INFORME FUI

 

BERGEN

 

Bergen faz parte dessas cidadezinhas encantadoras, que você não sai exatamente para chegar até elas como destino principal, mas depois de reveladas, ficam marcadas fortemente nas suas emoções.

A cidade se encontra no extremo oeste da Noruega, e é parada de  importantes barcos de cruzeiro, em especial os que navegam pelo Mar do Norte. E são de lá os fresquíssimos frutos do mar que chegam para abastecer ao mercado aberto, na área portuária. O mercado é vibrante e colorido, com uma oferta de produtos como salmão selvagem (aposto que é diferente de todos que você já comeu), os gigantescos caranguejos King Crab, camarões, etc.

Além disso, curiosos embutidos de carne de rena, e também baleia....E a diversão é ver os jovens atendentes preparar pratos e sanduíches ao seu gosto. Mesinhas ao ar livre, no meio do vai e vem alegre próprio dos mercados. Para acompanhar, cervejas ou um vinho e ...Skol! Saúde!

A parte antiga, Bryggen é o cartão postal de Bergen, talvez de toda Noruega, com o bairro de casas de madeira coloridas que contam uma fascinante estória sobre a Liga Hanseática, sendo hoje em dia Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Há o Museu de Bryggens, um museu de caráter antropológico que é importante para compreender o que foi esse lugar. Além de muita história, nesse bairro está um interessante comércio em que predominam produtos de design e artigos natalinos (independente da época do ano). Assim você se verá levando para casa umas bolas de Natal originais, ou um Papai Noel pelo qual se apaixonou!

Seguindo em frente você verá um prédio alto de pedras, a Rosenkrantz Tower do século VI que faz parte de um complexo da fortaleza de Bergen. Ali há outra construção medieval o Haakon’s Hall, e um parque com vista para o porto onde por vezes se celebra alguma comemoração da cidade. Dependendo da hora, pode ser que você veja o embarque dos carros nos imensos ferrysboats.

Tome o teleférico que o leva ao topo do Monte Floyen. Dali a cidade se descortina, e você pode localizar as principais atrações e as belas áreas que cercam Bergen. No alto do Floyen há uma área verde muito agradável para caminhadas ou para ver os famosos duendes como o Troll, que fazem parte da cultura nórdica e da paisagem, naturalmente.

No meio da cidade, um lindo lago o Lille Lungegardsvann. Dê a volta inteira devagar. É um lugar para se usufruir. Na primavera, o lago está ladeado de flores e pássaros. A paisagem é ressaltada pelo ar limpo e puro.


viagens-bergen-pacotes-noruega
viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega-escandinávia viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega-escandinávia viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega-escandinávia viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega viagens-bergen-pacotes-noruega

Fotos: Angela Güzey
 

Do lado por onde passam os simpáticos bondinhos elétricos, há uma infinidade de pequenas ruas que o levam as zonas residências, com casas e pequenos prédios em um cenário bucólico e poético.

Do lado oposto, está o Grieghallen reservado à música, espetáculos de dança e congressos. Em uma das “pontas” do lago, está a principal estação de trem. Há trens que cruzam a Noruega e chegam a Oslo, por exemplo. No extremo oposto, há restaurantes e cafés em frente a um jardim com coreto, e uma estátua do famoso compositor que aqui viveu, Edvard Grieg. Que lugar mais inspirador para um poeta da música!

Se a fome depois de tantas andanças chegar e você quiser experimentar uma cozinha mais refinada, sugiro o Red Sun de cozinha japonesa que tem um preparo caprichado em um ambiente bonito e bem “dos locais”. Está na Kong Oscars, bem central. Bem central também está uma feirinha diária no porto. Ali, você comprará de artigos feitos com pele de renas, suvenires diversos, até um providencial guarda chuva. Os vendedores, assim como garçons, e nos serviços em geral são jovens estudantes de todas as partes do mundo. Como sempre, os brasileiros quando identificados são saudados com grande entusiasmo. Ao lado, um prédio com informações turísticas e com câmbio também.

Compre morangos ou cerejas fresquinhas, sente-se no cais e aproveite um longo por do sol, um dos mais belos espetáculos que você verá. E olhe que ainda nem falei dos fiordes....

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados