INFORME FUI

 

TÓQUIO

 

Ao longo dos anos colecionei em minha memória informações e imagens sobre esta cidade, dentre as quais as de muita gente cruzando avenidas, dos outdoors coloridos e iluminados, das telas gigantes espalhadas pelas ruas, e de coisas mais abstratas como um povo gentil, educado e apreciador das artes.

Já em Tóquio, a todo esse imaginário, se acrescentou uma cidade com parques belos e imensos, o tradicional mesclado ao “avant garde” em várias facetas da vida urbana, e uma noção de consideração pelo outro e pela natureza em geral como nunca tinha visto em outro lugar do mundo.

Tóquio é imensa, uma mega cidade que não te “engole”, mas sim acolhe. Um desafio que é resolvido com organização, disciplina e respeito. Isso é percebido nos transportes, no comércio, nos templos, nas ruas.

Para se conhecer Tóquio, é interessante além de reservar um mínimo de cinco dias, separá-la por áreas e dedicar um dia a cada bairro. Estude o mapa da cidade e localize o que lhe interessa (providência útil para qualquer grande urbe). Tenha em conta que apesar de grande, a cidade tem um metrô muito eficiente, o que ajuda bastante. Atente quando for comprar seu tíquete, de adquirir o que dá direito a restituição no caso do não uso integral da passagem. Curioso também é que existem dois metrôs, um público e um privado. 

Passear por Tóquio sempre vai se revelar uma descoberta agradável. No comércio além das marcas mundialmente famosas e conhecidas, você verá lojas que só existem na Ásia, por exemplo. Ou dar de cara com aquele produto eletrônico que você só ouviu falar, ou viu em alguma revista bacana. E ainda soluções impensáveis em outro lugar, como fazer de um risco de tinta em uma rua, servir para definir o que é calçada e o que é pista de rolamento, onde circulam os carros (e isso ser respeitado!).

E as áreas verdes? A cidade conta com parques que além de terem grandes extensões, são bem cuidados, e oferecem atividades de lazer e recreação.

O parque Ueno por exemplo, tem um zoológico com pandas gigantes (quem resiste?), museus, templos e diversas exposições temporárias. É lugar para se passar boa parte de um dia, senão um dia inteiro. Aproveite os mapas espalhados e se situe. Há uma pizzaria logo na entrada em frente à estação do metrô, que é muito boa. As pizzas são saborosas e crocantes e podem ser acompanhadas de uma taça de champagne, que tal? Outro parque adorável é o Shinjuku Gyoen, com três estilos de jardins, em uma extensa área de frondosas árvores, lagos, e um roseiral de tirar o fôlego. E se for a estação das cerejeiras então... Ótimo lugar para um piquenique e para relaxar.


viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo
viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-japão-pacotes-japão-tóquio viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo viagens-tóquio-pacotes-japão-tokyo

Fotos: Angela Güzey
 

Os templos são essenciais e fazem parte integrante da cidade e do povo. O de Meiji Jingu em Shibuya é um templo xintoísta, como a maioria deles, e está localizado em uma enorme área de bosque de ciprestes de nada menos que 700 mil metros quadrados! É um dos mais visitados pelos residentes de Tóquio e tem um “torii”, que é o portal de entrada, feito de imensos troncos de árvore, realmente impressionante. Mas há templos por toda parte, e vale a pena encontrá-los e desfrutar de todo o universo de crenças, rituais e valores de que se cercam, pois assim também nos aproximamos, conhecemos e aprendemos sobre um povo e sua cultura.

E entendimento cultural você irá precisar no caso do vestuário dos cidadãos de Tóquio. Além do terno preto e camisa branca para os homens, e mulheres que primam por uma discrição absoluta, há outras com o tradicional quimono, toda sorte de “cosplayers” (aqueles que se vestem inspirados em personagens de quadrinhos ou outro tipo de artistas), saias curtíssimas e saltos vertiginosos, estudantes com grandes bichos de pelúcia pendurados nas mochilas, e rapazes de cabelos coloridos e óculos com armações pretas. Sempre. No mais, uma providencial “sombrinha” empunhada pelas mulheres, para a manutenção daquela pele tão alva e imaculada...

Um bom lugar para estar e ver essa multiplicidade de estilos é em Harajuku, um bairro bastante animado com a badalada Avenida Omotesando, cheia de cafés, lojas e restaurantes. Se cansar, procure o parque Yoyogi perto dali, que além de lago, flores e músicos eventuais, tem uma das entradas (localize o “torii”) para o templo Meiji.
Para compartilhar de um gesto tão japonês, me reverencio a toda beleza dessa cidade e de seu povo.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -


Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados