INFORME FUI

 

BURGOS

 

Parte de uma região historicamente importante, Burgos está  na comunidade de Castilla e Leon, Espanha. E o que mais impressiona nessa cidade é a quantidade de bens culturais e naturais, sem falar no monumento maior que é a sua catedral.

Dei sorte de meus primeiros passos pela cidade tenham logo me posto diante do Arco de Santa Maria, um portal imenso que cruza o rio Arlanzón e dá entrada a parte antiga, anteriormente amuralhada, de Burgos. A grande entrada é precedida por uma ponte de pedestres, o que permite você desfrutar com a devida distância a beleza do arco, que tem uma fachada imitando um  castelo com suas torres laterais.

Cruzado o arco, como em um túnel do tempo, surge majestosa e com todos os elementos góticos a que tem direito, a Catedral de Santa Maria.

Imponente por fora e de cair o queixo por dentro! Que monumento, que obras de arte ali estão! Um apanhado de grandes mestres da arquitetura, escultura, pintura... Não é para menos que é Patrimônio da Humanidade. E os vitrais! Cor e luz produzindo uma beleza tão fascinante e hipnótica... Se esforce para admirar, pois as catedrais góticas sempre altíssimas, as abóbodas tão belamente decoradas. Mas também no solo toda atenção, pois ali estão os restos mortais da figura histórica e por outro lado lendária de El Cid. Atente também, para a parcela de museu contida na catedral, nas várias capelas, sem falar no belo claustro que abriga monumentos funerários do alto clero da época. Tudo um deslumbre produzindo sentimentos de encantamento, graça e emoção.

A cidade poderia ser só a sua catedral, o que nos daríamos por contentes e satisfeitos, porém é muito mais.

Burgos é um lugar muito agradável, muito arborizado com extensas zonas verdes como o “Parque de La Isla”, ao norte da cidade (se você está de frente para a catedral, será à sua esquerda).

Também ao longo do rio, o chamado “Paseo Del Espolón” com frondosos álamos, jardins perfumados, fontes e estátuas.

Coisa que chama atenção caminhando por Burgos é a grande quantidade de estátuas espalhadas pela cidade, e com temática tão variada e original. Uma delas em especial, os “gigantillos”, representando um simpático casal, faz parte do folclore e das festas da cidade. Lembram muito os bonecos gigantes do carnaval de Olinda. 

 


viagem-espanha-burgos
viagem-espanha-burgos pacote-burgos-espanha viagem-espanha-burgos viagem-burgos-espanha viagem-espanha pacote-burgos-espanha pacote-burgos-espanha pacote-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-burgos-espanha viagem-espanha-burgos viagem-espanha-burgos viagem-espanha-burgos viagem-espanha-burgos viagem-espanha-burgos viagem-espanha-burgos pacote-burgos-espanha pacote-espanha viagem-espanha-burgos

Fotos: Angela Güzey


Um museu muito interessante e instrutivo que recomendo, é o Museu da Evolução Humana. Se contrapõem ao resto da cidade com um prédio arrojado e tinindo de novo, pois foi inaugurado em 2010. Conta com meios tecnológicos avançados para expor seu acervo e sua proposta narrativa. Um museu imprescindível de ser visto, pois lá estão alguns dos achados de Atapuerca, uma região próxima, cerca de 1 hora e meia, onde descobrimentos arqueológicos importantes foram feitos, tanto que a zona se tornou Patrimônio da Humanidade.

Burgos é uma cidade bem cuidada, charmosa e agradável de ser percorrida. Faz parte do Caminho de Santiago, e independente disso, deve fazer parte do seu caminho também.

Siga os mapas, mas também as simbólicas vieiras que orientam os peregrinos. Siga principalmente seu instinto e curiosidade.

Por sugestão entusiasmada do taxista que nos trouxe da estação de trem até o centro, fui conhecer a Igreja de San Nicolás de Bari, que se encontra atrás da catedral, em um plano mais alto. Nessa pequena igreja românica, pude ver um retábulo do século XV todo esculpido em pedra. Uma obra grandiosa e impressionante.

Me senti comovida e grata àquele homem que com toda razão, era tão orgulhoso de sua cidade e de seu patrimônio.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados