Países da Europa do Leste
Varsóvia Capital da Polônia desde 1.595 surgiu como a Ave Fênix de suas próprias cinzas com uma beleza surpreendente e um futuro muito esperançoso. Cidade com vários rostos, onde a tradição se entrelaça com a modernidade.
Cracóvia A cidade turística por excelência, antiga capital da Polônia. Aqui se entrelaçam lendas, histórias e contemporaneidade. A cidade
situada à margem do Vístula é famosa por seus preciosismos monumentos culturais e artísticos. Lugares de Destaque:
Gdansk Três cidades vizinhas. Cada uma das cidades que a compõem tem seu próprio estilo: Gdansk goza de renome de cidade milenar famosa por ter formado parte do sistema de comércio hanseático no Báltico, Sopot é um lugar para divertir-se e gastar dinheiro e Gdynia é o símbolo da capacidade econômica dos polacos, que ao recuperar sua liberdade no ano 1.918, após um século e meio de divisão do país, em menos de dez anos conseguiram construir aqui um dos maiores portos do Báltico.
Uma cidade mágica, a cidade foi chamada "a flor sagrada de Europa, verdadeira jóia entre as cidades". Sempre foi objeto de desejo e passou de mão em mão. Pertenceu a polacos, tchecos, austríacos, húngaros e alemães. Aqui viveram valões, judeus, italianos e russos. Povos, confissões e culturas que se entremisturado com um resultado beneficioso para a cidade.
Wroclaw está situada no centro da planície de Silesia, em um lugar onde o rio Odre se divide em dos braços, criando doze ilhas e ilhota. As margens da cidade estão unidas por mais de cem pontes. A bordo de um barco turístico, Wroclaw parece uma cidade colocada sobre a água.
Bucareste O nome de Bucareste significa "cidade de alegria". Nos anos 30, Bucareste era chamada também "A pequena Paris" graças a suas avenidas guardadas de árvores.
Um dos mais importantes centros turísticos de România, graças a sua situação geográfica e aos numerosos monumentos históricos.
|
Lugares de Destaque:
Bran Situado na depressão de Tara Barsei, onde podem ser vistas casas dos camponeses com arquitetura tradicional. O Castelo de Bran (Conde Drácula) constitui um dos monumentos históricos e de arte mais importantes do país.
A capital da Transilvânia, antiga cidade medieval fundada por imigrantes alemães. É conhecida como o "Nuremberg Romano" por seu charmoso conjunto histórico artístico, formado por muralhas, torreões e sua " Cidadela ".
Uma das cidades romenas que melhor conserva seu traçado medieval. A cidade está dividida em duas partes: a cidade alta e a cidade baixa. As duas partes estão unidas através de peculiares escadas e vários bairros.
Os Monastérios moldávios da comarca de Bucovina, declarados Patrimônio da Humanidade, são um dos legados da arte bizantina mais importantes do mundo. Os famosos monastérios desta região pintados em fresco tanto no interior quanto no exterior, são hoje em dia patrimônio da UNESCO. Destacam os Monastérios de Humor, em tons azules, Voronet, a obra pictórica mais importante da região, Arbore, uma das obras fundamentais da arte moldávio bizantina, Moldovita e Sucevita, o monastério com o maior número de imagens.
Maramures A individualidade dos montes e vales de Maramures, região situada ao norte da Transilvânia, é de lenda. Os habitantes desta região são descendentes diretos dos dácios, e hoje em dia pode-se visitar e admirar o estilo único e tranqüilo de vida desta gente. As tradições locais estão refletidas em uma série de festivais, ao longo de todo o ano.
Característico nos povos de Maramures são as portas e as igrejas de madeira, que têm altas torres deste mesmo material que datam do século XIV.
Bulgária é um país extremamente rico em Monastérios e igrejas, destacando os mais visitados como o Monastério de Rila, de Bachkovo, Troyan, Preobrazhenski. Um país montanhoso e com vistas para o mar Negro, onde se podem combinar tanto viagens de prazer e descanso com todo tipo de atividades de montanha e neve.
Capital da Bulgária e da província de Sofía, situada a 60 km da fronteira Iugoslávia. Encontra-se junto à via férrea e o cruzamento de estradas das rotas Belgrado-Istambul e Bucarest-Skopje. É o principal centro de transportes do país. Suas principais indústrias são as de engenharia, metalurgia, química, têxtil e de alimentos processados. Há um teatro para a ópera, uma galeria de arte no antigo palácio real, museus, uma catedral do século XIX e uma universidade. A cidade é famosa por seus mananciais de águas minerais. Foi fundada pelos romanos com o nome de Serdica, no século II d.C. e era uma das residências favoritas do imperador romano Constantino o Grande, no século IV. Conservam-se ruínas romanas como restos das muralhas de Serdica, uma parte de uma estrada asfaltada e algumas peças de rocha talhada. Entre os poucos edifícios que se conservam da ocupação turca do país está a mesquita Banya Bashi, do século XVI. A cidade moderna foi severamente danificada pelos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Sua população é de 1.093.800
Capital do vale das Rosas, onde se visita o Museu da Rosa.
Uma das cidades mais charmosas da Bulgária, que contém extraordinárias coleções de obras de arte histórico, incluindo igrejas e relíquias. Também tem muito bons exemplos de casas de estilo do Renascimento Nacional (séculos XVIII-XIX), que parecem crescer em cima das inclinações abruptas ao longo do rio. Lugares a destacar fortaleza de Tsarevetz, Arbanassi, lugar de residência de verão dos zares búlgaros, onde ainda se conservam belas casas que pertenceram a ricas famílias cortesãs.
|