INFORME FUI

 

ÓBIDOS

 

Tenho grande atração por vilarejos, desses que em geral guardam um distanciamento saudável dos grandes centros, mantendo tradições arquitetônicas, culturais e gastronômicas.

Óbidos é uma vila com uma história que remonta a tempos celtas até a tomada pelos mouros, e finalmente passando ao controle do famoso D.Afonso Henriques, primeiro rei que teve Portugal e que expulsou os árabes dessa e de toda a terrinha...

Com esse passado, a cidade está cheia de igrejas, monumentos e um lindo castelo que a tornam apaixonante. Logo que se chega, é possível admirar o aqueduto de 3 km, que fica na área de várzea da vila. Dali é possível ver a muralha que a cerca, e se for primavera, se encantar com as flores de cores intensas que contrastam como branco de base predominante nas construções.

O portal da vila é uma bela passagem construída no séc. XIII, com um oratório à padroeira N.S. da Piedade e lindos azulejos. Compondo o “cenário” uma senhora faz seu crochê alheia ao burburinho dos carros e turistas...

Qualquer ruela da vila lhe reserva algum interesse. Pode-se, por exemplo, visitar as dezenas de lojinhas de artesanato da Rua Direita, ou ainda testar a bebida típica do lugar, a ginja, oferecida praticamente em todos os cafés, bares e restaurantes.

As igrejas são um destaque. A de Santa Maria, é a matriz de Óbidos, já tendo sido mesquita e com vestígios da época dos visigodos, é bela com suas paredes revestidas de azulejos azuis e brancos.

No sobe e desce de suas ladeiras estão muitos restaurantes, alguns muito atraentes com mesinhas do lado de fora. Mas minha sugestão se você dispuser um pouco mais de tempo, é chegar até o castelo que atualmente é uma pousada (Pousada do Castelo), e almoçar como rei em seu restaurante. O ambiente é acolhedor, o serviço de primeira e uma comida saborosa. Há uma seleção de vinhos do Porto, sendo que os “vintage” podem resultar em um grande prazer (e grandes contas também...).


viagens-portugal-passeios-óbidos
viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos viagens-portugal-passeios-óbidos

Fotos: Angela Güzey
 

No pátio de entrada, um recanto para se beber e comer algo leve se preferir, em meio a um agradável jardim de sombras enviesadas dada a altura da muralha. De uma maneira ou outra, uma ida até o castelo é imprescindível.

Uma outra forma de admirar essa cidade é andar pela parte das muralhas, construídas no período árabe. Com mais de 1 km de extensão se tem dali uma vista privilegiada do vilarejo e dos arredores também.

Óbidos tem uma vida cultural e gastronômica animada. Lá acontecem festivais de música, como os de fado e ópera, variados eventos temáticos, romarias, etc. E até mesmo um saboroso Festival Internacional do Chocolate, que se tornou seu maior evento.

A cidade está na lista das 7 maravilhas de Portugal e se encontra próxima à Lisboa, a 75 km ou seja, por volta de 1 hora de distância se você optar por ir de ônibus, por exemplo.

Portanto, não deixe essa preciosidade fora do seu roteiro de viagem na próxima ida a Portugal!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados