GRÉCIA
 

INFORMAÇÕES

 
A Grécia é um fascinante país, que faz parte do imaginário de qualquer turista. Berço da civilização ocidental, permite aos seus visitantes uma viagem ao passado através de sua arquitetura, história e mitologia. E também o entendimento do quanto tudo isso influenciou nossas vidas, nas artes, na literatura e nas ciências, só para citar algumas delas.  Tanto na parte continental quanto em suas paradisíacas ilhas, oferece encantamento à todos. Banhada pelos mares Mediterrâneo, Jônico e Egeu, com clima favorável boa parte do ano e de povo hospitaleiro, conta com mais de 2.000 ilhas que atraem muitos turistas principalmente no verão, que poderão desfrutar das fortes tradições locais junto a toda infra-estrutura turística.
 
Atenas
Na parte continental, a capital grega é uma cidade moderna e fervilhante. Obteve  várias benfeitorias por ter sido sede dos jogos olímpicos de 2004 , o que trouxe ao setor turístico mais conforto e comodidade. São muitos os pontos de interesse de Atenas, começando pela monumental Acrópole, que domina a cidade do alto da colina, coroada por templos como o Partenon dedicado à deusa Atenea. Tanto durante o dia, como a noite, com impactante iluminação, esse é o cenário que predomina e atrai todas as atenções. É lá que está também um dos  mais importante museus do mundo, o Arqueológico Nacional.
Plaka ou “o bairro dos deuses” é a parte mais antiga de Atenas. Concentra as lojas, restaurantes e o ócio noturno em Psiri e Thisso. Abarca ate Syntagma, o ponto entre Plaka e Kolonaki, a tradição e a modernidade. Lycabetos é um promontório ao norte de Kolonaki. A subida em funicular (mini trem)  e suas visitas são uma experiência inesquecível, principalmente ao entardecer.

Grécia insular
Ilhas do Egeu
 
Ao sudoeste do Egeo, as ilhas Cícladas floresceram no início da antiguidade. Algumas delas são autênticos paraísos.

Mykonos
É uma das ilhas mais características das Cíclades e também uma das mais cosmopolitas. Com uma grande afluência de turistas e sendo a preferida do jet set internacional e local, Mykonos está vocacionada para uma vida intensa tanto de dia com uma “nightlife” bastante animada. A ilha esbanja charme com suas casinhas caiadas de branco, lojas, bares, restaurantes, boates, e tantos outros atrativos. 

Santorini
Não será exagero se dizer que Santorini é a síntese de todas as idéias que se tem de uma ilha grega: uma cidade de casas branquinhas empinadas em uma encosta ( na verdade a cratera de um vulcão) igrejas de  cúpulas azuis, sinuosas ruas estreitas, os simpáticos burrinhos que servem de transporte, os gatos (sempre presentes em todas as ilhas) , e praias paradisíacas. Coroando tudo isso, uma variedade de lojas, bares e restaurantes com  gastronomia de qualidade, e um por-do sol inesquecível.


Rodes
Maior ilha do Dodecaneso, ela tem uma grande representatividade, por ter abrigado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Colosso de Rodes, uma imensa estátua na entrada da cidade, Mandraki, representando o deus sol, Hélio. Cidade medieval, conservando uma muralha que cerca sua parte antiga,Rodes é patrimônio da humanidade. A ilha tem excelente estrutura voltada para o turismo, e recebe um grande público a cada ano, que usufrui desse belíssimo cenário. Em Rodes, outro grande atrativo é a cidade de Lindos que fica à 46km. E é lá que se tem uma das mais expetaculares vistas panorâmicas do Mar Egeu. Um passeio imperdível.
Outras ilhas que destacam são:   Paros é, talvez a ilha mais pitoresca; Lefkes, sua capital medieval; Marpissa, Naourssa e outros povos com encanto; Praia Golden e Aliki... Naxos é a jóia desconhecida, com os pomares de Potamia, praias surpreendentes como Ágios Georgios ou Prokopios e cidades interessantes como Chalki e Chora.

Creta
É a maior das ilhas gregas, e a mais povoada também. Um lugar que oferece passeios maravilhosos com especial atenção aos sítios arqueológicos muito bem conservados, com vestígios da civilização minoíca ( o mais importante sem dúvida é Knossos), paisagens de extrema beleza, e um mar turquesa banhando suas praias. Diferente das outras ilhas, lá encontramos montanhas de quase 2.500 metros de altura . A mitologia dá conta que a ilha criou seu deus supremo, Zeus, que cresceu em uma caverna do monte Ida, o mais alto de Creta.
Heraklion é a capital. Seu grande Museu Arqueilógico e as ruínas próximas do Palácio Minóico de Knossos se remontam ao Segundo milênio A.C.
Chania é uma das cidades mais bonitas da Grécia, pelo seu ar veneziano no Kasteli, em Akrotiri estão as praias de “Zorba o grego”. Rethymmo é um lugar de repouso. Próximo está o impressionante monastério bizantino de Akradiou. Ágios Nikolaos, a capital, está eclipsado por Elounda, a preferida de Jet set. A costa cretense é variada e bonita. Samaria é uma garganta natural de 16 km. Com paredes de quase 800m de altura. A praia rosada de Elafonissos contrasta com as mais turísticas de Hersonissos, Sissy ou Platanias e as rec6ondidas Preveli, Zakros e Vai com seu palmeiral sinuoso.





 

gr_z
gr_z gr_b gr_t gr_s gr_k gr_l gr_y gr_c gr_n gr_e mapa_g_map mapa_g_map mapa_m_map mapa_m_map mapa_s_map mapa_s_map mapa_r_map mapa_r_map mapa_c_map mapa_c_map


Patmos
Patmos é outra ilha do Dodecaneso, muito famosa por ter sido cenário para que o apóstolo João ali exilado, escrevesse por inspiração divina, o Apocalipse. A ilha é muito procurada por peregrinos e por seu grande valor histórico, religioso e ricamente cercado de lendas.  A ilha está situada à 60km da costa, e sua área portuária é bastante movimentada (Porto de Skála).
A grande atração dessa pequena ilha de 34 km quadrados, é sem dúvida alcançar o monastério onde se encontra a gruta que João escreveu o Livro da Revelação, e o  Mosteiro de São João , declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.
 Todo esse complexo é cercado por altas muralhas, como um forte, que serviu para a proteção do mesmo durante o domínio de vários povos e das muitas guerras ali travadas para seu controle.

Ilhas Jônicas
As “Sete Ilhas” são algumas das ilhas mais belas do mundo e as grandes desconhecidas gregas: desde a mística Ítaca de Ulisses a Corfú, o refúgio da realeza européia. Corfú é simplesmente linda.A luminosa capital é o lugar idôneo desde para descobrir o resto da ilha: Gouvia, Dássia, Kommeno... Paxos pode ser alcançada pelo mar saindo de Corfú. As pequenas enseadas e praias são um esconderijo perfeito. Cafalonia Teve um rico passado: as ruínas do Cabo Scala e Crane, o castelo de São Jorge, o feudo de Ayios Andreas, a basílica de Fiscardo, o cetro de Asso, a vila veneziana de Argostoli... Zakynthos, o Zante destaca-se por suas praias. A pequena enseada do Naufrágio, acessível somente por mar, é o melhor exemplo.

Peloponeso
A “península” da Península grega foi o centro do mundo na antiguidade. As grandes “polis” do passado se enlaçam com povos encantadores, vilas marinhas e praias bonitas. Corinto é conhecida pelo canal, mas também tem uma jazida interessante e as ruínas do castelo de Acrocorinto. Micenas foi capital do reino. Sua acrópole, a Porta dos Leões e a tumba de Agamenon são peças chave da história da humanidade.
Epidauro é uma obra arquitetônica única. É o melhor teatro grego conservado, de acústica perfeita.
Nauplia foi a capital neoclássica da Grécia depois da libertação do domínio otomano no século XIX. Esparta e o rei Leônidas, senhor do célebre exército de 300 soldados que venceram os persas nas Termópilas. 
Mistras conserva os monastérios bizantinos ortodoxos gregos mais importantes do país.
Monemvassia, a pérola veneziana e bizantina, familiar e exótico por sua vez, com seu porto encantador.
Mani é uma península ao sul do Peloponeso com povos e praias maravilhosos. As covas de Diros são espetaculares. Olympia, a cidade mitológica dos jogos originais e o Altar de Zeus. Uma visita imprescindível.

Grécia Central e Tesalia
Tirando, Delfos e Meteora, talvez sejam as partes menos conhecidas da Grécia. Surgem as primeiras grandes montanhas próximas a uma costa de águas cristalinas contínuas. Delfos era o centro do universo. O santuário de Apolo, aos pés do Parnaso, é a simbiose perfeita entre a natureza e a arquitetura. Lefkada ou “Menorca do Jônico” está muito próxima da costa. Tanto que se acessa por uma ponte. Zagoria e suas aldeias rurais encantadoras são uma volta ao medieval. Ioannina, à borda de um lago, tem u ar especial, fruto do contraste entre o natural, o oriental e o grego. Meteora, e seus monastérios no alto das gigantescas colunas de rocha erosivas compensam o caminho com acesso difícil, com as paisagens inesquecíveis.

Macedônia
O norte da Grécia é uma mescla de culturas. As fronteiras de hoje não têm nada a ver com as da antiga Tracia, o império de Alexandre Magno, o império otomano ou a identidade balcânica atual.
Tessalônica é a capital: uma cidade viva, interessante e bonita. Seus museus são a introdução perfeita à Macedônia. Pella foi a cidade natal do rei Filipo II e de seu filho, o grande Alexandre Magno.
Vérgina guarda ruínas mágicas: tumbas de reis macedônios com seus tesouros e frescos. Dion foi o santuário do reino da Macedônia de Alexandre Magno, aos pés do Monte Olimpo.
Halkidiki; em  poucos quilômetros estão as ruínas de Olinto e Poligiros, as praias virgens dos “dedos” de Casandra e Sithonia, e o Monte Atos, Patrimônio da Humanidade.
Kastoria tem esse sabor genuinamente balcânico, fruto da convivência entre religiões. À borda do lago Kastoria e o lugar ideal para se perder.

 
Links Relacionados
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados