaurantes
• Pine Apple: Nestsel Marina. Tel. 412-1439
• Kucuk EV Rest: Kaybal Cad. Nº36. Tel. 455-2814
• Hakis Restaurant: Netsel Marina Yani. Tel. 412-8285
• Kumkapi Restaurant: Uat Limani nº17. Tel.412-2476
• Liman Restaurant: Ismet Pasa Sok. Nº38. Tel.412-6336
• Oyes Restaurant: Barbaros Cad. nº81. Tel. 441-2350
• Ayyildiz Restaurant Tepe Mah. 39 Sok. Nº9. Tel. 412-2158
• Birat Restaurant: Yat Limani. Te. 412-1076
• Avrasya Rsetaurant: Sarina Mah. M. Kemalpasa Cad. Tel. 413-0324

 

Bares
• Cheer’s Bar: Uzun Yali Shell nº74. Tel. 412-6722
• Green House Bar: Kisa Yali Barlar Sok. Nº 93. Tel. 412-5071
• Iayda Club: Inonu Bulvari Tiyatro Yani. Tel. 413-0467
• The Shack Club: Hotel Altin Yunus. Tel. 412-3617
• Sultan Bar: Eski Carsi Meydani. Tel. 412-5206
• Green House: Mamaris Palace. Tel. 455-2704
• Delta Bar: grandazur Yani. Tel. 412-2763
• Guner Bar: Fevzi Cakmak Cad. 103 Sok. Tel. 455-3107
• Black And White: Balar Sok. Tel. 412-4891

 

Peles
• Star Deri: Ismet Pasa Cad. 28 Sok. Tel. 412-5296
• Safi Collection: Eski Carsi Sok nº29. Tel. 412-8528
• Medusa Deri: Kemal Pasa Sok nº16/A. Tel.412-9626
• Ilkay Deri: Gozpinar Sok. Nº. 32. Tel. 413-1290

 

Jóias
• Star Kuyum: Ismet Pasa Cad. 28 Sok. Tel 412-2557
• Royal Kuyum: Migros Karsisi. Tel. 412-8593
• Olimpic: Eski Carsi Cad. nº13. Tel. 412-5667

 

Tapetes
• Galeri Istambul: Yat Limani. Tel. 412-7851
• Gordion Hali: Eski Carsi Sok nº11. Tel. 412-4649
• Efe Hali: Eski Carsi Sok. Nº. 30. Tel. 412-3802

 

Antiguidades
• Efe Gunes: Grand Bazar Arkasi

 

Halicarnasso
Fundada pelos colonos dórios no século XI a. C., Halicarnasso esteve sob o domínio Persa a partir do século VI a.C. Em 337 a.C o rei Mausolo, transferiu aqui sua capital. Reinou em Caria e fez crescer consideravelmente os seus Estados. O seu túmulo, considerado como uma das sete maravilhas do mundo foi construído por Pythéos e célebres escultores tais como Léochares e Scopas. A cidade estagnou sob o domínio romano e depois bizantino. Ela foi tomada pelos Cavaleiros de Rodes em 1402, e a construção do magnífico castelo de São Pedro foi empreendida sobre a acrópole no lugar da antiga fortaleza turca.
Blocos de pedra, estátuas e relevos provenientes do Mausoléu ali foram utilizados. O castelo foi modificado muitas vezes a fim de ser adaptado ao desenvolvimento das armas balísticas, antes de cair nas mãos dos turcos em 1523.
Tornou-se único museu turco da marinha consagrado à Antiguidade. Expõe belas peças provenientes das buscas submarinas.

 

Bodrum
Cidade natal de Heródoto, o pitoresco e pequeno porto egeu de Bodrum se assenta sobre o local da antiga cidade grega de Halicarnasso(1200 a. C.). Dominando uma paisagem montanhosa, Bodrum, denominada "a Branca" pelas suas charmosas casas de cal, abriga uma importante comunidade de artistas.
Existem numerosas galerias de arte. Outrora uma aldeia de pescadores, Bodrum é hoje em dia o porto de recreio da Turquia. Um barco sai todos os dias para uma excursão à ilha de Kos(Grécia). Além do mais, Bodrum constitui um excelente ponto de partida para visitar a costa caria até Marmaris, rica em sítios históricos e mitológicos.

 

Endereços em Bodrum
Restaurantes

• Mola Bar: Neyzen Tevfik Cad. Nº. 80. Tel. 316-1328
• Kestane Bar: Neyzen Tevfik Cad.
• Hadigari Bar: Neyzen Tevfik Cad.

 

Compras
Roupas

• Beyman Club: Dr. Alim Bey Cad.nº3. Tel. 316-2664
• Benetton: Dr. Alim Bry Cad. Nº 7. Tel.316-1039
• Mudo Colloction: Dr Alim Bey Cad. Tel. 316-3658
• Limon Company: Kale Cad. Nº13. Tel. 316-4560

 

Jóias
• Stone and Silver: Kale Cad. nº 42. Tel. 316-0187
• Arkar Jewellery: Kale Cad. nº35.Tel. 216-1361
• Platin Artin: Kale Cad. nº16. Tel. 313-1321

 

Souvenirs
• Ismail Acikel: Kale Cad.nº1.Tel.316-1939
• Cerci: Iskele Meydani nº. 49. Tel. 316-8453
• Atolye Fistan: Dr. Alim Bey nº44. Tel. 316-1271

 

De Afrodisias a Bursa
Dedicada ao culto da deusa Afrodite, símbolo da vida e da fertilidade, esta cidade atingiu o cúmulo da sua glória e da sua prosperidade no período romano.
Fundada pelos finais do século III antes da nossa era por Prússias I, rei da Bitínia, Bursa a Verde, que se expandiu em jardins e pomares ao pé da antiga Olimpo, foi a primeira capital otomana.

 

Pamukkale
Castelo de Algodão é o termo mais apropriado para descrever Pamukkale se bem que seja impossível evocar a beleza de tal paisagem por meio de simples palavras. Inúmeras cascatas de calcário estão ligadas às paredes da colina entre uma paisagem árida e poeirenta. Os terraços de Pamukkale foram um verdadeiro oásis. A contemplação desta paisagem provoca uma verdadeira emoção. Pamukkale caracteriza-se por uma sobreposição de bacias de águas minerais quentes, utilizadas pelos Romanos. Diz-se que as quedas de água de Pamukkale possuem virtudes terapêuticas.

 

Hierapolis
Estendendo-se na região de Pamukkale, a antiga Hierapolis foi fundada pelo rei Euménio II de Pérgamo por volta de 190 a. C. e destruída, por um terrível terremoto.
Reconstruída, atingiu o apogeu da sua prosperidade nos séculos II e III d. C.. Foi aqui que o apóstolo Filipe foi martirizado em 80 d. C.(uma basílica foi erigida nesse local). A necrópole da cidade, bem conservada, é um dos cemitérios mais importantes da antiguidade.

 

Afrodisias
Dedicada ao culto da deusa Afrodite, símbolo de vida e de fertilidade em todos os seus aspectos, a cidade teve seu apogeu no período romano.
Gozando de numerosos privilégios, ela tirava partido de ser um centro tanto religioso, artístico, literário como intelectual.
Aí desenvolveu uma afamada escola de escultura. Apesar do domínio bizantino e da instalação de um bispo, o paganismo resistiu durante muito tempo na cidade. O local encerra o Tempo de Afrodite, as Termas de Adriano e o estádio melhor conservado da antiguidade.

 

Didim (nome antigo Didymes)
Foi no tempo primitivo de Apolo que o célebre oráculo de Didymes era interpretado. O sacerdote ou a sacerdotisa encarregado do ofício deixava-se intoxicar pelas emanações sufulrosas da fonte do santuário, e caía em êxtase. O oráculo conheceu um enorme sucesso, e recebeu numerosos presentes em ouro. Destruídos pelos Persas em 494 a. C., o Didymes foi reconstruído em proporções colossais, e só foram terminados cinco séculos mais tarde.
Devastado pelos Godos, ele foi por fim parcialmente destruído por um tremor de terra.

 

Priene
Priene foi uma das muitas antigas cidades jônicas. A primeira cidade provida de dois portos, era um centro político e religioso.
Destruída pelos Persas, a nova cidade foi fundada e rodeada de uma bela e sólida muralha por volta do ano 350 a. C. com a ajuda de Atenas. O templo de Atenas reconstruído por Pytéos, o arquiteto do Mausoléu de Halicarnasso, foi terminado no século II a. C.. As casas, bem conservadas, guardam sinais desta época.

 

Mileto
Nascida da imigração dos Jônicos no século XI a. C., Mileto tornou-se uma grande metrópole comercial muito próspera, tirando partido dos seus quatros portos. Uma imensa atividade intelectual fez dela um dos faróis da civilização helênica arcaica: os filósofos da natureza, Tales, Anaximandro e Anaxímenes, os célebres historiadores e geógrafos Hecateu e Cadmos, o urbanista Hippodamos que concebeu o plano tipo da cidade helenística com as suas ruas cruzando-se por ângulos direitos, eram nativos de Mileto. Instigadora da revolta jônica, ela foi destruída em 494 a. C. pelos Persas e ficou sob o seu domínio até a chegada de Alexandre o Grande. Antes e durante o período romano a cidade reencontrou uma parte da sua prosperidade, e cobriu-se de numerosos monumentos: teatros, estádios, ágoras, termas
.

Links Relacionados
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados