INFORME FUI

 

ALGARVE


Muito se fala dessa região. E se fala muito bem.

As fotos ilustrativas, quase sempre focando paradisíacas praias e espetaculares falésias, fazem jus a beleza do lugar.
O Algarve é tudo isso, também.

Porem há situações que os futuros visitantes devem estar atentos para que sua viagem fique apenas flutuando nas camadas mais prazerosas da estadia.

Como por exemplo, evitar o máximo que puder sua ida no verão europeu.

Se for mesmo inevitável, saiba dos percalços em função da época: lugares lotados, extensas filas (até para comprar sorvete!), temperaturas altíssimas, serviços de uma maneira em geral com pouca, ou nenhuma qualidade... E por aí vai.

O Algarve compreende a faixa sul do país, com cerca de 160 km de extensão de ponta a ponta. E aí estão cidadezinhas uma após outra, praias uma atrás outras.

Uma opção de deslocamento entre os lugares por exemplo, pode ser o aluguel de um carro.  Nesse caso na hora de ir à praia saia cedo para assegurar estacionamento nas imediações daquela que optar (um momento bem competitivo, digamos), e preveja o inconveniente de circular por cidades muito turísticas. Nas imediações de cada cidade, o trânsito costuma ficar pesado e lento.

No caso dos trens, eles circulam paralelamente a costa. São comboios antigos e algo desconfortáveis, e o ar condicionado pode ser inexistente de vez em quando... outra coisa são as filas para a compra de bilhetes tanto para os trens ou para a outra opção que seriam os ônibus.  Geralmente uma única pessoa faz a venda e não há máquinas de autoatendimento. De preferência ao planejamento prévio e compre logo todos os percursos que pretende. Os ônibus merecem atenção. Há autocarros que fazem o mesmo trajeto em duas horas ou meia hora. Você escolhe! Mas só se estiver sabendo bem em que "canoa" está embarcando...! Informe-se.

"Superada" essas questões, como dizem os portugueses, vamos a isso!

Tive a oportunidade de conhecer algumas cidades na região. Faro foi a primeira, que sendo capital do Algarve, conta com um aeroporto internacional.

Se seu negócio for praia, ou até ilhas, saiba que para as acessar, terá que pegar um barco, pois Faro está localizada numa ria. O centro histórico da cidade é bonito, com suas ruas estreitas, casario e muralhas cheios de vestígios do domínio mouro e uns tantos trajetos bucólicos. A catedral é uma surpresa muito agradável pela riqueza do seu interior, e na parte externa uma capela ornamentada com ossos, diria que bem simpática!

Outra cidade foi Albufeira, que está a cerca de 30 km de Faro. Aqui há muito de tudo. Comércio, bares, restaurantes, praias e pessoas. Um agito total. As praias têm as areias em um tom dourado e as águas azuis e verdes fazem uma composição muito bonita. A praia mais urbana é a do Peneco, que tem acesso de várias maneiras. Uma delas pela continuação da rua principal do centro da cidade, por um pequeno túnel. Direto as areias! A outra entrada se faz por intermináveis escadas, mais no meio da praia. E a outra, para os que foram até o alto subindo ladeiras e escadas, recompensados por um providencial elevador. 






algarve
algarve pacote-algarve pacote-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve excursao-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve viagem-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve passeio-algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve pacote-algarve

Fotos: Angela Güzey
  
Andar por essa zona mais alta da cidade dá pinceladas mais interessantes ao passeio, já que a paisagem dessa parte de Albufeira concede um visual muito mais bonito e tranquilo.

Lagos está no extremo oeste do Algarve. Maior que as demais cidades, oferece mais opções e não há tantas aglomerações. Ha uma oferta bem maior de restaurantes e as praias são realmente impressionantes.

As falésias dão um perfil vertiginoso às pequenas enseadas, e rochas formam grutas e arcos, em um cenário deslumbrante. É certamente o lugar para verificar todas as espetaculares fotos que você viu pela internet!

Há um serviço de micro ônibus que trafega pelas principais praias, além dos tuktuks que viraram uma "boa febre" em quase todo o país. Um trajeto em tuktuk sai por 5€ por pessoa em qualquer lugar e por qualquer distância. Porem se certifique antes de se acomodar em um deles.

Um percurso até a Ponta da Piedade, por exemplo, bem ao extremo de Lagos, se você não estiver de carro, é muito confortável usar um desses dois meios. Lá há um farol e a impressão é que realmente você está quase na "esquina" de Portugal. Para acessar a praia só mesmo por uma imensa escadaria. Há ainda alguns bares no local, porem limitados em conforto e comida.

Já na Praia do Camilo que está próxima, um restaurante de mesmo nome da praia é uma única e boa opção. 

Outra boa alternativa de passeio são os barcos. Lagos conta com uma marina de onde saem muitos deles em um vai e vem constante e curioso de se acompanhar. Também se pode contratar passeios nas próprias praias, como caíques e afins. Tem para todo gosto.

Aliás eu diria que tem Algarve para todos os gostos. Há opções simples e sofisticadas em todos os setores da região: hotelaria, gastronomia, praias, compras...

Faça o Algarve a sua medida e traga de lá as melhores recordações!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados