INFORME FUI

 

¡ANDALUCÍA!

 

Amparada por dois pontos de exclamação, pela ortografia espanhola, essa adorável região da Península Ibérica é anunciada e promovida desta forma mundo afora. Nada mais justo, porque a região é intensa e vibrante para dizer o mínimo.

A Andalucia é uma comunidade autônoma da Espanha que abrange o sul do país, formada por oito províncias como Málaga, Cádiz, Córdoba, Sevilha, só para citar algumas.

Lá estão todos os ícones conhecidos por nós da mais autêntica Espanha, como a dança flamenca, as touradas, os vinhos, as famosas “tapas” e os encantadores povoados brancos, que são aquelas cidadezinhas no alto das montanhas, caiadas de branco, e sempre com flores frescas em seus vasos de cerâmica... “Los Pueblos Blancos”.

Alugar um carro na Andalucia é uma boa ideia, pois as estradas são excelentes, bem sinalizadas e sempre dá mais autonomia.

Apenas tenha em mente que nos pequenos vilarejos as ruas são estreitas e muitas vezes sinuosas. Há de se ter uma certa habilidade ao volante! De resto, muna-se de um bom mapa da região, localize seu destino, e se deixe levar pela emoção de desfrutar do encanto dos “pueblos” e das lindas paisagens que os une.

Passando das pequenas joias para as cidades maiores, a sua satisfação e deslumbramento continuarão em alta: Sevilha, por exemplo, é a capital da comunidade como um todo.

Uma cidade extraordinária, patrimônio artístico, cheia de surpresas em suas ruas, bairros antigos, sofisticação e estilo em suas construções, um sonho do qual você não irá querer acordar... e se por acaso chegar na época de uma das várias festas da cidade que ocorrem de abril a junho, poderá mais ainda respirar o ar andaluz feito de arte, sabores e religiosidade.

Aqui ao contrário dos “pueblos blancos”, esqueça o carro. Explore a cidade a pé, em bicicleta (atualmente há 250 estações de aluguel de bicicletas), a cavalo! Há charmosas charretes que cortam a cidade...

E Granada? Prepare seus cinco sentidos para esse lugar. Só a visita a Alhambra, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, essa monumental herança dos árabes e posteriormente dos reis cristãos, valerá sua ida à cidade, sua viagem à Espanha! Reserve tempo, disposição (é imensa!), e se for no verão, roupas frescas e um bom chapéu. Não subestime o calor que faz por lá!

Em outro ponto, em um dos bairros mais famosos de Granada, o bairro de Albaicín, está o Mirador de San Nicolás, onde você terá a mais espetacular vista de todo o complexo de Alhambra e em um segundo plano, Sierra Nevada.


 


 


viagem-andaluzia
viagem-andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia viagem-andaluzia

Fotos: Angela Güzey

 

À noite, no bairro de Sacromonte, nas “cuevas” que no passado eram moradias ciganas, desfrute de um espetáculo de flamenco. Música e dança com as vibrantes guitarras, para um emocionante final de dia.

Córdoba assim como Sevilha são imprescindíveis. São cidades monumentais, inesgotáveis culturalmente. Valem por si só uma viagem.

Mas a essência, a “alma” andaluza, está espalhada por todo o território sul da Espanha. Está na sutileza de um sabor ou na grandeza de uma Alcazaba.

Pode estar em um estabelecimento simples no alto das Alpujarras, onde comi o melhor “jamón” até hoje, ou na inesquecível visão do desfiladeiro da cidade de Ronda.

Pode estar em tomar um Jerez em Cádiz em um fim de tarde, ou uma manzanilla no bairro antigo de Málaga.

Se deparar com um campo de girassóis depois de uma curva na estrada, ou com uma confraria desfilando na Semana Santa pelas ruas de qualquer cidade.

Mergulhar o pão no azeite, tomar um gaspacho...ouvir o som dos mestres como Paco de Lucia e do sapateado flamenco nos tablados de algum lugar.

Carregada de história e tradições, Andalucia é uma escolha apaixonante, um presente para a memória afetiva no coração de qualquer bom viajante.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -




 

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados