Paris " A Cidade da Luz", "A Capital da Europa". O que podemos dizer desta grandiosa cidade? Cada dia nos surpreende mais sua energia e sua beleza. Dela podemos descobrir todas as maravilhas da "Douce France".
Lugares de destaque:
O Canal de Saint Martín une o Parque da Villette com o Porto do Arsenal no rio Sena. Nasceu como um projeto no século XIX para resolver o abastecimento de água da cidade. Percorrer este canal em barco é todo um descobrimento. Durante o trajeto haverá que passar por passarelas, pontes levadiças e várias eclusas. Depois, o canal se transforma em túnel. A abóbada deixa passar reflexos de luz esverdeada. Assim nos aproximaremos do rio Sena. Poetas, fotógrafos e cineastas fazem homenagem a este canal que na cidade é um mito.
Nas ilhas de Saint Louis e a Cité, em pleno centro de Paris, encontramos o Palais de la Cité, primeiro palácio dos reis da França, a Conciergerie utilizada como prisão durante a Revolução Francesa, conserva pátios, celas e corredores onde passaram seus últimos dias personagens como Maria Antonieta e Robespierre.
O bairro do Marais se restaurou por completo nos anos 60, conservando assim seu aspecto original. É um dos bairros mais pitorescos de Paris, com suas estreitas ruas e edifícios históricos. A Place des Vosgues, construída por Enrique IV foi a primeira praça real. O bairro do Tempreg nos lembra a origem da ordem dos templários. Em qualquer um dos mercados da cidade pode-se degustar gastronomia típica. Junto aos postos de frutas e verduras podemos encontrar cavernas, padarias, lojas de especiarias, etc... a nossa disposição.
A Biblioteca Nacional: É o novo grande templo cultural parisiense. Uma polêmica obra do francês Dominique Perrault, que propõe uma grande praça limitada por quatro torres em ângulo. O interior é surpreendente, com vários pisos subterrâneos sob a praça nos que lêem e estudam milhares de pessoas e umas torres luminosas de cristal nas que se armazenam os volumes.
Auvers: Encontra-se a só uma hora de Paris e foi aberto recentemente um Centro de Interpretação do Impressionismo que oferece uma autêntica homenagem interativa ao genial pintor Van Gogh e a sua geração.
Bretanha
Aquitania Desde as margens do Rhin para a fronteira alemã se estende uma fértil planície aberta de colinas e vinhedos, casas com estrutura de madeira, Catedrais e igrejas de pedra de arenito vermelha. |
Estrasburgo Não deixe de visitar a Catedral de Noutre Dame com uma só torre, e os canais e casas com vigas estruturadas típicas do bairro de "la Petite France ".
Colmar Capital dos vinhos de Alsácia. Percorra bairros inteiros com casas de estrutura de madeira, como a "pequena Veneza", a parte mais romântica do bairro de Krutenau, antigo bairro de horticultores. O museu Unterlinden está instalado no antigo convento das Dominicanas de Unterlinden século XIII.
Midi-Pyréneeé
Vale do Loire
|