INFORME FUI

 

SÃO FRANCISCO


No meio do nevoeiro, surgem os contornos da estrutura vermelha. Estou em São Francisco, na Califórnia. É claro que a expectativa maior é visualizar a ponte Golden Gate, seu ícone mais famoso. E valem todos os esforços. Seja por mar ou terra!

Por terra, é possível ver o quanto de vida há no lugar. Um tráfego constante de carros, e nas laterais um vai e vem de pessoas e bicicletas. Embaixo da imensa ponte suspensa, barcos e navios cruzam as agitadas águas da baía. Um vento frio é constante mesmo no verão, faz recomendar um agasalho seja qual for a estação do ano.

Perto da praça do pedágio, há vários pontos de observação, e depois você pode dar uma caminhada pela ponte. A outra forma de admirar a Golden Gate é fazendo um tour de barco pela baía, o que rende excelentes ângulos da ponte e do perfil da cidade.

A Baía de São Francisco é a própria cidade, pois à ela estão atreladas atrações como o Fisherman’s Wharf, Embarcadero e a famosa Iha de Alcatraz.

O Fisherman’s Wharf é uma das mais badaladas zonas portuárias. Ali onde um dia foi a região onde se vendia informalmente a produção do que era pescado, pelas famílias dos pescadores, hoje reúne vários restaurantes, quase todos de frutos do mar, um comercio bem variado, exposições e museus  navais e de onde saem a maioria de cruzeiros e barcos de passeio pela Baía de São Francisco. Inclusive os que levam até a ilha de Alcatraz ou passam por ela.

O ambiente animado reúne artistas de rua, música, e uma turba de turistas que desfrutam da paisagem, das gaivotas bem a vontade apesar do burburinho, e dos imensos caranguejos e lagostas que ainda vivos, servem de chamariz nas mãos dos funcionários dos restaurantes que os expõem nas ruas. Mas seja qual for o seu “grau” de fome, você não pode dispensar uma ida à Boudin. Trata-se de um misto de padaria, restaurante e loja com artigos “gourmet”. Está na linha de frente da baía, entre os piers 41 e 43, no centro da Warf. Há outras filiais menores, mas essa é especial. Os lindos pães seguem em cestas pelo alto do complexo a medida que vão sendo feitos. Os sanduíches, as saladas e as sopas servidas no pão, são maravilhosos! Sem falar nas fornadas de pães temáticos, em formatos de caranguejos, ursinhos e jacarés!

Ao lado está o Píer 39, onde estão reunidos 14 restaurantes, cafés, bar de vinhos, lojas as mais variadas, barraquinhas de frutas frescas, um carrossel para a criançada, e uma bela vista da baía que encanta a todos. 
Nesse ponto da cidade você pode reunir vários programas além desses que já falei. Caminhando mais adiante do Fisherman’s Wharf (de frente para baía à sua esquerda), você encontra o ponto de embarque para o passeio de bondinho, o cable car.

Não é o único ponto, mas é um deles. Prepare-se para as filas, que são longas e cansativas. No caso desse ponto, o bondinho percorre a avenida Van Ness. Aquele sobe e desce que todos querem dizer que fizeram, é claro. Mas é uma curtição que não pode deixar de ser feita.




viagem-são-francisco
viagem-são-francisco são-francisco viagem-são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco são-francisco viagem-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco passeio-são-francisco

Fotos: Angela Güzey
  
Mais ao sul do Píer 39, seguindo uma linha de descida até o Píer 1, encontramos o Embarcadero. Ali está o Ferry Building, uma construção dos finais do século XIX, que na época era o principal ponto de chegada de navios em São Francisco. Só mais tarde com a construção das pontes, o lugar deixou de ter tamanha  importância. Mas de lá saem barcos e ferries para todas as rotas.

O lugar é muito interessante de ser visitado pois ao longo dele, há uma grande variedade de pontos de observação da baía e de onde se avista outra ponte importante, a Oakland Bay Bridge.

Embarcadero é uma dessas zonas portuárias que se modernizaram, com restaurantes, lojas, e um passeio ajardinado com esculturas, muito agradável. Há também uma feirinha de produtos locais, de artesanato e comida.

Perto desse ponto da cidade, a Market Street é uma rua que também é boa de se percorrer, com muito comércio e shopping centers. É bastante longa e se o cansaço vencer, você poderá optar pelos simpáticos ônibus que circulam ao longo da via. São ônibus antigos, bem coloridos, que dão um ar “vintage” muito charmoso. Você compra a passagem com o próprio motorista ou utiliza os City Pass que costumam sair mais em conta, já que podem ser usados para todo tipo de transporte.

Seguindo a Market Street, está outro ponto importante da cidade, o Civic Center. Uma região de prédios governamentais, o City Hall, a Biblioteca Pública, e o Asian Art Museum, que recomendo muito ser visitado. Há peças belíssimas e numa escala de quantidade impressionante.

São Francisco é uma cidade de muitas facetas. A arquitetura que reúne desde charmosos conjuntos de casas vitorianas até arranha céus, bairros étnicos como Chinatown, uma mistura de nacionalidades e tipos humanos que dão calor e colorido a uma metrópole que continua ressoando como um sonho americano.

ANGELA  GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -
Termos de Uso do Portal
Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Fui Viagens - Nossa Sra. de Copacabana 1183 Cobertura 2 - CEP 22070-011- Rio de Janeiro - Tel: +55 21 2227 3164 - 2113 9050 - info@fuiviagens.com.br
Horários de funcionamento: De Segunda à Sexta: 09:00 - 18:00 - Sábado e Domingo: Fechado
© 2018 FUI VIAGENS BRASIL - Todos os direitos reservados