INFORME FUI

 

ISRAEL


Esse país faz parte da lista de desejos de conhecer de muitas pessoas. E não faz falta ter o aspecto religioso como principal pretexto, porque Israel é um lugar que está no começo de nosso tempo histórico. Um país que conta a sua estória e a nossa também.


Junto à isso, a mescla de gente tão diferente e de credos tão diversos, faz o povo israelense parecido com os brasileiros. Há também pessoas que nos sorriem (levando em conta que não podemos distinguir essa característica em todos os povos..), há muita vida (apesar de todo o sofrimento desse povo) e uma atmosfera vibrante e acolhedora. Francamente, é um lugar que se tem que conhecer!


E conhecer, inclui saber sobre aspectos que ignoramos sobre um lugar. Ficar sabendo por exemplo, que Israel é líder em companhias de “start-ups”, e que as ideias e tecnologias que são pensadas aqui, são adquiridas por grandes empresas e impactam o mundo e nosso dia a dia. Impressiona bastante.


O país não é grande, o que permite percorrer e mudar de cidades em pouco tempo. A cada cidade a história é contada e ilustrada com belos e importantes sítios: igrejas, monasterios, mesquitas, muralhas, mercados, rios, montes, mares e desertos.


Tudo aqui tem caráter único por sua importância: a Igreja, o Rio, o Mar, o Deserto.....


Há também os aspectos digamos, mundanos. Mas que vão reger sua estadia, tais como o “Shabat”, que nos desnorteia mudando os “fins de semanas “ para a sextas-feiras e sábados por motivos religiosos. Também logo ao chegar em Israel, no lugar do carimbo de entrada, você receberá um pequeno cartão com sua fotografia e dados, que lhe é dado como uma identidade, e que você deverá levar consigo durante todo o tempo que estiver em território israelense.

Há inclusive temas sensíveis, mas que são percebidos como tais e é importante aceitá-los. O que lhe pareça incomodamente diferente, é necessário respeitar. Quanto a segurança, duvido que isso lhe traga algum problema: o que é visto é ao contrário, tranquilidade.


A comida também é um tema próximo ao gosto e a cozinha brasileiras. Talvez não se encontre grande diversidade de pratos, mas o paladar dos húmus acompanhados do pão ázimo, falafels, berinjelas e abobrinhas bem temperadas em azeite, são facilmente de agrado de todos. 







 


terra-santa
terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa israel israel israel israel israel israel israel israel excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa excursão-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-terra-santa pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel pacote-israel terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa terra-santa israel israel israel israel israel

Fotos: Angela Güzey
  

Bons iogurtes, bons queijos frescos, azeitonas, e até você poderá desfrutar de saborosas cervejas locais e vinhos elaborados no país. Pães e vinhos... lhe parece familiar o tema?


Duas visitas são importantes em Israel e que tocam em questões diversas. O Santuário do Livro, numa enigmática estrutura branca de contorno arredondado que faz parte do Museu de Israel, e nos mostra os pergaminhos do Mar Morto. Quem já teve curiosidade sobre o assunto ou conhecimento sobre a descoberta dos manuscritos do século II ac, vai aproveitar bastante a oportunidade. A segunda se refere a um dos mais dolorosos capítulos da história como um todo, o Memorial para as vítimas do Holocausto. Inserido em um campus, um complexo de salas se seguem como uma trajetória que por  meios audiovisuais, inclusive com depoimentos, arquivos e objetos pessoais, nos contam, lembram o que não pode ser esquecido.


Prepare-se para multidões. A sua impressão será de que todo mundo resolveu visitar o país! Os hotéis lotados, os lugares de visita cheíssimos, um mar de ônibus de turismo à porta de ambos! Grupos e guias locais falando nos mais diversos idiomas, gerando uma língua nova e universal!


Mas também tudo lhe parecerá totalmente natural. Não haverá cansaço para as filas, não haverá mal humor para espaços pequenos difíceis de aceder, não haverá fadiga para o sobe e desce.


Afinal de contas, todos querem muito estar ali. Impossível ficar indiferente a esse pequeno grande país do Oriente Medio.

Tudo aqui é tão importante, vital. Eu diria mesmo, essencial.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -











Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 10:00 - 17:00 - Sábado e Domingo: Fechado
Whatsapp: +55 21 983960055
© 2020 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados