INFORME FUI


LAGUARDIA


Como num cenário cinematográfico com a Serra Cantábrica ao fundo, e cercada por longas extensões de parreiras na sua área de várzea, no cocuruto de uma pequena elevação está Laguardia.

Cidadezinha medieval, que se consagrou como referencia dos vinhos da Rioja, Laguardia é um encantador vilarejo espanhol.

Cercada por muralhas em todo entorno, o seu centro é entrecortado por ruelas e pequenas praças. Há cinco entradas, e qualquer uma delas revela um casario antigo, palacetes, tudo muito bem conservado. E bodegas. Muitas bodegas! Nas entranhas da cidade literalmente correm litros de vinho.

A cidade é bem estruturada e voltada para o turismo. E que turismo! Muitos espanhóis vão para um final de semana ou mesmo passar o dia, fora os turistas de varias partes do mundo interessados ou não nos excelentes vinhos da região. Mas quem não está interessado? Se você chegar de carro, saiba que deve achar estacionamento nos arredores, pois intramuros não é possível. A cidade é basicamente para pedestres. Os vinhos da chamada Rioja Alavesa são reconhecidos mundialmente e tem denominação de origem.

Se você der a sorte de chegar na época da vindima no outono, poderá ver a colheita e a movimentação dos tratores que trazem as uvas para os reservatórios das bodegas. Há várias delas que podem ser visitadas, dentro e fora da cidade, bastando um agendamento. Atente para o fato das visitas serem feitas em diferentes idiomas, portanto informe-se antes. Há grandes e pequenas bodegas. Há até bodegas projetadas por nomes como Santiago Calatrava. Escolha conforme sua disponibilidade e interesse.

E para acompanhar os vinhos, Laguardia está cheia de opções gastronômicas. Um restaurante que gostei foi o Amelibia, onde se come um “cordero lechal”, um cordeiro de leite, que é feito no forno e combina muito bem com os vinhos locais. Para digestão, uma boa caminhada ao redor de Laguardia.

Há um passeio arborizado com vistas panorâmicas que circunda quase toda a cidade. O ar é limpo e fresco. Ali você vê os habitantes dando uma volta, crianças brincando, e a vida seguindo em um compasso diferente. Um tempo que se esvai lentamente, sem pressa.

E é sem pressa que você deve (ou deveria, já que a visita também é agendada, nesse caso na Oficina de Turismo) conhecer a Igreja Santa Maria de los Reyes.

 


laguardia
laguardia viagem-laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia laguardia

Fotos: Angela Güzey

  

A igreja tem um pórtico interior que é belíssimo e está em excelentes condições- a pintura foi feita no século XVII-, preservando as cores originais das figuras e entalhes ao seu redor. De uma riqueza impressionante, se torna uma visita imprescindível.

Em um espaço lateral exterior à igreja, localize umas esculturas bastante curiosas de calçados, bolsas e maletas. São representações perfeitas do artista Koko Rico em homenagem aos viajantes.

No extremo oposto da cidade, você encontra a igreja de San Juan Bautista, que tem uma capela anexa octogonal bem interessante.

Na Plaza Mayor, bem no centrinho da vila, um relógio tipo carrilhão ao meio dia, encanta e alegra com a movimentação de bonecos dançarinos.

Laguardia nasce lá pelo século X com a função de proteção e defesa para o então Reino de Navarra.

Como uma preciosidade guardada pelas grossas muralhas, há em uma das entradas, junto à porta de San Juan, uma placa que deseja “Paz aos que chegam, saúde aos que habitam, felicidade aos que partem”

Hoje a cidade esbanja uma calorosa acolhida, e boas vindas aos que lá chegam para uma deliciosa experiência sensorial. 

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados