INFORME FUI

 

DUBROVNIK

 

Situada na porção mais ao sul da Croácia, se encontra mais um destino maravilhoso dentro desse país surpreendente. Dubrovnik é bela, charmosa e internacional.

Uma cidade que acumula ao longo dos tempos frases de louvor  como “pérola do Adriático”, “ paraíso sobre a Terra”, “oásis de civilização” etc..  E todos justas.

Eu acrescentaria muitas outras, e aconselho você a conhecê-la e se certificar de todas elas!

A parte antiga é patrimônio cultural da humanidade. O centro histórico, é cercado por imensos muros que no passado foram construídos para protegê-la dos inimigos, e hoje apenas acolhem os  milhares de visitantes, proporcionando  um contato íntimo e privilegiado com a cidade. Para visitá-lo, paga-se um ingresso e há dois acessos: um logo no começo da cidadela, à esquerda de quem entra, e outro no sentido oposto, próximo ao cais do porto. Por escadas se sobe ao topo, dando início a caminhada pelo entorno das muralhas, que em alguns pontos alcançam até 25 metros de altura.

A vista tanto externa (mar ou montanha), como interna (para dentro do centro urbano), é bela e surpreendente. Lá de cima é possível observar o dia a dia de seus habitantes, que acostumados ao vai e vem dos turistas, continuam para nosso deleite, estendendo suas roupas nos varais, consertando suas redes de pesca, podando suas roseiras... São quase 2 km de agradável passeio!

Pela Stradum, a grande avenida de pedestre que domina essa parte antiga de Dubrovnik, você terá em ambos os lados, muito o que ver e fazer: são museus, igrejas, conventos, monastérios, palácios, fontes, etc. e ainda  lojas, das mais simples as mais refinadas, e restaurantes idem.

Do lado oposto ao da entrada pela imponente Porta Pile, está o antigo porto, onde se encontram todos as embarcações, inclusive as que partem para  os passeios marítimos. Há todo tipo de passeios e trajetos, e muitas são as  empresas  que os oferecem.

A minha sugestão é uma ida à Ilha Lokrum. Pegue um barco, e 40 kunas ( aproximadamente R12,00) e em torno de 15 minutos depois, você já estará desembarcando lá.  Ainda embevecido com as cores do mar, você. se depara com belíssimos pavões soltos, que combinam muito bem com o lugar. 


viagens-croácia-pacotes-dubrovnik
viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croacia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik-lokrum viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik viagens-croácia-pacotes-dubrovnik

Fotos: Angela Güzey

  

Com um plano simples vendido logo na entrada da ilha, é possível passar um dia muito agradável. A ilha é pequena, o ar é limpo, fresco, e não é permitido fumar. Os aromas silvestres dos ciprestes  e carvalhos invadem suas narinas e você se sentirá animado a dar a volta inteira por ela. São trilhas entre bosques, jardins e reminiscências de seu passado. Não deixe de encontrar um belíssimo lago com águas cor de jade, que se chama Mar Morto. É quase uma visão!

Existe ainda vários pontos entre as pedras onde você encontra escadas, como as de piscina, para alcançar o mar.
Há ainda um único e aprazível restaurante, no que foi outrora um monastério. E lembre-se, a volta ao continente é obrigatória, pois não há acomodações na ilha.

Quase todos os hotéis de Dubrovnik, ficam fora dos limites do centro histórico. Ficam em áreas como Ploce, Lapad ou Babin Kuk. Você então terá a oportunidade de admirar e usufruir dessas belas áreas. Há charmosas pequenas enseadas em meio a uma vegetação mediterrânea com suas oliveiras, arbustos de alecrim, louro, lavanda, e até uma graça de praia chamada...Copacabana!

Unindo essas localidades, inclusive ao centro histórico, há algumas linhas de ônibus que atendem muito bem aos visitantes.

E assim como Dubrovnik foi cobiçada no passado por tantos povos, aposto que agora é essa adorável cidade que conquista à todos que vem conhecê-la!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados