INFORME FUI

 

ZAANSE SCHANS

 

Se você  quiser encontrar aquela Holanda que lhe vem à cabeça quando o assunto surge, reserve um dia  para conhecer Zaanse Schans.

Ali você sentirá a atmosfera rural de uma Holanda de cartão postal, com direito a moinhos, vaquinhas malhadas de branco e preto, casas de madeira muito coloridas, etc.

Reserve um dia para esse passeio, que começa com uma viagem partindo de Amsterdam de  trem pela estação central ( Centraal Station, linda por sinal) até a estação Koog-Zaandijk, ou de ônibus, com linha direta até lá, ou mesmo de carro se preferir.

O passeio é mesmo pitoresco. Depois de chegar à cidade de Zaandijk, é preciso cruzar um canal de balsa, coisa rápida, mas que permite a você  ir vislumbrando as imensas hélices dos moinhos de longe e curtir a paisagem.

Chega-se então à Zaanse Schans onde a pé , você  poderá recorrer essa espécie de museu a céu aberto, uma atração que traz aos visitantes a oportunidade de conhecer a vida nos séculos XVII e XVIII nessa região. As casas de madeira, originais, são encantadoras. Ninguém mora mais lá, mas a cidadezinha é cheia de vida, com muitos detalhes e objetos do dia a dia que compõem esse cenário. Os moinhos, ao todo seis, alguns podem ser visitados (os tickets são adquiridos no local) e você verá como eles funcionam. Em outro ponto, há uma loja/museu dos tamancos holandeses. Na entrada, há uma curiosa e bem montada exposição de tamancos de vários tipos e épocas. E a loja! Aí entra a hora de provar e escolher entre muitos modelos e cores oferecidas, ou se resistir pensando na bagagem da volta, pode se contentar com um sem fim de chaveiros, ímãs, enfeites, etc., tudo tendo o tamanco como inspiração.  Há também a demonstração de como é feito o tamanco, o que é bastante interessante com o maquinário próprio, e é feita em várias línguas ao longo do dia.

Próxima parada, uma loja/fábrica de queijos, com aquela variedade enorme que só o delicioso leite das vaquinhas holandesas proporcionam...e ainda há  outros produtos, como o mel por exemplo.



pacotes-holanda-viagens-amsterdam
pacotes-holanda-viagens-amsterdam pacotes-holanda-viagens-amsterdam pacotes-holanda-viagens-amsterdam pacotes-viagens-amsterdam-zaanse-schans amsterdã-pacotes-paises-baixos-viagens-vaca pacotes-holanda-viagens-amsterdam pacotes-holanda-viagens-amsterdam-queijo pacotes-holanda-viagens-amsterdam

Fotos: Angela Güzey

  

Quando a fome surgir, há dois restaurantes e um café com um espaço ao ar livre bem agradável.

Porém nada se compara com a possibilidade de ver a bicharada no pasto, muitos pássaros, galinhas, carneiros e vez por outra, cruzar com uma cabra que divide com você, as pequeninas pontes que cruzam esse charmoso lugar...

Ao pegar novamente a balsa de volta  à Zaandijk, seria um erro deixar de andar pelas ruas dessa bela e calma localidade, antes de retornar à Amsterdam. Você verá agora lindas e curiosas casas igualmente de madeira colorida, só que “reais”! O local é cercado de pequenos canais, com uma vegetação que traz uma agradável atmosfera em ruelas onde se vêem pessoas de todas as idades andando calmamente de bicicleta. Uma última olhada aos moinhos de vento... é hora de partir e guardar na memória esse lugar tão especial.


ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Links Relacionados
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados