INFORME FUI

 

MALTA

 

Abra um mapa mundial e primeiro localize a Itália, desça o olhar até a Sicília. Mais abaixo  você encontrará um pontinho no meio do mediterrâneo. Essa é Malta. Um país inteiro no meio de um dos mares mais lindos do planeta!

Essa pequena porção de terra já foi ocupada por fenícios e romanos, vê instalada no sec.XVI os cavaleiros da Ordem de São João, o que lhe confere uma paisagem e arquitetura urbana muito original, com tantas referências e todas tão bem preservadas. E mesmo pequeno, esse país precisará de tempo para absorve-lo, pois o que não falta são lugares para conhecer. São portos, catedrais, palácios, belas enseadas, templos megalíticos, interessantes museus, ... com a vantagem de tudo ser próximo. E depois, Malta conta com um curioso sistema de transporte público, com ônibus antigos, digamos “vintage”, mas muito eficientes. Também por mar, há barcos em vários trajetos.

Minha sugestão é começar por Valletta, sua capital. Cortada pela Triq Rebbublika, uma grande rua principal cheia de atrações, é transpassada por  inúmeras ruazinhas, quase todas desembocando num mar de águas turquesas...

Em Valletta estão palácios como o  Grand Master´s , um variado  comércio, restaurantes requintados, cafeterias, sorveterias, etc. Encante-se com seus prédios de balcões fechados, suas portas de cores fortes, de detalhes que contam estórias e crenças... Descubra um jardim chamado Upper Barrakka,  e deixe seus sentidos relaxarem em meio a tanta beleza....olhe em frente e verá outras duas cidades: Vittoriosa e Senglea. Delas falamos depois.

Pegando um ônibus no ponto final localizado na Fonte Triton no comecinho de Valletta, siga para Marsaxlokk. Você chegará a um lindo povoado, com pequenos barcos multicoloridos, pousados serenamente em águas transparentes, que oscilam entre tons azuis e turquesas.

Vá um dia de semana, dê uma olhada na feirinha matinal de artesanato, e no fim do dia  aproxime-se de um barco pesqueiro que esteja descarregando seus peixes, e você verá uma variedade deles sendo pesados, alguns imensos! Um espetáculo! Aprecie os moradores desse vilarejo, pois parecem pertencer a um tempo que não existe mais...


viagens-malta-pacotes-malta-marsaxlokk
viagens-malta-pacotes-malta-marsaxlokk viagens-malta-pacotes-malta-valleta viagens-malta-pacotes-malta-são-joão viagens-malta-pacotes-malta viagens-malta-pacotes-malta-onibus viagens-malta-pacotes-malta viagens-malta-pacotes-malta-palacio-parisio viagens-malta-pacotes-malta-vitoriosa viagens-malta-pacotes-malta viagens-malta-pacotes-malta viagens-malta-pacotes-malta viagens-malta-pacotes-malta-marsaxlokk pacotes-malta-viagens-malta-marsaxlokk pacotes-malta-viagens-malta pacotes-malta-viagens-malta pacotes-malta-viagens-malta-valleta viagens-malta-pacotes-malta-varanda viagens-malta-pacotes-malta-muralhas viagens-malta-pacotes-malta-cruz

Fotos: Angela Güzey

  

Reserve um dia par conhecer Mdina. No alto, fortificada, essa cidadela é um primor de conservação, com suas ruelas encantadoras, prédios de grande valor histórico, uma catedral magnífica e pontos que oferecem uma visão espetacular. Percorra com calma, perca-se eventualmente e desfrute do lugar com a curiosidade e atenção que ele merece.

Faça uma pausa para um bom café ou talvez uma taça de vinho maltês. Aliás Malta produz interessantes vinhos. Que tal um chardonnay fresquinho, que combina bem com clima e a luminosidade do local?

Dedique outro dia a uma ida à Vittoriosa e Senglea, ambas lado a lado, formando um deslumbrante conjunto de enseadas cheias de vida e belíssimos promontórios. Junto a Kalkara, são conhecidas como as Três Cidades.

Lá você desfrutará do silêncio e a  de suas ruas quase  labirínticas, que contrastam com a vastidão panorâmica de seu contorno. E de lá, do alto de um mirador qualquer, ou de uma esquina que seria inspiração para um artista, suspire por esse país tão belo e original, e talvez soe o apito de um navio que parte, e você sentirá nostalgia por ter que em algum momento, partir também...

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados