INFORME FUI

 

SALZBURGO

 

Um fundo musical durante sua visita é quase certo. Músicos se espalham pelos jardins, ruas e praças de Salzburgo.

Inverno ou verão lá estarão eles, em geral com seus violinos, harpas ou acordeons, colocando assim mais vida e alegria à paisagem deslumbrante. Que outro cenário seria mais apropriado para rodar “The Sound of Music”?

Sempre fervilhante de visitantes em qualquer época do ano, Salzburgo é um destino muito desejado. Isso porque esse lindo lugar que é ladeado pelos Alpes, cortado pelo Rio Salzach, com um patrimônio histórico belíssimo, só vai lhe trazer alguma contrariedade na hora de deixá-lo.

A cidade é atraente desde que nos aproximamos. Chegar de trem absorvendo lentamente a sua paisagem de cartão postal é o ideal. Descer na estação ferroviária e se aproximar dos geométricos Jardins de Mirabell e suas noivas (há sempre um ou mais casamentos acontecendo!), e em seguida acessar as pontes carregadas de cadeados que atestam as juras de amor entreouvidas por lá... Tudo certamente inspirado pela paisagem e o clima de contos de fadas que envolvem a famosa cidade austríaca.

De campeonatos, eventos à festivais, há sempre um ar festivo. Das coisas a se fazer em Salzburgo, uma delas é a visita a casa onde nasceu Mozart é inevitável, mais adiante, se entreter na Domplatz e admirar sem pressa a imensa Catedral, um cachorro quente na Markt Square, saborear uma caixa de bombons de marzipan com a figura do filho nobre da cidade estampada na embalagem. Ou ainda se deliciar com os antiquários, ateliers e pequenas lojas de design que vão surgindo nas ruas estreitas e suas passagens. Na Getreidegasse, talvez a mais famosa rua comercial, observar as placas no alto da rua, quase sempre de ferro trabalhado com figuras ilustradas, onde antigamente serviam como um letreiro mesmo para os que não decifravam a leitura, ser capazes pelos formatos e desenhos, saber que ali se vendiam carnes, ou sapatos, e por aí vai.

Até hoje esse expediente é usado pelos comerciantes, até mesmo para se saber onde comer aquele hambúrguer que você sabe bem de qual estou falando...

Quando subir no teleférico para atingir o Festung Horensalzburg, a imensa fortaleza do século XI (e não o deixe de fazer) verifique a programação oferecida por lá, e se tiver oportunidade, vá assistir a um concerto. Invariavelmente é uma experiência inesquecível.
 


viagem-para-salzburgo-austria
viagem-para-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-para-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria viagem-salzburgo-austria

Fotos: Angela Güzey

  

A vista é espetacular e não faltaram miradores no entorno do castelo para lindas fotos. Na saída do teleférico está o pequeno cemitério de San Peter. Há delicados ornamentos em ferro forjado em seus jazigos, e é muito curioso com suas lápides quase mesmo esculturais. Um lugar tranqüilo para uma pequena pausa. Perto dali, um pouco mais adiante, está o que dizem ser, o mais antigo restaurante da Europa, com a incrível data de inicio das atividades no ano de 803. Curioso, não?

Comer em Salzburgo vai do sanduíche de salsicha do trailer no mercado de rua, até experiências gastronômicas sofisticadas. Um bom momento para se consumir um vinho ( a Áustria tem castas de destaque) ou uma cerveja, seja sua escolha qual for. Mas não deixe que a sobremesa seja outra que não uma bela fatia de strudel ou uma sachertorte.

A cidade é movimento: as carruagens puxadas por vigorosos cavalos brancos, ali se tornam realidade embora pareçam de sonhos. Carros de luxo, bicicletas e ônibus articulados dividem com eles o espaço.

O verde que contrasta com a neve no pico das montanhas, ou por toda a cidade dependendo da época do ano, um insistente realejo, um sabor alpino vindo das cores, dos aromas, da natureza.

Prost! Um brinde a exuberante Salzburgo!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados