INFORME FUI

 

PORTO


Sempre ouvi muitas pessoas suspirarem por essa cidade, falando de sua beleza e de como é querida tanto por nativos como turistas em geral. Logo que vi o Porto pela primeira vez, e o vi de uma maneira maravilhosa chegando de trem, percebi que iria partilhar dessa mesma opinião. A beleza está toda ali, concentrada, esquadrinhada por suas ruelas e ladeiras, pelos seus prédios históricos e religiosos.

A Ribeira, porção junto ao rio Douro é como uma pintura, onde a composição é agradável, os matizes das cores são muitos, e o enquadramento, perfeito. Dali você desfruta da imagem do casario colorido subindo a encosta, as pontes tão altas, o burburinho dos restaurantes com suas mesas ao ar livre, e o rio com seus barcos tão peculiares. É possível fazer passeios, e há um ancoradouro justo em frente ao espaço conhecido como Praça do Cubo. Sugiro que se tenha uma refeição em um dos vários restaurantes dessa região. A vista é magnífica, a comida muito boa, e a recepção do povo português faz toda diferença. E como não começar tomando como aperitivo um belo cálice de vinho do Porto? Olhe para o outro lado do rio: Gaia. É lá que você irá ter a oportunidade de conhecer as caves deste vinho, saber mais de sua história e fazer degustações.

Próximo a ponte D. Luís, você encontra a estação do funicular (dos Guindais), que o leva para a parte mais alta da cidade. Ali está a Praça da Batalha, confluência importante de várias ruas. Logo adiante está uma pequena joia: a Igreja de Santa Clara, do século XV. Um encanto, cujo interior coberto de magníficos entalhes, tem número limitado de fotos que possam ser tiradas (uma senhora fica “de olho” no descontrole dos aficionados por fotografias!). Depois desse momento mais solene e sóbrio, siga em direção a solar rua Santa Catarina, não sem antes admirar a Igreja de Santo Idelfonso, lindamente ladrilhada em sua fachada. Você descobrirá outras várias igrejas e construções com essa mesma decoração de azulejos azuis e brancos, muitas delas obras do artista Jorge Colaço. A Rua Santa Catarina é bastante animada, fechada ao trânsito, e com um comércio variado onde convivem o antigo e o moderno. Repare no calçamento de pedras portuguesas tão bem feito e formando desenhos. Ali está um lindo café dos anos vinte, o Majestic. Tome um chá acompanhado de rabanadas, por exemplo. O ambiente por si só vale a visita.

Aliás, chama atenção o grande número de confeitarias no Porto. O pecado capital da gula aqui certamente será cometido!

Paralela à Santa Catarina, com alguns quarteirões entre elas, está a Avenida dos Aliados. Belas fachadas de prédios conduzem até a Estação Ferroviária São Bento. No vestíbulo, toda o deslumbre na cobertura de suas paredes com imensos painéis de azulejos que contam estórias de batalhas e conquistas. Aí de novo, o trabalho de Jorge Colaço. A famosa estação, se inclui a uma lista das mais belas estações ferroviárias do mundo. Só não vá perder o trem!


passeios-lisboa-excursões-porto
passeios-lisboa-excursões-porto passeio-porto passeio-porto excursão-porto excursão-porto excursão-porto excursão-porto excursão-porto excursão-porto excursão-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto viagem-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-lisboa-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto passeios-porto-excursões-porto

Fotos: Angela Güzey
  

Outro lugar famoso da cidade é a Livraria Lello, na rua das Carmelitas. Uma pequena livraria em estilo neogótico, que tem como reputação ser (também), uma das mais bonitas do mundo. Não posso dizer o mesmo das pessoas que lá estão com o propósito tão firme de evitar as fotos dos turistas...uma pena! Perto dali está a Universidade do Porto com um entorno bem agradável. Tem a Torre dos Clérigos e a Igreja do Carmo que valem toda nossa admiração.

A Catedral da Sé é outro belo monumento. A panorâmica que se tem da cidade, vista do espaço que se abre frente a ela, o terreiro da Sé, é maravilhosa. No interior visite o claustro de estilo gótico.

Uma visita que deve ser incluída no seu roteiro pelo Porto, é ao Museu Serralves, o mais importante museu de arte moderna do país. O programa cultural se soma a um passeio muito agradável, já que o prédio está cercado por um lindo e imenso parque.

Hora de cruzar o Douro. Você pode atravessar pela ponte Luís I, e dependendo de onde esteja, pode optar tanto pela passarela baixa junto a pista dos carros, ou de estiver na parte mais alta da cidade, ir pela passagem paralela a linha do trem. A vista é de cartão postal. Se você tiver optado cruzar a ponte pela porção superior, pode pegar o teleférico na estação Jardim do Morro, e descer em poucos minutos até o Cais de Gaia. Já em Gaia, é só escolher entre as várias caves do vinho do Porto para visitação. Algumas caves exigem um prévio agendamento. Outras não.

Flanar pela cidade do Porto é uma delícia. Fazê-lo sem presa é quase uma condição imperiosa, tanto pelo desce e sobe de suas ruas, tanto pela quantidade de coisas para serem vistas e contempladas. Me junto a todos que suspiram por ti, Porto!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -

Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados