UZBEQUISTÃO

 

Uzbequistão é o coração monumental da Rota da Seda. 


Tashkent

Capital e principal acesso ao país, apresenta uma parte antiga pouco conhecida, com vielas arrevesadas, e um bazar cujos postos vendem hortaliças, carnes, punhais e roupas tradicionais. Merecem uma visita, os museus de História e de Belas Artes; O Mausoléu de Yunus Khan, pai de Babur, o fundador do império Mongol na Índia; O complexo religioso de Khazrat-inImam, com o Corão supostamente mais antigo do mundo, do século VII.

Samarcanda
É a cidade da Ásia Central que mais fascinação causou ao longo dos séculos. Foi conquistada por Alexandre o Grande, admirada por Marco Pólo e foi a capital do Império do Tamerlão , também conhecido como o “Grande Timur” que a converteu na capital do seu vasto império e no centro do universo. Na época, os arquitetos e artistas de toda a Ásia foram levados para esta cidade que criaram um estilo arquitetônico que se estendeu por toda a região. Para ver espetáculos deste tipo vale a pena de viajar miles de quilomêtros.

Shahrisabz 
Pode ser o local de nascimento de um Timur, que certamente amava a cidade. A decorou com charmosas construções, como o Palácio Branco ou Ak-Saray, que demorou mais de vinte anos para ficar pronto. O que restou foi uma  impressionante porta de 40 m de altura.Também é notável a mesquita Kok-Gumbaz, levantada por Ulug Beg, sucessor de Timur. A coroa é uma inconfundível cúpula azul.Torna-se obrigatória a visita aos mausoléus familiares de ambos governantes. Em um deles repousam dois filhos de Timur. Existe, assim mesmo, uma cripta que, supostamente, deveria abrigar o último repouso do grande conquistador.Com poucos alojamentos e a menos de 100 km de Samarcanda, Shahrisabz costuma-se visitar em uma escapada de um dia.

Khiva (Jiva)
Também conta com um conjunto monumental fantástico. Dentro da cidadela –Ichan Kala- cada edifício é um monumento e todos são belissímos.

 

Bukhara:
Esta cidade atingiu ao seu máximo esplendor nos séculos IX e X que foi a capital das persas samanidas com uma população de 300.000 habitantes. Foi conquistada pelo Gêngis Khan em 1220. A cidade rivalizava-se com Bagdad e ,na época, era um centro de cultura desde Al–Andalus até Iêmen. A pessoa mais notável deste periodo foi Husain Ibn Abdulá Ibn Sina, conhecido no Occidente como Avicena; é um dos  grandes pensadores e estudiosos da medicina e da História, considerado como o descobridor do momentum. Embora Samarcanda se considere como a cidade de charme do passado, muitos viajantes opinam que Bukhara a supera em termos de beleza arquitetônica.

Outras visitas
Termiz:
Faz fronteira com o Afeganistão, esta cidade possui um magnífico Museu Arqueológico. Também vale a pena conhecer os restos dos monastérios budistas, como o próximo Fayoz Tepe, do século III.
Nurata: Com restis de uma fortaleza de Alejandro Magno e petroglifos, a cidade tem fama por seus bordados de seda sobre algodão. Nurata é uma boa base para percorrer qw montanhas homônimas. Passa-se a noite em acampamentos próximos de yurtas (tendas de pastores), de onde partem excursionistas a pé, em camelo, a cavalo ..
Urgench: É o acesso natural a Jiva. Seus arredores são conhecidos como o Anel de ouro da região de Kharazam. Esconde os restos de dezenas de fortalezas, observatórios astronômicos, templos, recintos funerários zoroastrianos... alguns são do século IV a.C.

Mar de Aral
É um exemplo de como a ação humana pode devastar a natureza. A causa foi o consumo indiscriminado do caudal dos rios, desviado para irrigar os campos de algodão, que acabou com a aportação fluvial ao mar. O Aral secou, sua superfície retrocedeu até quase desaparecer, deixando grande parte do leito seco, as populações, abandonadas, e o principal porto pesqueiro, Moynaq, a muitos quilômetros das margens atuais. E todo sucedeu em apenas quarenta anos. A principal população atual da área é Nukus, com um museu de arte.

 


pacotes-de-viagens-para-uzbequistão
pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão pacotes-de-viagens-para-uzbequistão


Informações Gerais
População:
25 milhões

Superficie: 447.800 km²
Densidade da população:
50 per km²
Capital:
Tashkent
Moeda Nacional:
Sum Uzbeque US$ 1 = 1180 Sum. US$ e

Euros são moedas mais comunmente usadas no turismo e trocadas nos bancos fácilmente. Cartões de crédito VISA, Master Card são aceites na maioria dos bancos, hotéis, supermercados, e restaurantes.


Código de telefone:
998 (Tashkent 371(2), Samarkand 366(2), Bukhara 365(22), Khiva 36237, Urghench 36222.


Diferença horaria:
GMT +5


Língua oficial:
Uzbeq . Faladas também russo, tajik, kara kalpak e inglés que está virando popular entre os jovens.


Religião:
88% Islã , 9% cristã, 3% outras.

 

Temporadas turísticas: Março, Abril, Maio, Agosto, Setembro e Outubro.

Grupos etnicos: 80% Uzbeques, 5% Tajiks, 5% russos, 7% outros.

 

Vistos:

Os brasileiros precisam de visto para entrar no Uzbequistão.  O trámite é feito atraves do nosso representante local em Tashkent. A solicitação de visto tem que ser feito no mínimo um mês antes do início da sua viagem para este país. 

 

Horarios de trabalho:
Bancos:   09:00 – 16:00
Correios: 09:00 – 18:00
Supermercados: 10:00 – 18:00
Comércio:  09:00 – 18:00

 

Electricidade: 220V

 

Costumes locais:
Uzbequistão é um país de tradição muçulmana pelo que para entrar em uma mesquita, deve tirar o calçado e vestir roupas que cubra o máximo possível o seu corpo, (logo não poderá entrar usando shorts, mini-saia, vestidos ou camisas de alças, etc.). Em certos locais de oração, pode ser pedido às mulheres para cobrirem a cabeça com lenço.
Se fizer compras nas lojas de souvenirs, deverá regatear o preço, lembrando que geralmente pode conseguir descontos até 20%.

 

Gorjeta: Costuma-se dar  gorjeta se for bem servido.

 

Dias feriados:
1 de Janeiro: Ano Novo
8 de Março: Dia Internacional da Mulher
21 de Março: Navruz
9 de Maio: Dia Memorial
1 de Setembro: Dia de independência
1 de Outbro: Dia de profissor
8 de Dezembro: Dia da Constituição

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados