INFORME FUI 

ÁVILA


Sempre me impressiona como a Espanha é inesgotável em lugares encantadores. Para onde se vá, em todas as direções há sempre um “pueblo” ou uma grande cidade cheia de história para contar.


Ávila esbanja arte e cultura protegidas por espetaculares muralhas medievais.


Diz a lenda que a muralha foi construída pelo filho de Hercules. Não duvido... do que também não há dúvida, é de sua beleza e sua grandiosidade. Hollywood por exemplo, se valeu desse cenário para rodar vários filmes, e grandes pintores como Sorolla e Zuloaga também ali se inspiraram. Por tudo isso, percorrer pelo alto os vários trechos da muralha, é fundamental para sentir a cidade, entender seus limites, vislumbrar o entorno e remontar a história....


A Catedral de Ávila, considerada a primeira catedral gótica da Espanha, é simplesmente bela. Parte da nave central da catedral está “incrustada” na muralha lhe dando um caráter defensivo, protetor. Dentro, o imenso painel esculpido em alto relevo que antecede o coro e o retábulo, são emblemáticos. Ambos se destacam nas sombras do ambiente. O painel, chamado de trascoro, ou seja que está atrás do coro, quase branco , é feito de pedra calcária. É o primeiro elemento que se vê ao entrar, e é impactante. Na cabeceira do corpo central da catedral, o retábulo “ilumina” o altar maior com um dourado vivo, deslumbrante.


E não menos espetacular é a Basílica de São Vicente. Fica fora da área amuralhada logo na aproximação do centro histórico de Ávila. Se você não souber logo que entra que se trata de uma basílica, poderá confundi-la com uma catedral pelo seu tamanho e pelo seu interior. Ali estão enterrados os irmãos, santos mártires, Vicente, Sabina e Tristeta. Há um cenotáfio, uma espécie de representação funerária porém sem os restos mortais, retratando a trajetória dos três irmãos. Uma obra muito impressionante e que vale a pena dedicar um tempo a mais para admira-la, perceber os detalhes entalhados, as cores vivas, as cenas da perseguição, martírio e morte dos santos. Não me lembro de ter visto algo tão excepcional. Fique atento aos horários de visitação, porque aos Domingos a entrada se dá apenas de 16:00 às 18:00.


Ávila está cheia de edifícios palacianos, e suas ruas intramuros são conservadas, bem pavimentadas e sinalizadas. Caminhando à esmo, o que em geral leva a interessantes descobertas, numa área em suave declive, se passa pelos prédios públicos igualmente históricos, e seguindo o fluxo natural das ruelas, está a igreja de Santa Teresa de Jesus e também o convento das Carmelitas Descalças. 







 



passeio-avila
passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila avila avila avila avila avila avila avila avila avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila excursao-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila passeio-avila avila avila avila avila avila avila avila avila avila
Fotos: Angela Güzey
  

Originalmente era a casa onde nasceu Santa Teresa, que é padroeira da cidade. Em frente a igreja de construção barroca, uma bonita imagem da santa em bronze, sentada num banco da praça, lhe espera... Alem da igreja, ha um museu e uma sala de relíquias.


Nesse ponto, há outra das “portas” da muralha, são 9 no total: a Porta de Santa Teresa. Saia e aprecie a vista da região desde o alto. Dali se vislumbra as montanhas ao fundo, e árvores centenárias salpicam a paisagem.


À gastronomia é sempre ponto forte, como todo lugar da Espanha. Há vários restaurantes e cafeterias para você desfrutar da culinária da região. Vou deixar uma sugestão para um taça de vinho ou de um chocolate quente. É o Palacio Sofraga, muito perto de uma das portas de entrada da muralha (Porta de San Vicente). O lugar é charmoso e tem um terraço na entrada muito agradável.


Há trens que saem de Madrid para Ávila várias vezes ao dia. A estação de partida é a Príncipe Pio (há linha do Metro também). Leva-se cerca de uma hora e meia para chegar, o que não a faz das viagens mais rápidas levando em conta que o país tem trens de alta velocidade.. .Lembre-se também que nos meses de inverno, Ávila é gelada, pois sua altitude é de mais de 1.100 metros tornando-a a capital de província mais alta da Espanha. 


Ávila é um destino para quem aprecia o riquíssimo património cultural da Espanha e conhece-la é registrar o seleto grupo das 15 cidades espanholas Património da Humanidade. Uma necessidade e um prazer.



ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -








Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2020 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados