INFORME FUI

 

NORUEGA

 

Andar por terra e água, muita água, de um extremo ao outro como entre a capital Oslo e adorável cidade de Bergen, é uma experiência sem dúvida marcante.

As estradas norueguesas proporcionam paisagens encantadoras, quer na sua “porção” terra, com lindas propriedades rurais, igrejas medievais de madeira, montanhas incrustadas com vilarejos de sonho, quer pelos emblemáticos fiordes.

Um passeio de barco pelos fiordes esgota todos os elogios de admiração possíveis. Um exemplo é o Aurlandsfjord. A impressão é de se estar em um telão IMAX em três dimensões. Os fiordes são altíssimos, por onde caem cascatas por entre a neve reduzida dos invernos, e belos vales verdes. Um séquito de gaivotas costuma acompanhar os barcos, já que comem em suas mãos. E beber dessas águas é literalmente um refrigério para seu corpo e sua mente!

No povoado de Flam, começam ou acabam alguns desses passeios. Ali é ainda possível pegar um trem o Flamsbana, e subir a 1400 metros, em uma viagem que dura uma hora. No porto, grandes embarcações até pequenos veleiros, movimentam o vilarejo. Em meio ao incessante vai e vem, estão vários tipos de restaurantes, lanchonetes, lojas, etc.

No interior do país, um desfile da mais exuberante natureza. Em grandes extensões verdes entrecortadas por rios, onde estão muitos dos parques nacionais, estão casas coloridas de madeira, celeiros, rebanhos de carneiros, cavalos, flores, e todo o conjunto de coisas que compõem uma imagem de cartão postal! As casas quase na sua totalidade, são pré-fabricadas, oferecendo assim um padrão de estrutura e cores muito harmônico. Os habitantes também dedicam grande atenção ao interior de suas residências, investindo em conforto e beleza. Pelas condições climáticas com invernos absolutamente rigorosos, as pessoas passam muito tempo em casa. Repare como nas janelas há sempre objetos como elementos decorativos. Isso explica como nesse país o design é algo natural e imprescindível. É comum também haver solariums nas casas e condomínios para que no inverno , quando praticamente não há sol, seja possível receber os benefícios da luz solar.

Voltando as estradas, há um outro sucesso desta vez da engenharia, que são os túneis noruegueses. A paisagem faz esse jogo de se esconder e se revelar com as interrupções contínuas das centenas de túneis existentes. Porém há uma que é recorde: são nada mais que 24,5km de túnel! O maior do mundo! De vez em quando, no meio da travessia se vê uma parte mais alargada e iluminada de maneira diferente, colorida. Isso “quebra” a monotonia e funciona como um alerta aos motoristas.





viagens-noruega-pacotes-noruega
viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega viagens-noruega-pacotes-noruega

Fotos: Angela Güzey
 

Uma outra atração do país são as igrejas medievais de madeira, construídas no século XII, e que seguem preservadas (ao contrário de outras regiões da Europa), e abertas a visitação. A de Borgund, por exemplo, faz parte de uma associação de preservação de monumentos históricos que existe na Noruega. Dentro e pelo lado de fora, é possível admirar esculturas na própria madeira que se parecem serpentes, dragões e leões. Nas portas, para maior curiosidade nossa, há inscrições em ruínas que são remanescentes da era viking. Observe que a igreja está isolada do solo por pedras, o que a mantém seca e conservada. Do outro lado da estrada, está um pequeno, mas interessante museu sobre sua história. O entorno onde está localizada a igreja, é também muito bonito. De  madeira bem escura, tem como pano de fundo um verdíssimo vale cercado de uma floresta de pinheiros e montanhas nevadas.

Quando associamos essas imagens a uma economia forte e a uma estrutura social tão saudável, surge à lembrança o povo viking que antecedeu a formação desse país: guerreiros que souberam conquistar e formar cidades.

A Noruega é exemplar em vários sentidos. Uma prova é a convivência do Homem com a natureza, mostrando que é possível ser um dos primeiros em qualidade de vida apesar das contrariedades climáticas. Outro é mostrar a todos, que boas políticas podem elevar um país ao patamar dos mais desenvolvidos do mundo. Não deixe de ver isso de perto!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2019 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados