Localizada na região estremenha da Espanha, Cáceres é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Tudo pode começar pela imensa Plaza Mayor do século XII, que dá a um dos principais acessos ao conjunto histórico, o "Arco de la Estrella".
Toda uma área de muralhas erguidas pelos árabes aproveitando resquícios romanos, lhe reserva palácios medievais, igrejas, museus, mosteiros, ruazinhas estreitas cheias de encantos, jardins e restaurantes, inclusive um estrelado pelo Guia Michelin. Um passeio com calma pode lhe revelar detalhes belíssimos. São arcos, cornijas, elementos decorativos em cerâmica, e ....cegonhas! Lá estão elas com seus ninhos, voando e batendo os bicos o que gera um ruído inconfundível. Mas imagina que um lugar já tão rico em opções culturais ainda seja capital gastronômica. E assim é.
Foi esse o título que conquistou em 2015, e que agora faz que a cidade se torne ainda mais interessante, com mais atrativos. O que não faltam são restaurantes bem instalados e com comida de qualidade. Como o que estive, o "El Figon de Eustáquio" na simpática Praça de San Juan. Um desses restaurantes repleto de opções "da terra", além de gente preparada para lhe indicar um bom vinho da região para acompanhar sua refeição. Fique atento aos horários de abertura dos estabelecimentos em geral, porque estamos falando de Espanha, país onde a "siesta" é sagrada... Os produtos estremenhos são de denominação de origem como a páprica, o "jamón", o mel, o azeite, os queijos, os vinhos... Os vinhos são espetaculares! E depois você verá as muitas lojas espalhadas pela cidade que reúnem esses produtos, e ficará com vontade de comprar tudo. Uma total perdição!
|
|
Fotos: Angela Güzey
Caceres faz parte também da rota dos Caminhos de Sefarad, que revela a Espanha judaica em toda sua presença cultural, arquitetônicos, etc. Igualmente fazia parte de outra rota de comércio e de peregrinação, a Via de La Plata, que começava em Merida e ia até Astorga, mais ao norte do país. Imagine que inclusive há em uma caverna a Maltravieso, muito próxima ao perímetro urbano, fechada ao público, em que foram achados restos do período paleolítico. Alguns desses achados você podera conferir no Museu de Caceres, localizado na Casa de las Veletas no centro histórico.
Elementar a conclusão: Caceres é lugar para não se deixar de conhecer, por toda a sua importância no passado e seu status cultural dos dias atuais.
ANGELA GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -
|