INFORME FUI

 

JAPÃO

 

Nenhum lugar é tão emblemático como o Japão. Uma cultura milenar, grande potência econômica, população gigantesca e sempre revelando estórias de superação e comprometimento com o coletivo. Tudo isso é experimentado intensamente quando se visita esse país.

Em que outro lugar do mundo o pessoal de pista  do aeroporto vai acenar para o avião que parte? Gente que tem a delicadeza de aceitar seu cartão de apresentação segurando-o com as duas mãos, de colocar bandejinhas para que você coloque dinheiro ou cartões numa compra, de saudá-lo quando entra ou sai de um recinto. São muitos os gestos de respeito pelo outro.

E esse respeito é visto também com o entorno, com a natureza, mesmo que ela às vezes seja cruel com esse arquipélago...

Tanto nas grandes cidades, como em pequenas comunidades, é possível ver esse cuidado que o cidadão tem com o lugar que vive.

Tudo é bem cuidado, limpo. A estética seja das pessoas, do campo de arroz, ou de um templo é a mesma: esmerada.

Embora seja um país futurista, de desfrutar no dia a dia das tecnologias mais avançadas, a passagem do tempo é indelével. Está marcada nos monumentos, nas crenças e nas artes.

Os “torii”, que são os portais, quase sempre vermelhos que antecedem aos templos, também servem como entrada para o passado. A visitação de alguns dos incontáveis santuários xintoístas existentes nos permite ver de perto como são suas crenças, seus rituais, mas também como sorte e predição são presentes nas vidas desse povo.

Nas ruas, gueixas (que continuam misteriosas para mim), mulheres em elegantes quimonos, homens com seus ternos pretos e camisas brancas (camisas brancas aqui são sinal de seriedade), moças com saias curtíssimas e saltos altíssimos.



viagens-japão-pacotes-japão
viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão viagens-japão-pacotes-japão

Fotos: Angela Güzey
 

Meninas e alguns rapazes também, com roupas teatrais, no mínimo excêntricas. Talvez no vestiário o japonês seja muito eloqüente. Fora isso parece ser um povo tímido, de gestos contidos e sempre gentis.

O Japão nos revela muitas faces, megalópoles e pequenas aldeias rurais. Tudo encantador e fascinante!

O país oferece tanto uma Tokyo Sky Tree, a maior torre do mundo que fura com seu pontilhão os céus de Tóquio, como rasantes arrozais, uma visão visceral e poética também. Uma viagem ao Japão é um desafio para os sentidos. Não é fácil entender códigos tão diferentes dos nossos, assim como às vezes se tem a impressão que não estamos preparados para viver aquilo, daquela maneira. Mas gostaríamos muito! Mais que uma viagem, uma experiência que marcará sua vida.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados