INFORME FUI

 

FÁTIMA, o Santuário



A despeito do caráter divino desse destino, planeje pragmaticamente sua visita. Pense no carro como uma boa alternativa para se chegar a essa cidade que fica no distrito de Santarém em Portugal. Esqueça o trem, pois até ao Santuário ele não chega. Então opte pelo ônibus ou ainda transporte particular contratado. Fique atento pois há a cidade de Fátima e o Santuário de Fátima. Estamos falando do Santuário.

A estrada é a A1, que liga a capital ao Porto. Cerca de 1 hora e meia é o tempo médio de viagem tanto saindo do Porto (um pouquinho mais) como de Lisboa.

A estrada é boa, como costumam ser as estradas europeias em geral. 

Partimos confiando nas bênçãos divinas para que tudo desse certo! O céu azul, as flores no caminho, o sol radiante... O cenário perfeito para um dia em Fátima!

Como dizia, o dia pode já começar a ser bastante positivo se estiver fazendo um bom tempo. Evite se puder ir durante estações como inverno ou verão, pois o centro de Portugal pode ser de temperaturas extremas nessas duas épocas. A área que compõem o santuário é descampada, o que coloca as pessoas sujeitas a intempéries diretamente.

Depois leve em conta que nos dias 13 de maio e 13 de outubro há comemorações especiais no santuário. Durante esses meses há um aumento do número de visitantes, com grandes manifestações de devotos e peregrinos no local. Só você saberá decidir se é ou não a época adequada para sua visita.

O Santuário é grande, e foi reformulando sua infraestrutura ao longo dos anos para cada vez mais abarcar a multidão que visita o local. E nada falta para que tudo corra bem: há muitos hotéis nas redondezas, restaurantes (alguns de excepcional qualidade, como por exemplo “A Cave”), grandes áreas de estacionamentos, mil lojinhas que comercializam desde lembrancinhas até peças de arte sacra, segurança e centros de informações.










 


passeio-fatima
passeio-fatima fatima fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima excursao-fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima passeio-fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima viagem-fatima

Fotos: Angela Güzey
  
Quando lá estive pela primeira vez ainda adolescente, o Santuário não tinha o “status” que tem hoje em dia. Visitado por milhões de pessoas anualmente, é um dos maiores centros de peregrinação do mundo, e reverenciado pelos Papas ao longo da sua história. Há estátuas e monumentos como referências da passagem deles, assim como as rosas de ouro por eles ofertadas.

Tenha em conta as informações amplamente divulgadas e se planeje a partir do que tem para ser visto e visitado. Se quiser assistir uma missa, cumprir promessas ou penitências, fazer pedidos, visitar sítios religiosos, ou acender velas. Tudo tem seu local e hora apropriados. Há uma organização muito boa e coisas diferentes para ser visitadas: a Basílica de Nossa Senhora do Rosário (como é conhecida N.S. de Fátima), a Capelinha das Aparições onde se realizam missas, a imensa Basílica da Santíssima Trindade, os retábulos em cerâmica da Via Sacra, visita à casa dos pastorzinhos, espaços de exposições, etc.

Seja você crente ou não, religioso ou não, sua visita será sempre carregada de emoção. Além da estória que envolve as aparições de Nossa Senhora, as pessoas que lá estão em oração, em simples reverência ou reflexão, estão unidas por um motivo único e pessoal com certeza, mas cheio de sentimentos.

O sentimento de gratidão, o de esperança, o de fé ou outro qualquer, mas que dão a este lugar, um sentido comum e especial a todos que lá se encontram.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -


Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados