INFORME FUI

 

XIAN

 

Essa cidade da China fica em uma zona bem central do país, e foi também a capital por varias dinastias, o que lhe rendeu um grande patrimônio histórico e cultural.

Hoje em dia, a cidade remete quase sempre aos famosos e mundialmente conhecidos guerreiros de terracota. E digo logo que por mais que se saiba o que se vai encontrar, o impacto será grande.

Na chegada um parque antecede as fossas arqueológicas, e se pode pagar por uns carrinhos de golf que fazem o trajeto até a área central onde estão os prédios que abrigam os achados. O parque em si já é muito bonito, arborizado e florido. A visão é ampla, clara. E aí chega o momento de entrar no imenso pavilhão onde está o exército imortalizado da dinastia Qin. A vista se acomoda ao ambiente sombreado, e o assombro e a emoção tomam conta desse encontro. Qualquer que fosse a viagem a China, valeria por esse momento onde a história de um imperador está contada por seu desejo de ser imortalizado.

São milhares de figuras, todas em tamanho real e com traços fisionômicos diferentes entre si, como seria as feições de cada guerreiro individualmente.  Um primor de arte executada estima-se, por volta de 230 ac. e descoberta há recentes 40 anos!

Dando a volta nesse grande campo onde estão as esculturas é possível contemplá-las por todos os ângulos. Cada figura empunha armas como lanças e espadas, e se podem ver algumas dessas armas que foram recuperadas no museu (imperdível!) em outro prédio desse complexo.

Mas nem só de guerreiros em terracota vive Xian. Há por exemplo uma interessante visita a um mercado de rua, que conduz a certa altura a Grande Mesquita. A mesquita tem a arquitetura de um templo chinês, porém com elementos da tradição mulçumana É o chamado bairro mulçumano, onde vivem milhares de pessoas dessa comunidade. É bastante curioso andar pelo mercado, ver aquela diversidade de frutos secos tão típicos, doces, etc., dividirem espaço com os condimentos frescos e apimentados da culinária chinesa. Entre ruazinhas estreitas, uma multidão de locais, turistas e gente que vai e vem transportando alguma mercadoria. Um labirinto de cores, cheiros, sons em meio a uma profusão de artigos em bancadas que se sucedem ao infinito!...


 


viagens-china-pacotes-china
viagens-china-pacotes-china pacotes-de-viagens-china-xian viagens-china-pacotes-china pacotes-de-viagens-china-xian viagens-china-pacotes-china viagens-china-pacotes-china pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian viagens-china-pacotes-china pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian viagens-china-pacotes-china pacotes-de-viagens-china-xian pacotes-de-viagens-china-xian

Fotos: Angela Güzey
 
Outro ponto de interesse em Xian é o Templo do Ganso Selvagem, ou Dayan Ta, um local de culto budista muito freqüentado pelos devotos. O templo foi construído em 652, na dinastia Tang, e você poderá apreciar toda uma coleção remanescente da famosa rota da seda. São vários adornos, relíquias e figuras vindas da Índia. O conjunto é muito bonito, ainda mais na primavera com os jardins floridos. Na praça em frente ao complexo, pelas manhãs podemos ver uma imagem comum em todo o país: pessoas fazendo ginástica ou Tai Chi. E em algumas horas do dia, um concorrido espetáculo de águas que você deve consultar os horários que variam de acordo com as estações do ano.

A visita a Xian ficará mais completa (e encantadora também) se você assistir ao espetáculo de Música e Dança da Dinastia Tang, um clássico que retrata um dos períodos mais gloriosos do grande império chinês. O show é belíssimo, com canções e figurinos primorosos e pode ser visto no Tang Dynasty Palace ou Tang Yue Gong.

Só uma cidade que foi capital do país por tantos anos, pode deixar um patrimônio tão expressivo como o encontrado em Xian. Assim como no passado era o ponto de partida para a famosa Rota da Seda, hoje é sem dúvida um lugar obrigatório no roteiro dos interessados em arte e cultura. 

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados