INFORME FUI

 

FEZ - MARROCOS

 

Se você duvida que exista tuneis do tempo, posso agora mesmo lhe localizar um deles: fica na fronteira entre Espanha e Marrocos, exatamente ao sul da cidade de Ceuta, que é uma possessão espanhola no continente africano.


Essa será sua impressão quando chegar ao Marrocos. As estradas serão diferentes, a paisagem muda drasticamente.Você verá rebanhos de ovelhas pastoreadas por “personagens” tirados de algum livro ou filme, as construções terão um aspecto peculiar, os sons, as côres, as vestimentas, os véus, os rostos...ah! os rostos! Homens cujo o sol inclemente vincou profundamente seus rostos, e mulheres embrulhadas em panos, lenços e véus, que como em um jogo, você fará tudo para advinha-las...

 

E  Fez, mais especificamente, vai lhe transportar para um mundo que surgiu nos primórdios da era cristã, com suas mesquitas antiquíssimas (atenção que a entrada é permitida apenas aos mulçumanos!), o mercado (souk) e suas ruelas labirínticas com intenso tráfego de pessoas, animais e carroças. E há de um tudo: tapetes, panelas, linhas, comida,  artesanato, couro, etc.,  e um curtume mundialmente famoso, que lhe impressionará todos os sentidos!

 

É sem dúvida das mais interessantes cidades imperias do Marrocos, e sua parte antiga, a medina chamada Fes el-Bali, trás toda a fascinação desse contato com o passsado. Passado esse que a consagrou como capital do país em outras épocas.

 

E mais: é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Lá você será estimulado com o cheiro do pão recém saído dos fornos comunitários, com a algazarra das ferramentas trabalhando o metal, o vai e vem das mulas e burrinhos transportando coisas. 

 

O artesanato é colorido e variado. E quando você mostrar algum interesse por um artigo, prepare-se para o que virá a seguir: um comerciante fará de tudo  para que sua compra, por menor que seja, pareça coisa de grande importância! Oferecerá um chazinho de hortelã (irrecusável!) e  irá lhe  mostrar  o produto  pretendido  em

 

viagens marrocos fez
viagens marrocos fez viagens marrocos fez 4 viagens marrocos fez 6 viagens marrocos fez 2 viagens marrocos fez 3 viagens marrocos fez 7 viagens marrocos fez 5 viagens marrocos fez 8
Fotos: Angela Güzey

  

suas várias possibilidades, tipos, matizes...não tem como ficar insastifeito!, e logo vem a etapa do quanto custa (que passará pelo “quanto vale” e pelo “quanto quer pagar”!!!!). É uma experiência e tanto!

O povo, ruidoso na sua faina diária, leva seus negócios, vai as compras, conduz seus animais, e você lá, enebriado com tudo, sem saber bem em que prestar atenção!

Mas atente por exemplo,  aos portais que cercam, dividem ou servem de entrada para algum ponto da cidade. Alguns imponentes, outros mais simples, porém todos são  interessantes, seja pelo seu formato ou por sua decoração em cerâmica esmaltada. Você certamente passará por eles enquanto transitar pelas ruas de Fez, ou para  para entrar ou sair de sua medina, como é chamada a parte antiga e murada da cidade.
 
Em Fez, não tente procurar por referências. Tudo será original, diferente, uma novidade. Portanto, deixe que tudo o que você sente, ouve e vê, fique impresso na sua memória para que possa “saborear” essas lembranças por toda sua vida.
 

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados