INFORME FUI

 

AVEIRO


Nos canais que cortam a cidade, originais barcos coloridos chamados moliceiros, passeiam com os turistas. Enquanto transcorre o trajeto de cerca 40 minutos, os barqueiros nos contam a história de Aveiro, essa pequena cidade que no passado foi uma vila que vivia da extração do sal, e tem origens que remontam ao ano de 959 dc.

De dentro dos moliceiros vemos transcorrer um casario bonito e colorido que se reflete nas águas mansas, enquanto os habitantes seguem no seu vai e vem cotidiano na pacata cidadezinha.

Se você não chegou por trem à Aveiro, que está situada entre as cidades de Coimbra e o Porto, vale à pena ir até a estação dos “comboios”, pois é um encanto! Azulejos de diversos tons de azuis formando quadros estampados nas paredes brancas, atestam que essa é uma estação portuguesa com certeza!

Além disso, há um quiosque de informações bem em frente à saída da estação, apesar de que bem no centro da cidade você vai encontrar também um mais robusto Centro de Informações Turísticas.

De qualquer forma, creio que um folheto sobre a cidade servirá mais para saber o nome de alguma interessante igrejinha, ou ficar sabendo que em Aveiro você vai se esbaldar com os ovos moles, famosos na região!

Você vai encontrá-los em todas as pastelarias locais. Conheci a “Riapão” que fica na rua principal junto ao canal, a Rua João Mendonça. Uma sucessão de vitrines com toda a espécie e formatos de ovos moles que podem ser degustadas em pé ou em atravancadas mesas no salão.

Os ovos moles também são uma boa pedida quando o assunto é uma lembrança de viagem. Em algumas lojas da cidade são vendidos em curiosas embalagens em formato de barril.

Caminhar por entre as ruelas de Aveiro, também é muito prazeroso. Um bom ponto de partida é no Jardim do Rossio, uma zona central perto do canal e de onde partem os moliceiros. Há muitos barcos ancorados por ali, não haverá problema em você encontrar um a qualquer momento.

Enquanto isso usufrua das ruas internas de Aveiro, onde se encontra a tranquilidade que as pequenas cidades ainda oferecem. A paz dos espaços vazios, da roupa pendurada nas janelas e de gatos se esgueirando nas esquinas...


viagem-aveiro
viagem-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro excursão-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro excursão-aveiro excursão-aveiro excursão-aveiro excursão-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro passeio-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro excursão-aveiro viagem-aveiro viagem-aveiro passeio-aveiro viagem-aveiro excursão-aveiro

Fotos: Angela Güzey
  
Descobrir o Mercado do Peixe, os sobrados em estilo art noveau, a Igreja da Misericórdia, ou mesmo uma ponte circular de pedestres, tudo compõem um cenário muito simpático e alegre.

Atrás do mercado, um braço de canal forma uma pequena marina com alguns barcos atracados, chamada Cais dos Botirões.

Ao longo desse espaço há bares e cafés com mesas ao ar livre, e uma sequencia de casinhas fortemente coloridas trazendo uma atmosfera relaxada e convidativa.

Outro lugar comovente pela sua simplicidade e beleza, é a capela do século XVIII de São Gonçalinho. O nome é de um beato muito querido pelos portugueses e assim chamado carinhosamente em Aveiro, no diminutivo.

Surpreendentemente existe um shopping bastante completo na cidade. A estrutura é aberta e ventilada o que combina muito bem com todo o resto.

Aveiro é uma ótima opção de passeio de um dia, e muito próxima a Coimbra, por exemplo, que está a apenas meia hora de lá.

Amável e tradicional. Temperada a sal e doce.

Aveiro é tudo isso e o que mais você descobrir.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados