INFORME FUI

 

BARCELONA

 

Nada falta nessa cidade. Entre os traçados retos das Ramblas e Diagonais, estão as curvas arquitetônicas de Gaudi e as muitas esquinas do bairro gótico. Em toda sua extensão, e olhe que é muito grande, há gente. Pessoas do mundo todo circulam pelos belos parques, comércio, praças e uma centena de monumentos. Como? De carro, ônibus, metrô, bicicleta, segway, patins, skate... e a pé. Anda-se bastante por essa que é a segunda maior cidade da Espanha. As extensões das avenidas e “carres” são consideráveis. Idioma falado? Além do sonoro catalão, todos os outros. Vê-se gente do mundo inteiro construindo os elevados números do turismo do país. Dia e noite a cidade vibra e retribui a todos, oferecendo infraestrutura, serviços e entretenimento de qualidade.

Da ordem dos espaços verdes, eu destacaria o Parc de La  Ciudadella, um belíssimo conjunto de fontes, lago, esculturas, um zoológico inclusive, e floridos jardins. Em sua cabeceira, digamos assim, está localizado o lindo “Arc de Triomf”, obra construída para a Exposição Universal de 1888. Bem, nesse parque você  encontrará “os locais” em suas atividades esportivas ou de lazer. O outro espaço verde de Barcelona imprescindível é o Parc Güell. A entrada do parque é um pouco afastada das vias mais movimentadas e está no alto de um monte. Portanto sugiro que se chegue de taxi e o retorno deixe-se levar pelas ruas laterais onde há lojinhas de suvenirs e algumas peças mais elaboradas de decoração. O parque é grande, e só se estiver com fôlego e tempo, vá subindo pelos acessos laterais até o alto. De lá você terá uma vista muito bonita não só do parque como da cidade também.

Se não puder, junte-se a multidão de turistas e aprecie a emblemática escultura de salamandra na entrada e encante-se com as colunas mais acima, que sustentam um espaço aberto ladeado de ondulantes bancos cobertos de coloridos mosaicos. Interessante também é conhecer a casa onde morou Gaudi, executor do projeto encomendado pelo Conde Güell.

Andar pela Barceloneta é outro programa que se pode desfrutar tanto durante o dia, como a noite também. A praia se une ao Porto Olímpico e daí segue uma sucessão de marinas, bares e restaurantes. Vistas impressionantes da futurista Torre Agbar e dos mais altos prédios da cidade.

Mas nenhuma visita supera a emoção de se conhecer o Palau de la Musica Catalana. Uma construção maravilhosa do começo do século XX, onde está uma das mais belas salas de música que conheci, patrimônio da humanidade pela UNESCO. Recomendo uma visita guiada que dura uns 50 minutos e é muito interessante, e/ou ir a um concerto. O lugar é elogiado pelos mais importantes ícones da música clássica e sinfônica, pela beleza e encantamento que produz. Divida com eles esse sentimento!

Outra visita que também se faz muito original, é à Pedrera ou Casa Milá. Outra das obras mestre do arquiteto Gaudi, o edifício pode ser visitado tendo-se acesso a parte do terraço com intrigantes chaminés, e a um apartamento que serve como museu.


viagens-barcelona-espanha-pacotes
viagens-barcelona-espanha-pacotes pedrera-casa-mila-sagrada-familia-palau-de-la-musica-barcelona viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-pacotes-gaudí-passeios viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-pacotes-barcelona-passeios viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-pacotes-gaudi-passeios viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-pacotes-barcelona-passeios viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes viagens-barcelona-espanha-pacotes

Fotos: Angela Güzey

  

Também há uma parte onde se pode ver objetos variados criados por Gaudi, como cadeiras, puxadores de portas, ganchos, etc,  assim como suas fontes de inspiração: conchas, fósseis, e toda sorte de matéria orgânica.

E falando nele, o catalão Gaudi, outro símbolo dessa cidade é sem dúvida a Sagrada Família. A fila para se visitar o templo é geralmente grande, mas a amostra externa dessa obra nos dá paciência e atiça a curiosidade para ver seu interior. Garanto que você não vai se arrepender. É possível também subir em um elevador que leva até as torres mais altas. Para isso compre junto ao ingresso de entrada mais o ingresso para o elevador.

Com tantas atividades agendadas, é hora de se comer alguma coisa. O “Divinus” faz jus ao nome, e tem outros endereços além do que se encontra em Passeig de Gràcia. O lugar é muito bem localizado, a comida boa e as “tapas” maravilhosas. Tudo isso em ambiente relaxado e em uma das avenidas mais charmosas de Barcelona. Ali estão a Casa Milá e a Casa Batló, e um comércio sofisticado de grandes grifes, junto a outros mais acessíveis. Se gostar de coisas para casa, não deixe de dar uma olhada na Viçon, uma imensa loja que mesmo não procurando nada em especial, você se sente atraído por alguma coisa. Isso faz parte da viagem, não?

Em direção ao Barri Gotic, está a bela e solene Catedral. Uma visão colossal em meio a tantas ruas estreitas, esquinas e cruzamentos difíceis de se dominar. Mas para que? O suficiente para se chegar ao belo e amplo templo. E depois, ao obrigatório pela sua importância, Museu Picasso. Situado em um palácio reformado do século XIII, tem um acervo de quase 4000 obras. Uma oportunidade única.

Barcelona enfim, é daquelas cidades inesgotáveis em atrações. Ao mesmo tempo cativa e emociona a todos que um dia terão a oportunidade de conhecê-la. Pois então, não perca tempo: ¡Venga!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados