INFORME FUI

 

ZAGREB

 

Cidade que ainda pouco se fala, Zagreb surpreende como um lugar que reúne ingredientes de qualidade, que preenchem as  expectativas dos viajantes mais exigentes.

A capital da Croácia tem imponentes construções tanto governamentais como religiosas, entremeadas de belos parques e bem cuidados jardins. Nas grandes avenidas e espaços públicos, o movimento é intenso. Há muitas pessoas nas ruas, desfrutando das praças, jardins, cafés, etc. Coloridos trens elétricos cortam e cruzam a cidade por todos os lados. Em parte deles, nada é cobrado como um incentivo a não se usar tanto o transporte particular. Maravilhoso, não?

Os croatas, são altos, apressados e cordiais com os turistas, que aliás são muitos.Os europeus vem mais a cada ano. Dispostos a lhe entender e se fazer entendidos, muitos deles falam inglês. Para isso, procure os mais jovens. Você poderá testar sua capacidade de comunicação por exemplo, diante de uma das muitas lojas de pães, folhados e outras delícias, muito típicas de Zagreb. São lojas de rua, com uma vitrine repleta dessas maravilhas, e de onde sai um cheiro gostoso e morno de coisas fresquinhas....Os croatas em geral escolhem e saem caminhando apresados. Sorte a nossa se pudermos  desfrutar calmamente, murmurando “hummms”, e com direito a repeteco!

Dependendo da época do ano, encontrará também, barraquinhas espalhadas pela cidade vendendo os mais bonitos e gostosos morangos que você comerá  em sua vida. Você sentirá a influência da vizinha Itália, nos sorvetes e no café. Ambos perfeitos.

Como é uma cidade que convida a andanças, pegue um mapa em uma oficina de turismo. Tem uma muito bem localizada, na Bana J. Jelacica, em uma das esquinas desse grande entroncamento central. Fica ao lado de um prédio onde se lê Gradska Kavana.

Ali é um ponto muito bom para se planejar o seu dia. Pertinho, a belíssima catedral da cidade. Nas redondezas, um mercado aberto de frutas, legumes e ...flores. Muitas flores. O povo croata tem muito talento para arranjos florais, que também costumam enfeitar restaurantes, cafés e as requintadas casas de chá.
 



viagens-croacia-zagreb-museu-mimara
viagens-croacia-zagreb-museu-mimara viagens-croácia-pacotes-croácia-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb-cemitério viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-zagreb viagens-croácia-morango-pacotes-zagreb viagens-croácia-pacotes-croácia-zagreb

Fotos: Angela Güzey

  

Seguindo pela imensa rua Ilica de comércio muito variado, você achará em uma pequenina rua, um plano inclinado que lhe levará até a parte alta da cidade. E lá, em meio às muitas coisas que valem à pena ser vistas, está a Igreja de São Marcos com um peculiar telhado de muitas cores, representando escudos medievais. Muito interessante.

São muitos os tesouros desse lugar, e você verá que faltará tempo para tudo. Mas não deixe de ir ao Museu Mimara. Na primavera, o espetáculo começa pelo jardim a sua frente. Um deslumbre. O museu que fica em um belo prédio, conta com uma coleção de quase 4.000 peças variadíssimas, do acervo pessoal de Ante Topic Mimara. São andares corridos de diferentes representações artísticas, uma delícia de ser visitado.

E por ultimo, como em outras tantas cidades pelo mundo, aqui também o cemitério é uma atração. Mirogoj é elegante, cheio de belas peças artísticas, entre muitas e frondosas aléias. Dizem ser um dos mais bonitos da Europa. Tem meu voto também.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados