INFORME FUI

 

FLORENÇA 

 

Aqui você terá encontros diversos. Com as artes certamente. E nem vai precisar procurar por elas: elas estarão em todas as partes dessa cidade. Há uma verdadeira festa lhe esperando nas ruas, nos museus, nas praças, nos jardins, a cada esquina.

Uma proliferação de adornos, esculturas, afrescos, etc., transformados em uma estética que permeia a vida diária dos florentinos, já tão acostumados com habitual deslumbramento dos visitantes. Há até quem diga que as pessoas são acometidas pela síndrome de Stendhal, algo como ser exposto à tamanha beleza, a ponto de se passar por vertigens e palpitações como consequência. Comprove você mesmo.

Assim cada cantinho, um pequeno negócio, ou uma elegante “villa”, tudo estará favorecido por essa beleza histórica, construída e passada pelas mãos de tantos artesãos e artistas, mas também de um passado que a tornou conhecida como berço do Renascimento.

No centro histórico, você estará imerso em um patrimônio da humanidade, título concedido pela Unesco desde 1982.
O “epicentro”, digamos, é a praça Duomo. É como se toda a energia da cidade ali concentrada em formato de catedral, igrejas, esculturas, fontes, praças e museus sensacionais, reverberasse por todo seu entorno.

Nessa praça está a Basílica Santa Maria Del Fiore, a Duomo, a Catedral de Florença. Por fora, a sua imensa cúpula é vista desde longe. Uma obra maestra de Brunelleschi. Por dentro, 3.600 metros quadrados de superfície coberta por afrescos... Algo monumental. Em frente a basílica está o Batistério, uma das construções mais importantes da cidade. Não se sabe exatamente a origem desse prédio, mas ele se torna um lugar de batismo no século XII. É belíssimo com uma mistura de duas cores de mármore, verde e branco. As portas contem decorações  narrativas feitas por artistas diferentes, porém a que está de frente à Duomo é  a mais requisitada para fotografias, e se chama Porta do Paraíso.

Do jardim de Boboli que está do outro lado do rio Arno que corta Florença, seguindo a via Romana, a vista da catedral em meio a cidade, é maravilhosa. Entre pelo Palazzo Pitti, aliás outra obra de Bruneleschi, e acesse os jardins que estão atrás, circundando o palácio. O lugar é muito bonito, em estilo italiano. É agradável ir subindo por entre ciprestes, os vários estágios do jardim. Há belas estátuas e fontes pelo caminho. Lá em cima, a vista da qual falava. Inesquecível.

No Palazzo Pitti costuma ter concertos e algumas vezes são realizados no jardim. Informe-se quando chegar, pois é um oportunidade maravilhosa de unir boa música à cenários tão belos.

Há visitas essenciais em Florença. Ir ver a estátua de David de Michelangelo é apenas uma delas. Prepare-se para as filas que se estendem pela via Ricasoli para entrar na Galleria dell’ Accademia. 


 


pacote-de-viagem-florença-itália-firenze
pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze viagens-roma-veneza-florença-pacotes-fui pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze viagens-roma-veneza-florença-pacotes-fui pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze pacote-de-viagem-florença-itália-firenze

Fotos: Angela Güzey

  

E se não fossem as filas, você poderia duvidar que tamanha obra de arte estivesse por detrás de uma entrada tão discreta e até mesmo pequena. Mas lá está desde o século XVIII, e todo o desconforto será esquecido assim que você entrar, eu garanto! Cada passo que se dá em direção à colossal estátua é emocionante. Uma visão extraordinária.

Outra visita essencial é à Galleria degli Uffizi. Um encontro com Botticelli, Caravaggio, Rubens, Rembrandt... uma impressão comovente para se levar por toda vida. Fique atento aos horários dos museus. Em geral não abrem as segundas-feiras. E não deixe de calcular o tempo suficiente para vê-los. Uma Galleria degli Uffizi por exemplo, demanda algumas horas, pois é grande e há uma boa quantidade de obras fundamentais a serem vistas.

Outro encontro será com a culinária. A Toscana, região onde se encontra Florença, é conhecida pelos seus vinhos como os Chianti, e por uma cozinha que privilegia ingredientes frescos.  E por seus doces: de um simples “gelato”, os sorvetes cremosos e coloridos (tem até festival na cidade), ao mais famoso de seus doces, o “zuccotto”, tudo parece ser irresistível... Comer como se deve nessas terras, vai do ritual que começa no antipasto, segue no “primo” e “secondo” pratos, para depois começar uma suave descida a sobremesa e ao café... Depois? Um passeio sem pressa pelas margens do Arno, para fixar seus prédios, pontes, suas cores ocres, e se der sorte, um por de sol na Ponte Vecchio, dos mais poéticos e memoráveis...

Do vilarejo pré histórico, Florença se transformou num lugar esplendoroso. A poderosa família Médici eleva a cidade economicamente e nas artes em geral. Uma estória interessante, cheia de personagens fascinantes que geraram muitos livros e filmes mundo afora.


Para nós, resta aproveitar tudo ao máximo e nos sentir privilegiados por esse legado.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados