Japão e Coréia do Sul |
||||
Japão é o país da harmonia por excelência, da fusão do Oriente com o Ocidente, do velho e do novo.
Tóquio: a capital do Japão. Em 1868 o imperador Mutsu-Hito compreendeu que o novo período se abria com a instauração efetiva da soberania imperial exigia uma nova capital, elegendo a enorme cidade de Edo, mas mudando o nome para Tóquio no lugar de Kyoto, que havia sido residência dos imperadores durante sete séculos. Tóquio (Tokyo) nada mais é do que a palavra Kyoto com uma transposição de sílabas. Entre seus monumentos se destacam:
Nikko: a cidade de Nikko é mundialmente famosa pelos santuários de Toshogu e Futarasan e pelo templo de Rinnoji, todos em perfeita harmonia com a natureza. Entre seus monumentos destacamos:
Monte Fuji: O Monte Fuji, de 3.776 mts. de altura, é o pico mais alto do Japão e um dos cones simétricos mais bonitos do mundo.
Hakone: Se localiza entre o Monte Fiji e a península de Izu. Entre seus principais pontos de interesse destacamos:
Nagoya: É a cidade mais importante do centro de Honshu e junto com Tóquio e Osaka constitui o coração das atividades econômicas do país. As principais atrações turísticas são:
Osaka: É o centro comercial e industrial de todo o oeste do Japão. Entre os monumentos de maior importância destacam-se o Castelo de Osaka, o Santuário Temmangu, o Templo de Shitenoji, etc...
Kyoto: Está situada a 43 km ao nordeste de Osaka. Kyoto segue sendo o coração cultural e espiritual do Japão. Entres seus principais pontos de interesse destacamos:
Nara: Foi a capital da nação, o berço da arte, da indústria e da literatura japonês. Entre seus principais pontos de interesse destacamos:
Takayama: O Vale de Takayama está situado nos pés dos chamados Alpes Japoneses. Entre seus principais pontos de interesse destacamos:
Shirakawago: A poucos kilômetros de Takayama, se encontra esse lindo lugar declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1995. Aqui foram localizadas mais de 30 granjas destinadas a serem demolidas para a construção de uma represa. Localizada em um lugar privilegiado e com fabulosas vistas.
Kanazawa: Residência durante a época Edo da segunda família mais importante do Japão, os Maedas. Entre seus principais pontos de interesse destacamos:
Okayama: É centro industrial e cultural da região de Chugoku. É famosa por suas porcelanas Bizan-yaki e o jardim Korakuen, que é um dos mais bonitos do Japão.
Kurashiki: É uma cidade onde se combinam o antigo e o moderno. Na época feudal a cidade prosperou como um porto exportador de arroz produzido na região.
Hiroshima: Progrediu consideravelmente e recebeu o nome de A Cidade da Paz. Entre os lugares interessantes aparecem o Jardim Shukukeien, o Castelo de Hiroshima, o Parque Comemorativo da Paz, o Museu da Paz e a Cúpula da Bomba Atômica, que é o único monumento sobrevivente. Miyajima: Também é conhecida pelo nome de Ilha-Santuário. É uma pérola turística do Mar do Interior. Está a menos de 1 hora de Hiroshima de trem ou barco. É uma ilha esplêndida, de uns 31 km de circunferência e notável, sobretudo pelo Santuário Itsukushima, na parte norte.
Ise, Toba e Ilha das Pérolas: Ise é célebre por seu Santuário, um dos mais importantes dos monumentos xintoístas. Toba forma um porto no auge. A atração que mais se destaca é a Ilha das Pérolas, onde se vê em seu Museu sua fabricação e, além disso, se desejar observará as coletas dos mergulhadores. Koyasan: Koyasan, importante centro religioso que atrai cada ano mais de um milhão de peregrinos budistas. Situado na montanha, entre cedros gigantes, abriga inúmeros templos, pequenas estupas e santuários. Famoso por seu Castelo, Patrimônio da Humanidade desde 1993 e um dos castelos feudais mais importantes do Japão, contando o de Matsumoto e Kumamoto. |
Fotos: Angela Güzey
SAIBA QUE... Que roupa levar?
Visto
O que comer
Cerimônia do chá
Festivais
Sumô
No Kabuki O Kabuki é a forma teatral mais popular. As obras de kabuki são representadas durante praticamente todo o ano, no Teatro Kabukiza ou no Teatro nacional em Tokyo. Combina o jogo cênico, uma declamação rítmica apoiada na música viva do shamisen, os esplêndidos trajes e a maquiagem, colocados em cena e decorados com muita elaboração.
A Península da Coréia é uma das mais montanhosas do mundo, localizada entre o Mar Amarelo e o Mar do Leste, possui uma superfície total de 99.500 km² e uma população de 48 milhões de habitantes. Antigos escritores chineses a mencionam como a origem da melhor seda do mundo. O nome tem sua origem no reino da Dinastia Goryeo que controlou a península durante os séculos X e XV. No século XII a região foi descoberta por Marco Pólo durante sua expedição marítima ao longo da costa da China. Dividida desde 1953 em Coréia do Norte e Coréia do Sul, com ideologias totalmente opostas, desde 1990 os governos de ambas mantém uma postura de cordialidade. Moeda: Won Fuso Horário: UTC +9 Código Telefônico: 82
Embaixada do Brasil em Seul
Jerye rito em honra aos antepassados, segundo a tradição coreana quando uma pessoa falece seu espírito permanece durante quatro gerações e será lembrado como um integrante da família, especialmente na data do falecimento, no dia do ano novo lunar e o dia de graças. Os coreanos acreditam que felicidade e harmonia se devem às boas ações e à benção de seus antepassados.
01 de Janeiro: Ano Novo 18-20 de Fevereiro: Feriado do Ano Novo Lunar 01 de Março: Dia de memória ao Movimento de Independência 05 de Maio: Dia das Crianças 25 de Maio: Aniversário de Buda 06 de Junho: Dia da Memória Nacional 15 de Agosto: Dia da Independência da Coréia 26-29 de Setembro: Feriado de Ação de Graças 03 de Outubro: Dia da Fundação da Coréia 09 de Outubro: Dia da Proclamação de Hangul 25 de Dezembro: Natal |