INFORME FUI

 

LEÓN


Essa província da Espanha é mais uma que se soma a extensa lista de belos lugares desse país.

Fico agradavelmente surpresa com a beleza de patrimônio histórico e a qualidade de acervo artístico existentes, e sempre tão bem preservados, em cada rincão espanhol!

León tem uma elegância intrínseca que aparece na Catedral de Santa Maria, na larga avenida e seus jardins ao longo do rio Bernesga, na muralha medieval que agora não mais a defende, mas sim a acolhe e embeleza.

Sem falar em todas originais estátuas e monumentos espalhados pela cidade. E o Parador. Esses prédios de grande valor histórico em áreas privilegiadas são uma maneira e tanto de você se hospedar. Nesse caso foi um dos mais belos que já estive. O Parador de São Marcos foi um lugar construído para ser sede da Ordem Militar de Santiago e começou a ser construído no século XVI. Ao lado, anexo ao prédio principal há um claustro magnífico, quase mágico. A fachada, outro espetáculo. Tem que ser conferido estando ou não ali hospedado.

Ao caminhar em direção à Catedral, encontrar com uma obra de Gaudi é inesperado e intrigante como sempre. A Casa Botines como é chamado esse edifício revestido em pedras, tem acima da porta principal, uma interessante escultura de São Jorge lançando o dragão. É possível visitar a parte térrea do prédio. É uma oportunidade de conhecer uma arquitetura bem diferente a que estamos inclinados a imaginar quando se trata do mestre barcelonês.

Um Gaudi em bronze lê seu jornal comodamente sentado em um banco em frente ao seu projeto. Que tal fazê-lo companhia?

A Calle Ancha é uma rua de pedestres, larga, como o nome diz.  É ladeada de um comercio bem variado, sendo alguns bem antigos como uma farmácia do começo do século XIX, ou do Bar Ginger, que embora seja novo, tem uma fachada particularmente interessante.

Saindo da Calle Ancha, virando à esquerda, a visão da Catedral de León impressiona. Ela simplesmente surge, circunscrita a uma praça que parece não ser suficientemente grande para conte-la!

Dedique tempo observando um sem fim de detalhes na fachada. Só assim, já meio entorpecido de beleza, poderá adentrar ao templo e ser absorvido pelas luzes que atravessam os grandes vitrais, e ver o que há de melhor em arte gótica.



viagem-león
viagem-león león león león león león león león león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león excursão-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león viagem-león passeio-león passeio-león passeio-león passeio-león passeio-león passeio-león passeio-león passeio-león viagem-león

Fotos: Angela Güzey
  
Ao sair, contornando a catedral, está um museu e o claustro que precede uma capela onde há cultos. Você poderá adquirir ingresso para todo o conjunto (museu, claustro, catedral), ou em separado, ali mesmo. No claustro seguem-se estátuas em pedra dos profetas, formando um conjunto fabuloso.

Alimentado o espírito, é hora de percorrer o simpático Bairro Húmedo, e encontrar as casas de “tapeo”, restaurantes e um comércio animado. O bairro é conhecido como o mais tradicional quando o assunto é comer e beber. O logotipo da região é um B e um H cortados por um espetinho..., um “pincho” como eles chamam. Prove o embutido mais típico da região que é a “cecina”, uma carne de boi curada, com sabor bem pronunciado. Conheci León no outono, mas dizem que nas estações mais quentes, praças e ruas se enchem de mesinhas e há vários concertos ao ar livre. Sempre um motivo para se voltar para um lugar, não?

León tem além do mais, a bela Basílica de San Isidoro e seus afrescos. E em contra ponto o Museu de Arte Contemporânea.

Caminhar pelos jardins ao longo do Rio Bernesga, o chamado Paseo de La Condesa de Sagasta, é se reunir aos habitantes da cidade, que costumam aproveitar esse espaço em todas as horas do dia. Cruzar a ponte romana que vai da ampla Praça de San Marcos, onde está o Parador, e chegar ao Parque Quevedo, completa um panorama de beleza e bem estar que proporciona Leon.

Um nome forte com um símbolo forte, um leão e com ares de um reino que ainda resiste com garbo em tempos atuais.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados