INFORME FUI

 

WASHINGTON DC


Uma Roma nova. Sim, essa parece ser uma observação muito adequada para a capital americana.
 
Com suas construções em estilo clássico, a cidade é cheia de prédios abobadados, alguns templos, respeitáveis colunas com capitéis, frontões e escadarias...e muitos desses monumentos estão registrados em filmes e seriados que foram gravados por lá. Como não se lembrar de Forrest Gump? Ou registrados na nossa memória coletiva, como a do histórico discurso de Martin Luther King no Memorial de Lincoln. De fato, um grande cenário!

A artéria principal da cidade é o National Mall, uma avenida tipo esplanada de três quilômetros, que une o Capitólio de um lado ao Memorial de Lincoln no outro. É de lá e em seus arredores que estão os principais pontos de visitação da capital.

Leve em conta que as distâncias são grandes. A temperatura também pode influenciar bastante de como se deslocar. No verão com temperaturas que podem ser bem altas, e no inverno, neve. Portanto prepare-se! Utilizei, depois das pernas se esgotarem, um tuktuk que foi pedalado por uma corajosa jovem que suava bicas! Táxis e metrô também são uma boa ideia. Talvez não tão divertidas.

A National Mall é cheia de distrações. Áreas verdes que aos finais de semana estão repletas de pessoas curtindo atividades diversas ao ar livre. E food trucks. Muitos e enormes, bem ao estilo americano. Seu hambúrguer garantido!

Em ambos os lados do Mall, estão museus fantásticos. Como o do Ar e Espaço, o Smithsonian, o de História Natural, entre outros. Não é possível em um só dia visitar e absorver tanta informação. Os museus são grandes e tomam tempo, portanto ao eleger algum, programe-se para que possa aproveitar seu dia com mais variedade.

Como por exemplo, fazer uma parada no simpático Jardim Botânico próximo ao Capitólio, antes de visitá-lo. A área do Capitólio é muito bonita. Na parte da frente um imenso espelho de água agrega gente de todas nacionalidades, e fica mais bonito se o dia for de céu azul, onde todo complexo ao redor ganha mais destaque, se isso for possível. Na parte de trás há trechos até bem acolhedores com árvores frondosas e bancos sombreados que no verão lhe farão bem...O conjunto reúne o congresso, o senado e sua bela biblioteca. Se você quiser fazer visita guiada, é bom agendar pela internet. O lugar é muito assediado pelos turistas.

No extremo oposto do Capitólio, está o Memorial à Lincoln. Outro momento emocionante. Subir a escadaria e se aproximar aos poucos da estátua de Abraham Lincoln. Tudo ali impressiona. Rodeando o monumento, há uma bela vista para o Rio Potomac. Então você pode partir para uma outra etapa de descobertas.

Atravesse a Ponte Arlington Memorial, não deixando de apreciar as estátuas equestres douradas que a enfeitam. Do outro lado da ponte há uma área de bosque que pode reservar boas surpresas.


washington
washington passeio-washington george-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington washington passeio-washington excursao-washington excursao-washington excursao-washington excursao-washington excursao-washington excursao-washington washington washington washington washington washington washington washington washington washington washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington passeio-washington viagem-washington viagem-washington passeio-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington viagem-washington washington

Fotos: Angela Güzey
  
Dei a sorte de ver um veado grande que me encarava com um certo espanto, enquanto eu também o olhava surpreendida. São momentos que fazem seu dia ter uma graça especial.

Do outro lado da ponte está o cemitério de Arlington. É um programa carregado de simbolismos, reverências, homenagens e respeito do povo americano com seus mortos de guerra. O lugar é imenso e uma parte dele está em uma colina. Na entrada é possível comprar ingresso para um ônibus que circula pelo cemitério. Acho bastante conveniente. Mas também é interessante andar aleatoriamente pela área tornando assim possível entender a dimensão histórica da sua existência e importância. Visitar o tumulto de Kennedy e ver a troca de guardas que se dá no monumento ao Soldado Desconhecido são praticamente obrigatórias. Pegue informações no centro de visitantes e leve água nos meses de verão, pois não há aonde comprar.

E claro, fazer aquela foto em frente à Casa Branca, é todo um clássico. Em relação ao eixo do National Mall, ela está mais próxima ao monumento de Lincoln.

Leve em conta também que as visitas tanto aos prédios públicos como aos museus sempre obedecem a uma burocracia na entrada (filas, checagem, etc.). Isso toma tempo. Até mesmo os voos que chegam à Washington vindos de outra cidade americana, estão no mesmo patamar de um voo internacional. É como se você estivesse chegando novamente nos EUA!

Washington é uma cidade cheia de programas bacanas de se fazer. Mas necessita um planejamento mais atento se você tiver pouco tempo e quiser aproveitar ao máximo.

Não deixe que os programas mais óbvios tirem tempo de outras descobertas, tais como os pequenos recantos e jardins nas laterais do National Mall. Ou um olhar mais atento as bonitas construções da cidade.

Washington é vibrante e atraente. Vale comprovar!

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -



Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados